Quarta-feira, 29 de junho de 2011 - 15h20
Frase do Dia:
“Durante os meus dois mandatos de governador lutei para que a Transposição se tornasse realidade. Finalmente, depois de tanto tempo e muita luta o sonho está perto de se tornar realidade”. – SenadorCassol anunciando a visita da presidente Dilma e agarrado na bandeira.
01- Transdúvida
O que recebi de releases informando que a Presidente Dilma virá a Porto Velho e que assinará o papelin da transposição, não ta no gibi. Ainda que não seja religioso, sou devoto de São Tomé, de carteirinha, medalha, reza e catecismo. Só depois de ver a assinatura no tal pepelin, com toda as dúvidas sanadas e prazo para o estado deixar de gastar a bufunfa é que vou acreditar. Aliás, a ex-senadora Fátima Cleide bem que deveria assinar solidariamente o papelin junto com a D.Dilma. Fátima Cleide é a mãe da PEC e claro, merece os aplausos. O resto é tudo tiazinha e tiozinho. E tem mais: a transposição é como filho com produção independente. Tem mãe mas, não tem pai.
02- Marina em novo partido
O nome ainda não existe, mas a saída de Marina Silva e seu grupo não passa do dia 6 de julho, dia em que o PV faz sua reunião plenária. Na falta de um novo partido, os “marineiros” se agruparão em um movimento político denominado "Verdes e Cidadania", que deve desaguar em um novo partido que pode surgir somente após 2012. Na plenária, Marina deve registrar seu desligamento do partido ao lado do grupo que migrou junto com ela para o PV, como os empresários Ricardo Young e Guilherme Leal, o ambientalista João Paulo Capobianco e o ex-deputado Luciano Zica. Os verdes como Gabeira devem segui-la após as eleições municipais. O verde vira cinza e o cinzento Zequinha Sarney ficará com o espólio. No Brasil verde virar fumaça ou cinza é lugar comum.
03- Facebook na mira
Pra quem gosta, um prato cheio... O Google apresentou hoje um novo projeto para redes sociais: o Google +. Com a nova plataforma, a empresa pretende assombrar o domínio do Facebook nas redes sociais. O Google + traz algumas ferramentas que permitem uma maior interação entre os usuários. Entre as funcionalidades, o sistema traz o Circles, que permite dividir seus contatos em diferentes grupos e compartilhar os conteúdos de acordo com cada perfil selecionado. O Sparks seleciona conteúdo na internet por temas e facilita o compartilhamento. O recurso Hangouts é um sistema de videoconferência. O Instant Upload, armazena fotos tiradas com celular on-line para compartilhar. É tudo espetacular. De minha parte, passo. Continuo meio “Urtigão” mas, feliz.
04- Breque no trambique
A MP 517 tava indo tão bem... Banqueiros falidos rezando e acendendo velas para a Santa Dilma Roussef assinar a bendita e dar um refresco para quem deu o trambique e caiu do cavalo mas aí a Santa Dilma fez o que ninguém esperava: sancionou com vetos a Medida Provisória nº 517. Foi derrubado o artigo que permitia o pagamento de dívidas com o governo usando títulos públicos antigos pelo valor integral, maior que o valor de mercado. Era esse o trambique dos “sem bancos” que iria tirar do sufoco os donos de bancos em liquidação judicial. Mas essa raça não desiste e vai continuar na busca. O povo paga, o governo recebe e não custa pegar uma beirinha. Se colar...
05- Elencando prioridades
Do blog do Confúcio sobre a criação da universidade estadual: “A recomendação de cautela foi o recado mais destacado. E que primeiro o Estado deve cumprir e bem o seu papel, no ensino médio urbano e rural. Depois de cumprida esta etapa e se tiver dinheiro aí sim, pode-se abrir a universidade com modelos variados. Também recomendaram em primeiro lugar a implantação da Fundação Rondônia de Apoio à Pesquisa Científica, que já está de bom tamanho”. Conselho bom deveria ser vendido, mas como falaram minha língua meto o bedelho. Um ano a mais no ensino médio para formar profissionais técnicos ajudaria muito. Minha neta Bebel está fazendo isso em Salvador. No início do curso os alunos são observados por empresas ávidas por gente qualificada.
06-Cadáver boiando
De vez em quando um tema volta à tona para dar um susto e depois como se não existisse. Iperon é o tema dessa vez. Dele já foi falado quase tudo por todos os que por lá passaram, mas o Iperon continua sendo um misterioso corpo afundado, assustando o futuro de quem vai se aposentar um dia. Com precisão cirúrgica o médico Confúcio falou sobre o assunto e se dispôs a conversar para que o órgão receba créditos devidos. E o Valdemir Caldas lembra outro caso: “Não sei a quantas anda o caixa do IPAM, mas seria interessante que os segurados municipais começassem, desde já, a acompanhar, com lupa, a movimentação financeira do Instituto, para não serem surpreendidos no futuro”. A lembrança é pertinente. Da última vez que o Ipam veio à tona, o susto foi grande...
07-Jogada arriscada
De saída do PV, a Marina Silva liberou aliados a buscarem abrigo temporário em outros partidos para a disputa nas eleições municipais de 2012. Pelo visto acredita no seu taco. Os marineiros irão se espalhar até que Marina funde uma nova sigla para concorrer ao Planalto em 2014. A decisão é fruto da pressão dos que temiam sair do PV e ficar sem legenda para disputar cargos de prefeito ou vereador no ano que vem. Isso lembra algo comum entre namorados: “dar um tempo e depois discutir a relação”. Como no Brasil a ideologia partidária é monetarizada, Marina se arrisca a ficar “sem o mel e sem a cabaça”, salvo se as ONGs despejarem dinheiro a rodo, o que não é difícil.
08-Pondo as barbas de molho
O TCE do Rio de Janeiro vai auditar as contas do governador Sérgio Cabral para abrir a caixa preta das renúncias fiscais. Na primeira gestão de Sérgio Cabral, de 2007 e 2010, houve renúncia fiscal de R$ 50 bilhões, beneficiando grandes empresas, como a Petrobras, a cabeleireiros, motéis e até boates. Por aqui o valor absoluto é menor mas, proporcionalmente, o buraco é enorme com o tal possível mimo que querem dar às usinas. O melhor a fazer é desistir da brincadeira de mau gosto e por as barbas de molho. Rondônia precisa de todo o dinheiro que puder arrecadar. Stanislaw Ponte Preta, sempre atual, disse: "restaure-se a moralidade ou nos locupletemos todos". É isso!
09-Anistia para a burrice
Aloísio Mercadante pôs a boca no trombone e como Quércia não pode contrapor, falou que era impossível que ele, Mercadante, se aliasse a Quércia para o que quer que fosse. Responde pelo nome de Expedito Veloso – que acusa Mercadante – o homem que será anistiado pela burrice de falar sobre um assunto. A anistia já começou pelo Mercadante que disse que não vai processá-lo. Na sua lógica, Veloso fez uma burrice. Burrice não é crime, ainda mais quando envolve cadáveres. E segue o baile. A lei de anistia particular partidária entra em ação para jogar uma pá de cal, mas o dedo acusador está exposto: "Como eu me recusei a fazer isso eles tomaram outro caminho", disse Mercadante. Mas peraí... Eles quem Aloísio? Outra burrice. A anistia cobre essa também?
10-Três perguntas cretinas
A ALE de Rondônia derrubou o veto do governador Confúcio à possibilidade de punir militares da PM que participaram da greve. Se entendi direito, policial militar pode fazer greve sem punição. Como são equiparados, em tese, as Forças Armadas também podem, pelo menos em Rondônia? O governo tesou a corda e levou. O Regime Diferenciado de Contratações Públicas para as obras da Copa e das Olimpíadas, o tal do segredo, passou na Câmara e vai passar no Senado. Se é tão bom para a Copa que tal estender para o resto e assim dar um jeito de resolver as obras paradas em Porto Velho? Governador, prefeito, PM, “trans” responsáveis pelo trânsito, todo mundo junto para resolver a violência do trânsito nas ruas de Porto Velho mas, e que tal se tapassem também os buracos, sinalizassem ruas e fiscalizassem “divera”os veículos? Não é preciso responder nada.