Sexta-feira, 7 de outubro de 2011 - 15h08
Reunida em São Paulo, a Comissão de Seleção do Prêmio J&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade indicou 60 trabalhos, de 57 profissionais, para concorrerem aos R$ 95 mil líquidos que o concurso oferece. Foram ao todo 692 trabalhos inscritos, divididos em 190 de jornal, 129 de revista, 25 de rádio, 107 de televisão, 100 de internet, 76 de fotografia, 7 de vídeo e 58 de criação gráfica, representando 23 Estados, além do Distrito Federal (só não estiveram presentes Amapá, Roraima e Tocantins). Os finalistas são de Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo. Segundo o relator da comissão, Luciano Martins Costa, “concluída a primeira etapa da seleção, o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade já tem uma mensagem importante para a sociedade: o tema chegou para ficar e se consolida como uma das prioridades do jornalismo no Brasil. Foram 692 inscritos nas categorias Jornal, Revista, Rádio, Internet, Televisão e Imagem, com ampla representatividade de todas as regiões do Brasil, desde os principais veículos de circulação nacional até emissoras e publicações regionais, de blogs a portais. Houve uma clara evolução na criatividade e profundidade das pautas, com novas abordagens ao tema”. Os classificados passarão agora pelo crivo de um novo júri, a Comissão de Premiação, que irá apontar os vencedores de cada segmento de Mídia Nacional e de Mídia Regional e o vencedor do Grande Prêmio.
O Gente de Opinião foi classificado na categoria Imagem-Vídeo: Luiz Carlos Ribeiro Ferreira (Gente de Opinião/OpiniãoTV, Porto Velho/RO), com a matéria “Seca continua no Rio Abunã - RO, fronteira com o Acre”.
Veja a matéria (ABAIXO) que o Gente de Opinião está concorrendo somente com a TV Amazonas.A festa de premiação acontecerá em 26/10, na EcoHouse, em São Paulo.
O Prêmio
Sustentabilidade na Imprensa. Gradativamente, seja pela cobertura das mudanças climáticas, das catástrofes ambientais mundiais e nacionais, de novos exemplos de reciclagem e de materiais com base em matérias-primas biodegradáveis, de projetos socioambientais ou de responsabilidade social que mudaram cenários e vidas de pessoas, a Sustentabilidade insere-se nas pautas dos veículos de comunicação. Se ainda é pouco ou se não atinge a cobertura focada nos três eixos – econômico, social e ambiental – da Sustentabilidade, que insere-se na vida das pessoas e são necessárias iniciativas em todos os campos para que ela seja absorvida e praticada. Os profissionais da Imprensa têm o papel relevante para que o conceito seja disseminado, ao produzirem matérias e, dessa forma, fomentarem a discussão do tema, contribuindo para o aprimoramento da sociedade. Neste sentido, o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade tem o propósito de incentivar a multiplicação de conteúdos sobre Sustentabilidade em toda a mídia brasileira.
Autor Luka Ribeiro
Fonte: Jornalistas&Cia
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol