Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Elementos corrosivos podem decepar o mandato de Testoni


 
Retorno

Depois de alguns dias de férias pela Paraíba, eis aqui nós de novo. Foram dias na companhia de bons amigos e familiares. O senador Valdir Raupp e a deputada Marinha Raupp também estiveram em minha cidade natal (Solânea) para conhecer os festejos juninos. Retornando ao batente com baterias renovadas.

Elementos corrosivos podem decepar o mandato de Testoni  - Gente de OpiniãoFica

O deputado federal Lindomar Garçon (PV) disse à coluna que seu mandato não corre nenhum risco depois que a ex-candidata a deputada federal na coligação, Daniela Amorim, desistiu da computação dos votos obtidos por ela nas eleições de 2010. Ele revelou que ficou preocupado em perder o mandato, mas a Justiça Eleitoral confirmou recentemente que a coligação pela qual disputou obteve seis mil votos além do necessário para o coeficiente.

Elementos corrosivos podem decepar o mandato de Testoni  - Gente de OpiniãoIndelicadeza

O deputado federal Mauro Nazif (PSB) ainda não digeriu a forma indelicada com a qual foi informado pelo Chefe da Casa Civil, Ricardo de Sá, sobre a demissão da ex-secretária de Administração, indicada pelo PSB. Ontem, durante uma reunião entre a bancada federal, Embrapa e o governador, Nazif se comportou como um gentleman ao se dirigir a Confúcio Moura. No entanto, depois que um suculento lanche foi servido, o parlamentar voltou a afirmar a este escriba o descontentamento com o gesto nada cortês do governador.

Subserviência

Após a reunião no gabinete do governador com membros da bancada federal o deputado federal Lindomar Garçon saiu com essa: - Garçon está aqui para servir a todos. O garçom oficial do palácio, que servia sucos, quitutes e frutas aos presentes, arregalou o olho e demonstrou incômodo com a subserviência do parlamentar.

Elementos corrosivos podem decepar o mandato de Testoni  - Gente de OpiniãoCadafalso

Quem está com o mandato por um fio da lâmina é o deputado estadual Jaques Testoni (PSC). Um processo que corre contra ele na Justiça Eleitoral possui elementos corrosivos que podem decepar o mandato. Edson Martins (PMDB) é outro que tenta evitar a degola depois de um suposto erro processual. Ambos sabem que cedo ou tarde perdem o mandato. Ainda não perderam por competência dos seus defensores que utilizam os meios recursais disponíveis para procrastinar que a lâmina recai sobre eles.

Richelieu

A principal eminência parda do governo, Cira Moura, finalmente está sendo designada para assumir funções oficiais de Estado. A irmã de Confúcio Moura deverá assumir a Secretaria Estadual de Assuntos Estratégicos. Pelo menos era o que se comentava ontem no gabinete do governador. Trata-se da principal 'cardeal' da campanha do irmão ilustre.

Elementos corrosivos podem decepar o mandato de Testoni  - Gente de Opinião

Dubiedade

Ainda persistem dúvidas sobre quais servidores públicos estaduais vão poder ser transpostos para o quadro de extinção da União. A coluna apurou com uma fonte privilegiada do Ministério do Planejamento que o decreto vai alcançar até os contratados em 1991 por uma decisão política da presidenta.

Direitos

Independente do conteúdo do decreto, é importante que foi assinado e as questões duvidosas recairão sobre o judiciário para clarear. Direitos eventualmente desrespeitados, o caminho é a Justiça. Aliás, todos sabem desde o início que esta querela terminará sendo pacificada nos tribunais. Que seja assinado este bendito decreto. Amém!

Elementos corrosivos podem decepar o mandato de Testoni  - Gente de OpiniãoPrestígio

A Ex-senadora Fátima Cleide (PT) e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB) foram literalmente ovacionadas pelos servidores públicos estaduais que lotaram a Casa de Shows Talismã quando o locutor do evento de assinatura da transposição anunciou seus nomes. Mostraram prestígio com os barnabés. O senador Valdir Raupp (PMDB) e o deputado federais Mauro Nazif (PSB) também foram muito aplaudidos.

Gente de OpiniãoViva

Os aplausos dados a ex-senadora Fátima Cleide revela que ela continua viva no cenário político de Rondônia. Quem apostava que o PT não teria uma candidatura competitiva saiu convencido da Talismã que Fátima pode vir a ser a solução para o partido e para alguns outros que estão carentes de bons nomes para suceder a administração desastrosa de Roberto Sobrinho. Apareceu até um nome de um duble de comercial de TV se arvorando ocupar o paço municipal e estabelecer a meta de vender mais carros a viúva.

Elementos corrosivos podem decepar o mandato de Testoni  - Gente de OpiniãoVaia

Quem não deve ter gostado da recepção foi o senador Ivo K-Sol (PP). Ao ser chamado para compor a mesa ao lado da presidente Dilma Rousseff, K-Sol levou uma tremenda vaia. Surpreendido, fez cara de paisagem e acenou para os presentes com o seu indefectível sombreiro de palha como se a vaia não fosse pra ele.

Gente de OpiniãoTroco

O senador K-Sol, durante todo o processo de luta travada pelos sindicatos para que o decreto da transposição fosse assinado, fez várias declarações precipitadas alegando que o Governo Federal estaria embromando e enrolando os servidores públicos rondonienses. Suas declarações causaram muitas incertezas e muita revolta aos barnabés. Na hora da foto ele apareceu e tomou o troco do servidor irritado com a postura negativa que ostentou.

Elementos corrosivos podem decepar o mandato de Testoni  - Gente de OpiniãoLembrado

Mesmo sendo filiado ao principal partido de oposição ao Governo Federal, Expedito Junior (PSDB) foi lembrado pela presidenta Dilma Rousseff durante o discurso oficial de assinatura do decreto da transposição. JR ostentou um sorriso ainda maior quando foi aplaudido pelos presentes após a ensurdecedora vaia tomada pelo seu principal desafeto político, Ivo K-Sol.

Gente de OpiniãoDesenvoltura

Junior (PSDB) ainda circulou com desenvoltura entre as principais lideranças estaduais e municipais quem lotavam a Casa de Show Talismã. Desde que adentrou ao evento foi um dos mais cumprimentados. Servidores e sindicalistas presentes fizeram questão de ser fotografados com o ex- senador. Além de Dilma, o governador Confúcio Moura (PMDB) fez questão de registrar o empenho de Expedito Junior na aprovação da PEC da transposição.

Gente de OpiniãoCandidatura

Aproveitando o ambiente de amabilidade com que foi recebido, Jr anunciou que pode vir a ser candidato a candidato a prefeito de Porto Velho. Mas fez a ressalva:- Isso se a lei da ficha limpa permitir e não retroagir aos fatos pretéritos.

Vaia II

O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), também não escapou das vaias. O barulho não foi maior porque o ambiente estava infestado de militantes do PT que tentaram abafar o som da desaprovação a menção do nome do alcaide.

Prova

Ao sair da 'Talismã' a presidenta Dilma teve a oportunidade de entender quais os motivos das vaias ao prefeito petista da capital: obras inacabadas, poeira pra todo lado, buracos, dois viadutos paralisados e de traçados inadequados.

Exemplo

O prefeito de Porto Velho poderia ter economizado muito e evitado transtorno para a população caso tivesse optado por um exemplo fácil, barato e prático utilizados pelos seus colegas do interior: ao invés de viadutos, construíram ruas largas paralelas a BR que solucionaram o fluxo do trânsito.

Elementos corrosivos podem decepar o mandato de Testoni  - Gente de Opinião

Postura

O governador Confúcio Moura fez um discurso conciso, sério e bem apropriado para a ocasião. Representou a população com toda a liturgia que o cargo requer. Já que havia entre os colegas da imprensa uma aposta de que ele poderia utilizar as metáforas e os deboches usuais nos seus discursos e nas suas entrevistas. Também recebeu alguns aplausos dos presentes, demonstrando possuir ainda uma certa capilaridade política junto a parcela do servidor público que almeja ser efetivado nos quadros da União.

Elementos corrosivos podem decepar o mandato de Testoni  - Gente de OpiniãoNo páreo

O deputado federal Moreira Mendes (PSD) confirmou à coluna que pretende disputar a vaga de senador em 2014, hoje ocupada pelo pedetista Acir Gurgacz. Habilidoso nas relações com as pessoas e com os partidos, Moreira pode vir a ser um páreo duro a ser batido.

Elementos corrosivos podem decepar o mandato de Testoni  - Gente de OpiniãoDemissionário

Enquanto o governador discursava, nas galerias reservadas para os deputados estaduais, corria boca em boca que o atual Secretário de Estado de Educação estaria demissionário. Uma fonte governamental já havia avisado um mês atrás a esta coluna que o chefe da Seduc e a Adjunta cairiam. Aliás, a coluna divulgou. A adjunta já foi substituída pela competente ex-prefeita de Cacoal Sueli Aragão.

Gente de Opinião

Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História



 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador

Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador

PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen

As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário

As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário

TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr

Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito

Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito

TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t

Vencido o pleito é hora de Leo Moraes desfazer o palanque

Vencido o pleito é hora de Leo Moraes desfazer o palanque

VIRADAEmbora a maioria dos analistas políticos não acreditasse numa virada espetacular de Leo Moraes sobre Mariana Carvalho, esta coluna cravou aind

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)