Terça-feira, 5 de julho de 2011 - 07h22
O prefeito Roberto Sobrinho oficializou nesta segunda feira, 04, a doação de um terreno do município para o estado, onde o governo construirá o Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho. O hospital estadual será financiado com recursos do consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela construção da usina hidrelétrica de Jirau e de emendas parlamentares liberadas pela Assembleia Legislativa.
Da solenidade participaram ainda, o governador Confúcio Moura; a primeira dama do município, Lucilene Peixoto; o deputado federal Lindomar Garçon, presidente regional do PV; a deputada estadual Epifânia Barbosa, presidente regional do PT; o deputado estadual Zequinha Araújo (PMDB); o secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel; o procurador-geral do município, Mário Jonas; o presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, Eduardo Rodrigues (PV) e Delso Moreira (PRB), respectivamente, e os vereadores Cláudio Carvalho (PT), líder do prefeito na Câmara; Ramiro Negreiros (PMDB); Jurandir Bengala (PT); Sid Orleans (PT); Marinho Melo (PMDB); Cláudio da Padaria (PC do B).
Medindo 1.987.24 m2, o terreno está localizado em uma área nobre da capital, na avenida Venezuela, no bairro Embratel. A obra está orçada em R$ 70 milhões e a expectativa do governador Confúcio Moura, é de que a construção inicie entre o final deste ano e o início de 2012. A licitação para a contratação da empresa deve sair em 60 dias.
O hospital terá cinco pavimentos e mais de 200 leitos. Na parte térrea, funcionarão 70 leitos para os pacientes em observação (período de 24 a 28 horas) e nos andares superiores serão instalados outros 200 leitos. Terá ainda 35 UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) e será todo equipado com serviço de radiologia, tomografia, mamografia e outros equipamentos de última geração.
Localização privilegiada
No terreno doado ao estado, a prefeitura iria construir o Centro Administrativo do município, mas entendendo a necessidade da capital de Rondônia em ter um hospital moderno para atender a demanda crescente da área da saúde, o prefeito Roberto Sobrinho, decidiu, passar novamente o terreno para o estado. “Essa mesma área já havia sido doada para o governo há uns nove anos. E tinha a mesma destinação. Mas o governo passado não fez nada na área e a lei estabelece um prazo para construção de benfeitoria em lotes públicos doados a terceiros. E como esse prazo já havia terminado, nós a retomamos e já havíamos destinado para a construção do Centro Administrativo do município”, explicou o prefeito.
Roberto Sobrinho adiantou que mudou de ideia porque, na sua avaliação, a construção de um novo hospital, é muito mais importante para a população do que uma nova sede para a prefeitura. Para fazer a doação, o prefeito teve que enviar uma mensagem à Câmara Municipal pedindo a autorização dos vereadores, a fim de poder repassar o terreno para o estado.
Por estar localizado em um local estratégico da cidade, próximo a Maternidade Municipal Mãe Esperança e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o que facilitará o acesso de quem necessitar dos atendimentos. Com a conclusão do hospital, Roberto Sobrinho adiantou que haverá um avanço muito grande no atendimento dos casos de média e alta complexidade. “Ampliamos as equipes do programa de saúde da família de 13 para 75. Estamos construindo três UPAs, duas na cidade e uma em Jacy-Paraná e o governo do estado irá construir mais duas. Essas UPAs mais as unidades básicas de saúde já existentes atenderão os casos de menor complexidade, enquanto o novo hospital tratará dos casos de média e alta complexidade”, afirmou.
Parceria consolidada
Com formação na área da saúde, o governador Confúcio Moura agradeceu ao prefeito Roberto sobrinho pela doação do terreno e afirmou que a parceria com a prefeitura, com o ato do prefeito, a cada dia consolida-se cada vez mais e lembrou que quando era prefeito de Ariquemes, também se viu sem apoio do estado. “Isso é muito ruim para um governante e não quero isso para Porto Velho. O governo tem é que pagar essa imensa dívida que tem com a população da capital. Esses anos todos o prefeito Sobrinho se virou sozinho, praticamente, e fez muita coisa pela cidade”, enfatizou.
O governador lembrou ainda que se não fosse o apoio do governo federal, e de empreendimentos como a construção das usinas do madeira, que contribuíram para aumentar a arrecadação do município, o prefeito estaria de mãos atadas e não teria feito o que fez por Porto Velho em tão pouco tempo.
Mais apoio
Em nome da Câmara Municipal, o presidente da Casa, vereador Eduardo Rodrigues, disse que a instituição está à disposição da prefeitura e do governo para fortalecer ainda mais a parceria entre os dois poderes. Ele lembrou que após o recebimento da mensagem do prefeito, pedindo autorização para doar o terreno, os vereadores se reuniram e votaram em regime de urgência o pedido do Executivo municipal. “Essa parceria mostra a sensibilidade dos dois principais governantes do Estado com a questão da saúde. Por isso, em nome de todos os vereadores nos colocamos à disposição do município e do estado para que a consolidação dessa união benéfica á população consolide-se cada vez mais”, afirmou.
Representando a Assembléia Legislativa na solenidade, a deputada estadual Epifânia Barbosa disse que fez questão de estar presente ao evento por tudo que ele representava para Porto Velho. “A saúde é onde estão os maiores ‘gargalos’ da administração pública. E os governos passados deixaram um passivo muito grande com os moradores da capital. E o governador Confúcio, assim que tomou posse assumiu o desafio de melhor a saúde no Estado. E aqui, junto com o prefeito, o governador dá um passo importante para isso. E mais uma vez estão novamente juntos o município, o estado e a Assembleia Legislativa, pois foram os deputados que descontigenciaram os recursos das emendas para que o governador pudesse usá-los na construção do hospital”, anunciou.
O federal Lindomar Garçon, foi claro ao afirmar que a construção do Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho, por meio da parceria entre município e estado, é a concretização de um sonho da população. Ele também criticou o isolamento do município por parte do Estado que nada trouxe de benefício para a capital. “Assim que assumi a direção do partido, reuni com os nossos vereadores na Câmara, quando decidimos que o PV não seria um entrave para a administração municipal. Ao contrário, daríamos todas as condições para a governabilidade. E isso está sendo feito. O desentendimento não leva a lugar nenhum, por isso apoiamos a parceria entre o prefeito Roberto Sobrinho e o governador Confúcio Moura”, declarou.
Fonte: Joel Elias
Fotos: Medeiros
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç
Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do
Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre
Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta
A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco