Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Fátima Cleide botou seu bloco na rua


 Fátima Cleide botou seu bloco na rua  - Gente de Opinião

Pontapé inicial

Com forte mobilização durante as festividades da cerimônia do decreto de transposição na última terça-feira, a ex-senadora Fátima Cleide botou seu bloco na rua para disputar a sucessão do prefeito Roberto Sobrinho. O ato foi feito sob medida – até o discurso da presidente Dilma – para empinar sua postulação ao Palácio Tancredo Neves.

Mensalão do PR

Tomando as proporções de mais um novo escândalo nacional, o mensalão do PR, denunciado pela revista Veja tem todos os ingredientes para o primeiro grande desgaste do governo Dilma Roussef. Propinas e toda sorte de maracutaias no Ministério dos Transportes e no Dnitt, infelizmente não são novidades. Vem de longe.

Pode respingar

Já que o PR se transformou em covil de propineiros, a imagem do partido pode prejudicar a pretensão do ex-deputado federal e ex-diretor do Dnitt Miguel de Souza em disputar a prefeitura de Porto Velho. E sobre o escândalo, Miguel escapou por um triz: ele era para ter assumido um cargo relevante, no alto escalão do Ministério dos Transportes no mês passado...

Mensalão das usinas

Outro “mensalão” para estourar, torcida brasileira, é o das usinas hidrelétricas brasileiras. Estão sendo rastreados pela oposição os políticos que receberam vultosas quantias para as campanhas ao governo, Senado, Câmara Federal e Assembléias Legislativas através das usinas. E tem gente demais, sô! Em Rondônia, então....

As extraordinárias

A Assembléia Legislativa começou ontem período de sessões extraordinárias, convocadas pelo presidente Valter Araújo, votando matérias de interesse do Poder Executivo. Logo em seguida a Casa de Leis entra em recesso voltando à ativa em agosto. Os departamentos funcionarão apenas com expediente interno.

Estatura política

No governo de coalizão de Confúcio Moura tem algumas coisas desproporcionais. Existem inspetores de quarteirão que se transformaram em secretários do primeiro escalão e políticos de estatura estadual, como a ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão, reduzida a Adjunta da Educação. O PMDB deveria aproveitar melhor seus quadros.

Fátima Cleide botou seu bloco na rua  - Gente de OpiniãoNos bastidores

Nos bastidores da política local corre rumores sobre a troca de partido pelos deputados José Hermínio e Ribamar Araújo. Como são considerados “perseguidos” e sem espaço para disputar prefeitura no petismo, já que quem manda na sigla são Fátima Cleide e Roberto Sobrinho, não seriam punidos por infidelidade partidária. Será?

Eles duvidavam

Como o atual senador Ivo Cassol (PP) e o deputado federal Moreira Mendes (PPS) sempre duvidaram da transposição – diziam que era tudo enganação do governo petista – eles acabaram sendo apupados pelas lideranças sindicais e não ganharam espaço durante a visita da presidente Dilma Roussef. Ivo, então, que sempre se achou o rei da cocada preta, tomou aquela vaia dos petistas.

 
 

Do Cotidiano

A máquina telepática

Se a telepatia for entendida apenas como a comunicação à distância sem o uso da voz, sinais corporais ou escrita manual, desconsiderando suas ligações “parapsicológicas” tais como precognição ou desonestas interferências em mentes alheias, ela já existe.

Como antes do trem veio a carroça, é possível que o primeiro passo para a telepatia seja o cérebro fazer máquinas funcionarem por meio da emissão do pensamento. Isso era teoria, já é prática e agora cientistas brasileiros entram em campo para fazer um gol de placa: cientistas da Unicamp desenvolveram um inovador protocolo para facilitar às máquinas a interpretação do pensamento humano.

As interfaces cérebro-máquina já vão se vulgarizando nos ambientes científicos, mas a comunicação tem sido sempre um processo difícil, demorado, muito específico e, por conta disso tudo, insatisfatório.

O protocolo de comunicação Ecolig, desenvolvido pelo professor Paulo Victor de Oliveira Miguel, do Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca), agora vai permitir que praticamente qualquer aparelho eletroeletrônico seja controlado com o pensamento. É o limpa-trilhos que faltava para dinamizar esse campo da tecnologia.

Com esse protocolo, cairão os limites para a inclusão de pessoas com dificuldades de acessibilidade de naturezas variadas. A pesquisa teve como objetivo a criação de um tipo de comunicação diferente do que foi desenvolvido até o momento, principalmente quando se altera a característica servo-mecânica, ou seja, o aparelho a ser controlado.

A interação que existe entre a pessoa e o computador ou um aparelho celular passa, atualmente, pelo mouse e pelo teclado, por meio da digitação, seja através das teclas ou pela tecnologia de toque. Esse é só um exemplo de como temos uma dificuldade enorme hoje para continuar interagindo com dispositivos eletroeletrônicos. O foco principal e básico foi melhorar essa interação eliminando o mouse e o teclado e passando o controle para as ondas cerebrais.

Um benefício imediato será o combate às lesões por esforço repetitivo, uma vez que os membros do corpo não serão mais utilizados como extensões servo-mecânicas para o controle ou a transmissão de informações para celulares, computadores e outros equipamentos.

Via Direta

 *** Todos os caminhos são para a Expojipa em Ji-Paraná neste final de semana *** De asa crescida, Expedito Júnior já fala sem ser candidato a prefeito na capital *** Em ritmo de apagão no Senado, Ivo Cassol entra em licença e no seu lugar toma posse seu pai, Reditário Cassol *** Uma merecida homenagem ao pioneiro. 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)