Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

VOCAÇÃO E COMPROMISSO COM A IGREJA! JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE DE MADRI



Agosto é um mês especial para as comunidades, pois trata-se do mês vocacional. No dia 4 celebramos São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, dia do sacerdote; pelos nossos presbíteros vamos orar de modo especial neste domingo. No segundo domingo, celebramos o dia dos Pais; no terceiro, os religiosos e no ultimo domingo, festejamos os catequistas, lembrando a vocação dos leigos e leigas, chamados a servir ao Reino de Deus, como discípulos e missionários.

A Pastoral Vocacional Arquidiocesana prepara a sétima edição do festival vocacional, denominado Fest Vida (21 de agosto); a pastoral Familiar a Semana Nacional da Familia(14 a 20 de agosto),com o tema “Família, Pessoa e Sociedade”. Os jovens preparam a Semana do Estudante que acontece em todo o Brasil, de 8 a 14, com o tema “Juventudes negras e indigenas”, como comunidades de resistencia.

Celebramos também no mês de Agosto, a Transfiguração do Senhor, a Assunção de Nossa Senhora, Nossa Senhora Rainha e grandes santos como Santa Clara, Santo Agostinho, Santo Afonso, São Lourenço, padroeiro dos diáconos, Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina e que nos recorda a missão continental, o martírio de São João Batista, Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, a quem recordamos pelo amor ao seu filho e suas lágrimas pela sua conversão.

No Evangelho deste domingo encontramos Jesus orando no monte, encontrando-se com o Pai, e depois acalmando a tempestade que, em sua fúria, amedrontava Pedro e os demais discípulos, deixando ainda mais frágil sua pequena embarcação. A riqueza dos textos bíblicos, olhados pela ótica vocacional, no aponta o ministério presbiteral como resultado de um encontro fecundo com Deus, independente da fraqueza humana. A graça de Deus, superior a toda fragilidade, que chama e convoca para o ministério, supera a fraqueza dos ministros, acalma suas tempestades interiores e faz deles portadores da paz, especialmente na dedicação exclusiva ao povo de Deus, a exemplo de Paulo.

Este encontro fecundo com Deus, celebrado pelo presbítero, transforma-o em portador da boa nova, em dispensador das graças de Deus e em vigoroso missionário, a ponto de fazer de toda sua vida, sem reservas, doação à Igreja e a cada uma das pessoas que integram o Povo de Deus.

O momento forte desse mês é o Triduo Vocacional, com orações e reflexões pela Ordenação Presbiteral do diacono Ronny Santos de Abreu, que vai acontecer no dia 3 de setembro às 19h, na Catedral Sagrado Coração de Jesus de Porto Velho.

 

Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri

De 16 a 21 de agosto a cidade espanhola vai se transformar na capital mundial da juventude. Desde julho de 2008, quando Bento XVI anunciou no encerramento da JMJ de Sidney, que Madri seria a sede seguinte da Jornada, a cidade se prepara para esse grande evento. Já se inscreveram mais de 440.000 jovens de 170 países diferentes.

Como aconteceu nas JMJ anteriores são sobretudo os convidados que marcam o estilo da festa: por isso, as características da JMJ 2011 serão dadas pelos jovens que este ano estarão entre os dias 16 e 21, que são distintos dos da edição anterior ou da seguinte, que será no Brasil.

São 13 mil jovens brasileiros que participarão desta Jornada Mundial da Juventude, inclusive, dois jovens da Pastoral da Juventude de Porto Velho.

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Campo Grande (MS), dirige a seguinte mensagem aos jovens que estão se dirigindo a Madri: Caros “13.000 irmãos e irmãs brasileiros”, participantes da Jornada Mundial da Juventude 2011, faltam poucos dias para este bonito, significativo, marcante evento da nossa Igreja, cuja catolicidade chama a atenção de todos.

A centralidade em Jesus Cristo, a eclesialidade do encontro, o espírito familiar juvenil chegarão a todos os cantos do mundo com a voz profética de uma Igreja que, acreditando nos jovens, desafia esta sociedade que insiste em defender o consumismo, o hedonismo, o ateísmo, o egocentrismo, a violência, a exclusão, o relativismo. Neste sentido, ‘somos do contra’! Deus tem a primeira e a última palavra de vida plena para os jovens que buscam concretizar o mais belo desejo do coração humano: ser feliz!

“Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós – oráculo do Senhor! É um projeto de felicidade não de sofrimento: dar-vos um futuro, uma esperança! Quando me invocardes, irei em frente, quando orardes a mim, eu vos ouvirei. Quando me procurardes, vós me encontrareis, quando me seguirdes de todo coração, eu me deixarei encontrar por vós – oráculo do Senhor. Mudarei vosso destino, vou reunir-vos de todas as terras e lugares por onde vos dispersei...” (Jr 29, 11-14).

Teremos momentos muito especiais, todos eles desejados por Deus e organizados pela Igreja que, presente em Madri, nos aguarda de braços abertos.

Meu desejo atual e minhas orações diárias têm sido para que todos nós aproveitemos intensamente de tudo que nos será oferecido.

Queridos irmãos e irmãs, peço a Deus pelos seus preparativos materiais, psicológicos e espirituais. Tenham tranquilas viagens; relacionamentos maduros com todos os que encontrarem pelo caminho... e pelos ares! Vibrem por cada palavra ouvida, soprada pelo Espírito Santo! Não se cansem de louvar ao Pai pelas maravilhas que irão contemplar e experimentar! Renovem sua vocação de discípulos-missionários de Jesus Cristo! Aumentem o amor e o compromisso para com esta nossa Igreja que não se cansa de apostar nos jovens!

Nossas Dioceses, Paróquias, Grupos, Pastorais, Movimentos, Comunidades, Congregações Religiosas, familiares e amigos estarão torcendo, rezando pelo sucesso destes preciosos dias. E eles estarão nos aguardando! Sim! Estarão nos aguardando: renovados em nossa vontade de viver à luz e a serviço do Evangelho que dá sentido a nossa vida e nos motiva para a generosa oferta desta nossa vida à vida de nosso povo, principalmente daqueles irmãos que estão excluídos, desanimados, violentados, distraídos, iludidos. Nossa alegria e vibração, com a graça de Deus e a presença dos irmãos, deverão se transformar em criatividade a favor da vida de todos.

Nossa existência não será mais a mesma depois desta Jornada! Acreditem! Nossa vida cristã não pode ser mais a mesma depois deste presente de Deus! Estejamos de coração e mente abertos! Perseveremos na vivência dos valores, na busca da unidade, na fidelidade cristã, no amor ao próximo, no compromisso a esta Igreja que é nossa Mãe. Com Maria e com Ela cantemos, juntos, as maravilhas do Senhor que serão abundantes nestes dias de graça e encanto!


Fonte: Pascom
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)