Quarta-feira, 22 de junho de 2011 - 07h09
MERCADO CULTURAL
Prefeitura recolhe material da Seresta
Mesas, geleiras e instrumentos musicais foram recolhidos pelos fiscais
A prefeitura de Porto Velho através da Secretaria de Desenvolvimento Social e seu Departamento de Postura recolheu na manhã de ontem, sem qualquer explicação plausível, mesas, cadeiras, geleiras e instrumentos musicais que são utilizados durante o evento “Seresta Cultural” que acontece toda quinta feira e A Fina Flor do Samba que acontece toda sexta feira no Mercado Cultural. “Por um acaso estava passando aqui pelo Mercado quando vi meus instrumentos de percussão sendo colocados num caminhão da prefeitura de Porto Velho, perguntei o motivo e me responderam que estavam sendo preso pela Fiscalização do Código de Postura”, disse o idealizador da Seresta Cultural e percussionista Heitor Almeida. Dona Vera administradora do Bar do Zizi informou que há oito dias os fiscais avisaram que deveríamos retirar o material que ficava guardado numa sala que eles chamam de camarim. “Acontece que não acreditei que o aviso era pra valer, pois o material não impede o trânsito das pessoas e nem atrapalha qualquer atividade que venha a ocorrer dentro do Mercado”.
De acordo com a diretora do Departamento, Selimar Ferreira, a ação visa sanar irregularidades constatadas no local.
“O nosso trabalho tem o objetivo de preservar o Mercado, que foi construído para a realização de atividades culturais. Além de depredação do local, como ocorreu no banheiro em que uma parede de pedra foi derrubada, foi constatada a utilização de camarins e lojas para depósito de materiais”, explica Selimar Ferreira.
PROTESTO
Ao tomarem conhecimento do que estava acontecendo, muitos músicos, cantores e artistas de um modo geral, correram para o Mercado Cultural, porém o caminhão da fiscalização já havia levado o material. Diante de tamanha aberração e falta de respeito para com os movimentos culturais por parte da prefeitura de Porto Velho, os artista em reunião relâmpago, decidiram realizar nesta quinta feira 23, durante a Seresta Cultural, um ato de repúdio a ação da prefeitura. “Pedimos aos amigos que frequentam a nossa Seresta e que se quiserem sentar que tragam suas cadeiras, pois a prefeitura levou as que estavam no Mercado Cultural. “A seresta vai acontecer de qualquer maneira, se eles colocarem a polícia para impedir que utilizemos as dependências do Mercado, vamos montar nosso palco na Praça Getúlio Vargas”, finalizou Heitor Almeida
Às vezes dá vontade de parar de trabalhar com cultura.
*********
Tudo porque o que nossos governantes fazem, é atrapalhar o desenvolvimento cultural do nosso estado e em especial, do município de Porto Velho.
*********
A atitude colocada em prática na manhã de ontem, pela prefeitura municipal de Porto Velho comprova que o prefeito e seus auxiliares, não estão nem aí para os movimentos culturais que acontecem na capital do estado.
*********
Os coitados dos fiscais, não sabiam explicar o motivo pelo qual foram levados a recolher todo o material utilizado durante as apresentações dos Projetos Culturais: Seresta Cultural e A Fina Flor do Samba.
*********
O certo foi que chegaram ao Mercado Cultural solicitaram do outro coitado, que é o administrador do Mercado que não tem moral nem para mandar varrer o ambiente, a chave do depósito que eles passaram a chamar de “camarim” e que na realidade servia para guardar mesas, cadeiras, geleiras e instrumentos utilizados durante a Seresta e foram empilhando num caminhão da prefeitura.
*********
Uns diziam que a retirada do material, era porque a prefeitura vai iniciar a reforma do logradouro que mal fez um ano de inaugurado.
*********
Outros diziam que era porque existe uma disputa entre alguns setores da prefeitura para ver quem vai mandar nas apresentações culturais do Mercado.
*********
Alguém disse, que a disputa mesmo acontece dentro da Fundação Iaripuna e o negócio é contra o Heitor Almeida que é funcionário municipal concursado e atua na Iaripuna, mas, com a coordenação da Seresta Cultural tá aparecendo muito.
*********
Outros afirmam que o negócio, é que a Secretária de uma das secretarias municipais quer ocupar o espaço contratando shows com os amigos do seu filho e marido e que não tem nada a ver com os que acontecem na Seresta e na Fina Flor do Samba.
********
O certo é que o quiprocó está formado.
*********
O interessante é que a Chefe de Gabinete Mirian Saldanha e algumas funcionárias da Simdestur não perdem uma Seresta no Mercado Cultural as quintas feiras.
*********
Hoje as atividades culturais que acontecem no Mercado Cultural como a Seresta Cultural das quintas feiras.
********
A Fina Flor do Samba as sextas feiras.
*********
A Roda de Samba do Beto Cezar aos sábados.
********
Reúnem dezenas de turistas que visitam a capital de Rondônia nos finais de semana.
*********
Sempre os mestres cerimônias desses eventos estão registrando a presença de pessoas de estados nordestinos, do sudeste principalmente do Rio de Janeiro e pessoas que vêm do interior do estado de Rondônia.
*********
Aliás, hoje temos três pontos turísticos que recebem grande número de visitantes: A Estrada de Ferro Madeira Mamoré, As Caixas D’água e os shows musicais que acontecem no Mercado Cultural
***********
Só a título de curiosidade:
*********
A fiscalização do Código de Postura tem a ver com a ocupação por parte dos lojistas, das calçadas da Sete de Setembro, Jatuarana, amador dos Reis e outros centros comerciais.
*********
Será que faz parte das ações da Fiscalização do Código de Postura as “baladas” que a turma promove nos postos de gasolina.
********
E Calçada da Fama tem licença para fechar rua e invadir calçada?
*********
Será que a Fiscalização do Código de Postura já passou pela Praça dos Engraxates local que o prefeito mandou a Simdestur alojar os donos de lanche da Beira do Rio Madeira em frente ao museu da EFMM?
*********
Será que é porque esses ambientes são meramente comercial não tem nada a ver com cultura como acontece com os eventos que acontecem no Mercado Cultural.
*********
O certo é que acabaram de acabar de queimar o prefeito Roberto Sobrinho.
**********
Dessa vez cremaram de vez o prefeito!
XOTE, XAXADO E BAIÃO
Tema da Quadrilha A Roça é Nossa
A Quadrilha está completando 17 anos brincando no Flor do Maracujá
A comunidade do bairro Esperança da Comunidade está se preparando para ocupar todas as dependências das arquibancadas que estarão montadas no “curral de dança” do Flor do Maracujá no próximo dia 8 de julho, durante a apresentação da Quadrilha “A Roça é Nossa”. A intenção é levar o título de campeã da 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá. Atualmente o grupo é vice capeão do Maracujá, mas, de acordo com declarações do presidente Fernando Rocha este ano a Quadrilha vai entrar para ganhar o título. “Estaremos nos apresentando com 40 pares ao som de sanfona, zabumba e triângulo instrumentos utilizados nas festas juninas do Nordeste com o tema: Xote, Xaxado e Baião”, disse Fernando.
O diferencial do grupo do Esperança da Comunidade é a maneira de como se apresenta. Até alguns anos atrás era a única Quadrilha a se apresentar totalmente com músicas cantadas. “Enquanto as outras passaram quase a apresentação toda dançando ao som da música “Pé de Côco”, nossa Quadrilha se apresenta com músicas cantadas, de compositores locais ou do Nordeste”, completa Fernando.
Os ensaios acontecem sobre o comando dos coreógrafos Vanda Rocha e Dinho e do marcador Rafael. O casal de Noiva e Noivo Simone e Leandro há muitos anos bricam na quadrilha e em virtude de sempre se destacarem, há três anos foram convidados e aceitaram assumir como Noiva e Noivo.
Se você quer saber melhores detalhes sobre a Quadrilha A Roça é Nossa é só prestigiar os ensaios que acontecem todas as noites a partir das 22h00 na quadra do colégio Flora Calheiros no bairro Esperança da Comunidade.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando