Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Roberto Sobrinho destaca importância do Parque Ecológico para educação ambiental


Roberto Sobrinho destaca importância do Parque Ecológico para educação ambiental - Gente de Opinião

A Semana Nacional do Meio Ambiente e os Oito Dias de Ativismo Verde, realizados simultaneamente pela prefeitura de Porto Velho desde o dia cinco de junho, foram encerrados em grande estilo neste domingo (12), no Parque Natural da cidade, também conhecido como Parque Ecológico. O prefeito Roberto Sobrinho participou do evento e destacou que o objetivo de sua gestão e transformar o local em um centro de referência para educação ambiental e declarou que o parque está passando por reestruturação e revitalização, tanto do ponto de vista estrutural, quanto para visitação pública. Destacou que boa parte das instalações já foi reformada e que há recursos das compensações das Hidrelétricas do Madeira para uma reforma geral, trabalho este coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

O prefeito parabenizou o secretário José Carlos Gadelha (Sema) e todos os servidores pelo trabalho desenvolvido, sempre com objetivo de despertar a consciência ecológica e o respeito ao meio ambiente por parte da população. Ele citou como exemplo o plantio de cinco mil mudas de árvores em cinco minutos, realizado no Espaço Alternativo. “Porto Velho tem consciência ambiental e as pessoas demonstram isso na medida em que participam das ações desenvolvidas pelo Município”, afirmou.

 

Homenagens

Um grupo de “Desbravadores” (escoteiros) da Igreja Adventista do Sétimo Dia homenageou o prefeito Roberto Sobrinho ao presenteá-lo com um exemplar do livro “Ainda Existe Esperança”. Também receberam o livro a chefe de gabinete do prefeito, Mirian Saldaña; José Carlos Gadelha e a secretária Benedita Nascimento (Semas). O líder dos Desbravadores, José Francisco Araújo, falou um pouco da história do clube e da igreja em mais de 200 países, destacando suas ações em benefício do meio ambiente. “Somos amigos da natureza e nosso objetivo aqui, hoje, é iniciarmos uma especialidade de conservação ambiental”, explicou.

 

Caminhada

Na sequência, o prefeito acompanhado do secretário José Gadelha, Mirian Saldaña e técnicos da Sema fizeram uma caminhada ecológica por uma das trilhas do parque (dentro da mata fechada) até o viveiro municipal. Durante o trajeto, conheceu espécies de plantas catalogadas e identificadas com placas. Ele foi informado que há 190 espécies de árvores de maior porte no parque, como Angelin, Copaíba, Ripeiro Vermelho, Samauma e Cedro Mara. Este último é o maior de todos. Seu tronco chega a medir cerca de três metros de diâmetros.

Roberto Sobrinho também indagou sobre as espécies de animais que habitam o parque. A informação é de que ali vivem quatro espécies de macacos, além de lontras, tatus, capivaras, paca, veados e até uma onça que já foi vista na fundiária. A área total do parque é de 396 hectares, sendo que 95% é de mata virgem.

 

Viveiro

Depois da caminhada, o prefeito visitou o viveiro, com capacidade para 400 mil plantas, onde atualmente são cultivadas cerca de 250 mil mudas das mais variadas espécies, tanto de plantas ornamentais, quanto árvores frutíferas e outras próprias para reflorestamento. Ainda no viveiro, conheceu o Epifitário – plantação de Orquídeas com cerca de 3.200 unidades e de dez espécies diferentes. O secretário Gadelha informou que somente através do Disk Árvores a prefeitura distribui cerca de mil unidades ao mês para plantio em quintais. “Nosso objetivo é plantar um milhão de árvores até o final de nossa gestão”, declarou o prefeito.

 

Roberto Sobrinho destaca importância do Parque Ecológico para educação ambiental - Gente de Opinião

Atrações

José Gadelha informou que a prefeitura vai continuar desenvolvendo inúmeras ações com foco para a conscientização e educação ambiental até o final do ano, em parceria com diversas entidades e a comunidade. Uma delas é a campanha contra queimadas urbanas, lançada no último dia seis. O projeto Domingo No Parque, que tem como objetivo colocar o Parque Ecológico à disposição do público em geral, estudantes e universitários, também faz parte da programação estabelecida pela Sema. “A cada domingo teremos uma programação diversificada, com shows musicais, atividades culturais, esportivas e de lazer”, explicou. 

Neste domingo, as atrações musicais foram comandadas por vários cantores regionais, a exemplo de Ceiça Farias, Bado, Binho, Zezinho Maranhão e Augusto Silveira, dentre outros expoentes da música local. A Secretaria Municipal de Esportes (Semes) organizou as atividades esportivas e de lazer, como tênis de mesa, pebolim, pinturas e partidas de vôlei. Membros da empresa de turismo Amazônia Adventure comandaram as atividades de escalada e tirolesa, que foi a preferida das crianças. A Companhia Internacional de Teatro Itinerante apresentou uma peça.

 

Depoimentos

A chefe de gabinete, Mirian Saldaña parabenizou toda equipe da Sema pela reabertura do Parque Ecológico para a comunidade e também pelas ações desenvolvidas durante a Semana Nacional do Meio Ambiente e Oito Dias de Ativismo Verde. “É realmente um espaço muito bonito, uma louvação à natureza, lugar ideal para o lazer das famílias e das crianças. É um espaço para a nossa comunidade”, destacou.

A empresária Heloisa Aguiar disse que havia muito tempo não visitava o Parque Ecológico e ficou impressionada. “Antes, isso aqui era muito precário e desorganizado. Agora está bonito e bem organizado. Houve um desenvolvimento extraordinário”, comentou.

O músico e jornalista Edgar Melo, que também se apresentou no parque e aproveitou para levar a esposa e o filho afirmou: “Esse espaço nunca foi tão bem aproveitado. Que continue sempre assim. Espero que esse projeto de unir música, cultura, lazer e natureza seja bem valorizado pelo poder público e também pela população”.

Já para o funcionário público, Rosivaldo Mercado, o parque passou a ser mais uma opção nos finais de semana. “Isso aqui só precisava de um pouco de incentivo. É bom para o público e tem tudo para marcar os finais de semana em Porto Velho. Quem ganha é a população”, destacou. 

O secretário municipal de Meio Ambiente José Carlos Gadelha, fez questão de agradecer a todos os parceiros e a participação do público em geral. “O trabalho valeu à pena. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, oportunizando mais um espaço onde as famílias possam, se divertir ao mesmo tempo em que praticam algum tipo de atividade”, finalizou.

Fonte: Augusto José
Fotos: Frank

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)