Terça-feira, 5 de julho de 2011 - 19h02
Retorno
Depois de alguns dias de férias pela Paraíba, eis aqui nós de novo. Foram dias na companhia de bons amigos e familiares. O senador Valdir Raupp e a deputada Marinha Raupp também estiveram em minha cidade natal (Solânea) para conhecer os festejos juninos. Retornando ao batente com baterias renovadas.
Fica
O deputado federal Lindomar Garçon (PV) disse à coluna que seu mandato não corre nenhum risco depois que a ex-candidata a deputada federal na coligação, Daniela Amorim, desistiu da computação dos votos obtidos por ela nas eleições de 2010. Ele revelou que ficou preocupado em perder o mandato, mas a Justiça Eleitoral confirmou recentemente que a coligação pela qual disputou obteve seis mil votos além do necessário para o coeficiente.
Indelicadeza
O deputado federal Mauro Nazif (PSB) ainda não digeriu a forma indelicada com a qual foi informado pelo Chefe da Casa Civil, Ricardo de Sá, sobre a demissão da ex-secretária de Administração, indicada pelo PSB. Ontem, durante uma reunião entre a bancada federal, Embrapa e o governador, Nazif se comportou como um gentleman ao se dirigir a Confúcio Moura. No entanto, depois que um suculento lanche foi servido, o parlamentar voltou a afirmar a este escriba o descontentamento com o gesto nada cortês do governador.
Subserviência
Após a reunião no gabinete do governador com membros da bancada federal o deputado federal Lindomar Garçon saiu com essa: - Garçon está aqui para servir a todos. O garçom oficial do palácio, que servia sucos, quitutes e frutas aos presentes, arregalou o olho e demonstrou incômodo com a subserviência do parlamentar.
Cadafalso
Quem está com o mandato por um fio da lâmina é o deputado estadual Jaques Testoni (PSC). Um processo que corre contra ele na Justiça Eleitoral possui elementos corrosivos que podem decepar o mandato. Edson Martins (PMDB) é outro que tenta evitar a degola depois de um suposto erro processual. Ambos sabem que cedo ou tarde perdem o mandato. Ainda não perderam por competência dos seus defensores que utilizam os meios recursais disponíveis para procrastinar que a lâmina recai sobre eles.
Richelieu
A principal eminência parda do governo, Cira Moura, finalmente está sendo designada para assumir funções oficiais de Estado. A irmã de Confúcio Moura deverá assumir a Secretaria Estadual de Assuntos Estratégicos. Pelo menos era o que se comentava ontem no gabinete do governador. Trata-se da principal 'cardeal' da campanha do irmão ilustre.
Dubiedade
Ainda persistem dúvidas sobre quais servidores públicos estaduais vão poder ser transpostos para o quadro de extinção da União. A coluna apurou com uma fonte privilegiada do Ministério do Planejamento que o decreto vai alcançar até os contratados em 1991 por uma decisão política da presidenta.
Direitos
Independente do conteúdo do decreto, é importante que foi assinado e as questões duvidosas recairão sobre o judiciário para clarear. Direitos eventualmente desrespeitados, o caminho é a Justiça. Aliás, todos sabem desde o início que esta querela terminará sendo pacificada nos tribunais. Que seja assinado este bendito decreto. Amém!
Prestígio
A Ex-senadora Fátima Cleide (PT) e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB) foram literalmente ovacionadas pelos servidores públicos estaduais que lotaram a Casa de Shows Talismã quando o locutor do evento de assinatura da transposição anunciou seus nomes. Mostraram prestígio com os barnabés. O senador Valdir Raupp (PMDB) e o deputado federais Mauro Nazif (PSB) também foram muito aplaudidos.
Viva
Os aplausos dados a ex-senadora Fátima Cleide revela que ela continua viva no cenário político de Rondônia. Quem apostava que o PT não teria uma candidatura competitiva saiu convencido da Talismã que Fátima pode vir a ser a solução para o partido e para alguns outros que estão carentes de bons nomes para suceder a administração desastrosa de Roberto Sobrinho. Apareceu até um nome de um duble de comercial de TV se arvorando ocupar o paço municipal e estabelecer a meta de vender mais carros a viúva.
Vaia
Quem não deve ter gostado da recepção foi o senador Ivo K-Sol (PP). Ao ser chamado para compor a mesa ao lado da presidente Dilma Rousseff, K-Sol levou uma tremenda vaia. Surpreendido, fez cara de paisagem e acenou para os presentes com o seu indefectível sombreiro de palha como se a vaia não fosse pra ele.
Troco
O senador K-Sol, durante todo o processo de luta travada pelos sindicatos para que o decreto da transposição fosse assinado, fez várias declarações precipitadas alegando que o Governo Federal estaria embromando e enrolando os servidores públicos rondonienses. Suas declarações causaram muitas incertezas e muita revolta aos barnabés. Na hora da foto ele apareceu e tomou o troco do servidor irritado com a postura negativa que ostentou.
Lembrado
Mesmo sendo filiado ao principal partido de oposição ao Governo Federal, Expedito Junior (PSDB) foi lembrado pela presidenta Dilma Rousseff durante o discurso oficial de assinatura do decreto da transposição. JR ostentou um sorriso ainda maior quando foi aplaudido pelos presentes após a ensurdecedora vaia tomada pelo seu principal desafeto político, Ivo K-Sol.
Desenvoltura
Junior (PSDB) ainda circulou com desenvoltura entre as principais lideranças estaduais e municipais quem lotavam a Casa de Show Talismã. Desde que adentrou ao evento foi um dos mais cumprimentados. Servidores e sindicalistas presentes fizeram questão de ser fotografados com o ex- senador. Além de Dilma, o governador Confúcio Moura (PMDB) fez questão de registrar o empenho de Expedito Junior na aprovação da PEC da transposição.
Candidatura
Aproveitando o ambiente de amabilidade com que foi recebido, Jr anunciou que pode vir a ser candidato a candidato a prefeito de Porto Velho. Mas fez a ressalva:- Isso se a lei da ficha limpa permitir e não retroagir aos fatos pretéritos.
Vaia II
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), também não escapou das vaias. O barulho não foi maior porque o ambiente estava infestado de militantes do PT que tentaram abafar o som da desaprovação a menção do nome do alcaide.
Prova
Ao sair da 'Talismã' a presidenta Dilma teve a oportunidade de entender quais os motivos das vaias ao prefeito petista da capital: obras inacabadas, poeira pra todo lado, buracos, dois viadutos paralisados e de traçados inadequados.
Exemplo
O prefeito de Porto Velho poderia ter economizado muito e evitado transtorno para a população caso tivesse optado por um exemplo fácil, barato e prático utilizados pelos seus colegas do interior: ao invés de viadutos, construíram ruas largas paralelas a BR que solucionaram o fluxo do trânsito.
Postura
O governador Confúcio Moura fez um discurso conciso, sério e bem apropriado para a ocasião. Representou a população com toda a liturgia que o cargo requer. Já que havia entre os colegas da imprensa uma aposta de que ele poderia utilizar as metáforas e os deboches usuais nos seus discursos e nas suas entrevistas. Também recebeu alguns aplausos dos presentes, demonstrando possuir ainda uma certa capilaridade política junto a parcela do servidor público que almeja ser efetivado nos quadros da União.
No páreo
O deputado federal Moreira Mendes (PSD) confirmou à coluna que pretende disputar a vaga de senador em 2014, hoje ocupada pelo pedetista Acir Gurgacz. Habilidoso nas relações com as pessoas e com os partidos, Moreira pode vir a ser um páreo duro a ser batido.
Demissionário
Enquanto o governador discursava, nas galerias reservadas para os deputados estaduais, corria boca em boca que o atual Secretário de Estado de Educação estaria demissionário. Uma fonte governamental já havia avisado um mês atrás a esta coluna que o chefe da Seduc e a Adjunta cairiam. Aliás, a coluna divulgou. A adjunta já foi substituída pela competente ex-prefeita de Cacoal Sueli Aragão.
Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t
Vencido o pleito é hora de Leo Moraes desfazer o palanque
VIRADAEmbora a maioria dos analistas políticos não acreditasse numa virada espetacular de Leo Moraes sobre Mariana Carvalho, esta coluna cravou aind