Quinta-feira, 30 de junho de 2011 - 06h09
FÁTIMA CLEIDE ANUNCIA QUE VAI DISPUTAR
PREFEITURA DA CAPITAL NO ANO QUE VEM
Surge mais um nome na já enorme relação de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho. E um nome de peso. E um nome que tem voto. Trata-se da ex-senadora petista Fátima Cleide, que até há alguns dias atrás, não havia decidido se iria ou não topar o desafio. Vai topar. Ela mesmo confirmou a decisão num encontro com rondonienses – entre eles o conhecido homem de televisão Léo Ladeia – pouco antes de desembarcar de Brasília, no início desta semana. Com Fátima entrando no jogo, o PT passa ter um nome forte para a sucessão de Roberto Sobrinho. Só que em outra ala. Há muito tempo, Sobrinho e Fátima não rezam pela mesma cartilha. Mas são do mesmo partido, têm as mesmas origens e, mesmo com todas as diferenças, na Hora H talvez os interesses partidários consigam ao menos amenizar o afastamento. A presidente regional do PT, Epifânia Barbosa, já foi informada da decisão da ex-senadora. Nos próximos dias, o PT deve começar a preparar o lançamento do seu nome para Prefeitura. O grupo de Fátima – que tem também o do hoje arquiadversário de Sobrinho, o deputado José Hermínio Coelho – vai tentar dominar o diretório e convencer seus parceiros de partido que ela é a melhor solução para 2012.
Com a decisão da ex-senadora, polêmica mas com uma história importante dentro do partido, já supera a 15 em nomes, a relação de pré-candidatos em Porto Velho, par 2012. Já estão nela nomes como os de Mauro Nazif, Lindomar Garçon, Zequinha Araújo, Ivan da Saga, Emerson Castro, entre vários outros. E ainda pode ter o de Valter Araújo, o hoje poderoso presidente da Assembleia Legislativa. A coisa começa a esquentar. A chegada de Fátima Cleide na disputa vai acirrá-la ainda mais. Tanto dentro d PT como fora dele. E isso que ainda falta mais de um ano e meio para eleição.
TIZIU
Ex deputado estadual e parceiro de chapa de João Cahulla na disputa pelo governo do Estado na última eleição, Tiziu Jidalias é candidatíssimo a prefeitura de Ariquemes. Ele é o nome do PP, comandado em Rondõnia pelo ex-governador Ivo Cassol para entrar na briga. Tiziu está sendo sondado também por outros partidos, inclusive já foi procurado para conversar, mas por enquanto não fala em mudar de sigla.
DURÍSSIMA
A disputa em Ariquemes deverá ser das mais duras. Cidade do governador Confúcio Moura e uma das mais importantes do Estado, a cidade terá uma eleição entre as mais duras dos últimos anos. O atual governo quer manter o controle político da cidade, até pelo simbolismo, mas o grupo de Cassol, com Tiziu a frente, vai dar muito duro para chegar ao governo municipal. Esperemos 2012 para ver no que vai dar.
OLHA ELE AÍ, DE NOVO!
O deputado federal Jair Bolsonaro, maior inimigo dos homossexuais no país, cria nova polêmica. Numa entrevista à última edição da revista Playboy, ele ataca de novo. Disse, entre outras coisas, que ser vizinho de um gay pode representar até desvalorização do imóvel. Fez declarações duras contra os homossexuais, ironizou e, é claro, mostrou seu lado troglodita.
FUZILAMENTOS
Bolsonaro disse, por exemplo, que todos os envolvidos na guerrilha, durante o período da ditadura militar, deviam ter sido fuzilados. Perguntando se isso valia também para a atual presidente, Dilma Rousseff, que atuou na guerrilha, não se negou a responder: “todos, inclusive ela”. O cara não tem papas na língua, mesmo.
OUTROS PALANQUES
Duas importantes lideranças políticas do Estado, até há pouco muito próximas, podem estar em palanques opostos já no ano que vem. Um deles é candatíssimo ao governo e o outro está aplainando seu caminho para seguir no mesmo trilho. Se os dois decidirem mesmo que vão ao Governo, de parceiros se tornarão adversários. Pelo menos é para onde está caminhando a questão.
LEIS CONFUSA
A reviravolta no caso do carnaval fora de época, antes proibido na avenida Jorge Teixeira e poucos dias depois liberado para o local, em decisões do mesmo juiz, deixa claro a confusa legislação que temos. A lei proíbe fechamento de rodovias federais para festividades e comemorações, mas o magistrado voltou atrás e disse que o importante é a manifestação popular.Vá se entender...
NÃO TEM JEITO
O feriadão em Rondônia teve violência, mortes no trânsito, mais de 20 feridos por dia só em acidentes e quase 490 atendimentos no Pronto Socorro do João Paulo II. Ou seja, mais de 120 pessoas feridas com maior ou menor gravidade. Num hospital sempre superlotado, como atender tanta gente em tão pouco tempo? Ou seja: não tem jeito mesmo.
ALGO NO AR
Há no ar, aqui e ali, comentários de que interesses sobre contratos importantes de fornecimento ao governo do Estado, pode acabar colocando grupos políticos, antes próximos, em trincheiras diferentes. Num dos casos, comenta-se que o dinheiro envolvido é grande e também seria enorme a confusão pela divisão da fatura. O assunto já corre à boca pequena.
PERGUNTINHA
Será que vai demorar muito para o próximo feriadão?