Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Eleições 2012: Porto Velho, cidade acostumada a gerar surpresas


Eleições 2012: Porto Velho, cidade acostumada a gerar surpresas  - Gente de Opinião


Nos municípios

A maioria dos municípios rondonienses já esta envolvida nas eleições do ano que vem. Na largada existem alguns favoritos, mas é uma situação que geralmente é revertida, principalmente em Porto Velho, cidade acostumada a gerar surpresas desagradáveis para os “coelhos” das pelejas eleitorais. Veja abaixo como esta à largada nos principais colégios eleitorais do estado.

Na capital

Em Porto Velho, com 280 mil eleitores, o atual prefeito Roberto Sobrinho (PT) está impedido de disputar mais uma reeleição, mas quer influenciar no processo sucessório. Com isso, largam na frente, conforme a primeira pesquisa oficial, Zequinha Araújo (PMDB), Lindomar Garçom (PV) e Fátima Cleide (PT) (Áudio AQUI). Na capital existe uma leva de pré-candidatos, numa previsível eleição em dois turnos.

 
 

Eleições 2012: Porto Velho, cidade acostumada a gerar surpresas  - Gente de OpiniãoEm Ji-ParanáEleições 2012: Porto Velho, cidade acostumada a gerar surpresas  - Gente de Opinião

Em Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral do estado com mais de 80 mil eleitores já existem pré-candidatos se movimentando. Largam na frente o deputado Jesualdo Pires (PSB), o tucano Zé Otônio e o ex-vereador Esaú. É um quadro repleto de indefinições, já que as duas grandes lideranças da BR, o prefeito Bianco e o senador Acir Gurgacz ainda não definiram seus ungidos.

Eleições 2012: Porto Velho, cidade acostumada a gerar surpresas  - Gente de OpiniãoEm Ariquemes

No município de Ariquemes (pouco mais de 60 mil eleitores) já se sabe que o atual prefeito Márcio Raposo (DEM) sai para a reeleição. O quadro de pré-candidaturas deve contar ainda a ex-prefeita Daniela Amorim (agora no PSDB), os deputados Saulo da Renascer (PDT) e Lorivaldo Amorim (PMN). Os cardeais da região são o governador Confúcio e o ex-senador Ernandes Amorim.


 

Eleições 2012: Porto Velho, cidade acostumada a gerar surpresas  - Gente de OpiniãoCapital do Café

No quarto maior colégio eleitoral do estado, Cacoal – quase empata com o eleitorado de Ariquemes – salta na frente à deputada estadual Glaucioni Nery (PSDC). Vai enfrentar o atual prefeito Padre Franco, na busca da reeleição, cuja candidatura será sustentada pela dupla PT-PMDB. Lembrando que a cidade tem sido uma verdadeira Meca para o PMDB rondoniense.

 
 


 

Eleições 2012: Porto Velho, cidade acostumada a gerar surpresas  - Gente de OpiniãoEm Vilhena

Ocupando o quinto lugar no ranking demográfico do estado, o município de Vilhena, com mais de 50 mil eleitores, terá o prefeito José Rover (PP) na busca da reeleição. Para fazer frente ao atual mandatário, podem entrar nas paradas o ex-prefeito Melki Donadon e o deputado Luizinho Goebel (PV), que é a liderança emergente do Cone Sul. Sinaliza uma eleição empolgante.

Eleições 2012: Porto Velho, cidade acostumada a gerar surpresas  - Gente de OpiniãoOutros municípios

Nos demais municípios o quadro anda nebuloso, mas chama atenção a peleja em Ouro Preto do Oeste, porque os envolvidos já foram aliados em antigas temporadas. O atual prefeito Alex Testoni (PMN) vai enfrentar a esposa do cacique da Bacia Leiteira, deputado Carlos Magno (PP), a advogada Elisângela de Almeida. E lá ainda tem Irandir de Oliveira, ex-prefeito e o ex-deputado Amarildo também já se coçando.

Do Cotidiano

A visita de Oswaldo Cruz

Eleições 2012: Porto Velho, cidade acostumada a gerar surpresas  - Gente de OpiniãoEm Porto Velho, Santo Antônio e o longo da linha ferroviária Madeira-Mamoré as doenças continuavam a atacar os trabalhadores e a toda população que vivia em torno da construção. Foi quando então a empresa Madeira-Mamoré Railway contratou no Rio de Janeiro o grande médico brasileiro Oswaldo Gonçalves Cruz, um sanitarista já reconhecido mundialmente, para visitar a região e propor àss medidas necessárias à melhoria de suas condições sanitárias.

Oswaldo Cruz desembarcou em Porto Velho em julho de 1910. Inspecionou a linha de construção e permaneceu no local por quase um mês apresentando em seguida um amplo relatório a empresa.

Desse documento histórico apresentado destaca-se o rol de doenças que encontrou na sua verificação: “Dominam na nosologia da região as seguintes moléstias: o impaludismo, a febre hemoglobinúrica, o beribéri, a disenteria, a oncilostomiase, a pneumonia, além de outras entidades mórbidas de menor freqüência e a adiante aludiremos; acompanhando tudo, o alcoolismo. O impaludismo assola a região de modo devastador e, além de todas as causas favorecedoras de que adiante falaremos, convém assinalar a deficiência de tratamento que se explica primeiro pelo elevado preço que são vendidos os sais de quinina no Rio de Janeiro, e depois pela criminosa falsificação que desses sais fazem os comerciantes que fornecem de mistura com amido ou bicarbonato de sódio”.

Por esse relatório se evidencia o rigor com que Oswaldo Cruz tratou dos problemas para os quais foi chamado a opinar. Ele foi o grande responsável pela grande frente de combate a malária criada em nossa região nos idos de 1910.

Nosso grande sanitarista, segundo o historiador Manoel Rodrigues Ferreira, que escreveu a “Ferrovia do Diabo”, nasceu em 5 de agosto de 1782 em São Francisco do Paraitinga, em São Paulo, formou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e se aperfeiçoou no Instituto Pasteur em Paris. No Rio de Janeiro conseguiu extinguir a febre amarela. Em 1908, enfrentou a grande epidemia de varíola. Oswaldo Cruz faleceu em Petrópolis (RJ) em 11 de fevereiro de 1.917. Sua passagem por Rondônia jamais e seus relevantes serviços à saúde brasileira jamais serão esquecidos.

Via Direta

*** Fala-se que a violência diminuiu em Porto Velho, mas os homicídios no final de semana desmentem a falácia das autoridades de segurança *** Boa parte dos poços caseiros já estão sem água nos bairros periféricos da capital *** Novidades na mídia: Um grupo de comunicações do Sudeste estuda o lançamento de diários em Porto Velho e Vilhena.
 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)