Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Prefeito Sobrinho é o entrevistado do 'Candelária em Debate'


Prefeito Sobrinho é o entrevistado do 'Candelária em Debate'  - Gente de Opinião
As ações realizadas pela Prefeitura de Porto Velho nos últimos sete anos foram o principal assunto da entrevista concedida pelo prefeito Roberto Sobrinho ao jornalista Sérgio Pires do programa “Candelária em Debate” (TV Candelária), que vai ao ar neste sábado, 02, a partir das 10H. São cerca de 20 minutos de entrevistas divididas em dois blocos.

 

Saúde

Um dos destaques apontados pelo prefeito foi o investimento feito na área da saúde. Roberto Sobrinho lembrou que quando assumiu a prefeitura existiam apenas 12 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), denominados, hoje, Estratégia Saúde da Família (ESF). Atualmente são 75 equipes e até o final de seu mandato serão 100 equipes para atender a população por meio do programa. “Expandir a atenção básica à saúde é assegurar a presença de médicos junto à comunidade. E essa ampliação garante também não apenas a assistência, mas principalmente, as ações preventivas. E até o final do mandato ainda vou inaugurar oito novos unidades de saúde e três UPAs, que são pequenos pronto-socorros. Porto Velho teve um salto de qualidade muito grande na área da saúde”, disse.

Nos últimos anos, a prefeitura da capital construiu, ampliou e reformou 38 unidades básicas de saúde e construiu a Maternidade Municipal Mãe Esperança e o Centro de Especialidades Médicas, foram as obras que estão em andamento que chegam a 23. A prefeitura também reforçou o quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) com a contratação de mil servidores entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Também foram feitas compras de equipamentos para as unidades de saúde como aparelhos de radiologia, endoscopia, mamografia, ultrassom, entre outros.

 

Infraestrutura

Na área da infraestrutura, o prefeito adiantou que já foram feitos mais de 200 quilômetros de asfalto em todo a cidade, o que representa mais da metade do asfalto que existia em 2005, quando ele assumiu o governo municipal. Até o final de 2012, serão feitos ainda mais 150 quilômetros de asfalto. “Isso significa dizer que em oito anos vamos dobrar a quantidade de asfalto que existia na cidade desde a sua fundação. Ou seja, Porto Velho levou 92 anos para conseguir quatrocentos quilômetros de asfalto, mesma quantidade que iremos fazer em oito anos”, comparou o prefeito.

 

Regularização Fundiária

Outra ação importante da prefeitura mencionada pelo prefeito foi o Programa de Regularização Fundiária que já legalizou os lotes de mais de 16 mil famílias em Porto Velho. O programa, inédito no país, está servindo de modelo a outros estados. O prefeito confirmou ainda que mais 10 mil títulos de propriedades serão emitidos pela prefeitura até o final do seu mandato, fechando os oito anos de administração com perto de 30 mil regularizações.

 

Obras

No programa, Roberto Sobrinho voltou a explicar à população o motivo da paralisação de algumas obras do município, como é o caso dos viadutos e das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “Essas obras, importantes para a cidade, tiveram problemas não por causa de irregularidade, mas sim porque as empresas abandonaram a obra, uma porque faliu e outra sob alegação de prejuízo. Mas, já contornamos esse problema e esta semana retomamos a obra da UPA da Jatuarana e dentro dos próximos dias reiniciamos a construção das UPAs da zona Leste e de Jacy-Paraná. Com relação aos viadutos, em poucos dias também estaremos lançando um novo edital para a conclusão da obra”, disse.

 

Prefeitura e Governo

O prefeito também confirmou que a parceria firmada com o governador Confúcio Moura, é pra valer e está acontecendo na prática e em vários setores. “Por meio dessa parceria já realizamos o serviço de limpeza em vários bairros, estamos atuando conjuntamente nas ações de trânsito, na Ponta do Abunã, o governo se responsabilizou em dá manutenção nas estradas, trabalho que vai iniciar agora por esses dias. E na próxima semana, estaremos doando um terreno ao governo, onde o estado irá construir um hospital de urgência e emergência. Então são várias ações que estamos trabalhando juntos, como esse plano lançado na última segunda feira, para reduzir o número de acidentes de trânsito na cidade”, afirmou o prefeito.

Fonte:  Joel Elias

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)