Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fiquei com pena da Nanci. O jogo é pesado


Fiquei com pena da Nanci. O jogo é pesado - Gente de OpiniãoÉ muita coisa pra uma pessoa só resolver. E o clima ainda é pesado. Muita gente em Rondônia prefere a ilegalidade. E faz tempo que sempre foi assim. Agora, para mudar a cabeça deles – tem que ser na marra ou num processo de reconstrução de mentalidades. O Pará está fazendo isto. Com sucesso. Tudo começou em Paragominas. E Rondônia está precisando se enquadrar. A Nanci não enguenta o tranco sozinha. Há necessidade do grande pacto estadual. O Pacto pela preservação da floresta em pé. Derrubada ilegal, furto de madeira, grilagem de terra, fazenda de boi em unidade de conservação, manejo guarda-chuva, tanques de peixes sem licença ambiental. Muita coisa. Por isto que fico com pena da Nanci. Há muita gente querendo “lavar madeira” com nota fiscal fria ou sem ela. Gente tramando documento de outros Estados no nosso Estado.

Semana passada passei a manhã na SEDAM. Um janelão na parede do gabinete me deixou ver o lado de fora do Cujubim. Uma chácara antiga, cheia de casarios dos anos 70, tudo sombreado por árvores frondosas. Parece que o Cujubim foi construído para a SEDAM. Foi moradia de funcionários do ex-Território Federal nos anos 70. Cada casa é uma repartição hoje.

SEDAM é a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental. Gente descendo em grupos pelas passarelas entre casas. Outros debaixo das árvores esperando por informações. Um movimento de advogados, engenheiros florestais, fazendeiros, madeireiros, gente que necessita de licenciamento ambiental para algum serviço. Um entra e sai sem fim. Parece que todo mundo tem pressa. Ou o mundo irá se acabar.

NANCI é a Secretária. Tem experiência de vida e lida. O ambiente ali é de tensão pelos interessses diversos. É a lei ambiental de um lado e o interesse econômico do outro. Ela fica no fiel da balança. Parece um filme de bang-bang. Há um tiroteio de olhares e expressões. Caminhonetes linda e prateadas. Só equipara o estresse da Nanci e do Sales aos seus colegas da saúde. Os dois andam no fio da navalha.

A Nanci necessita de apoio. Mais do que apoio, de proteção. As pessoas sérias devem proteger a Nanci. Porque o jogo é pesado. Ainda mais agora, que o Governo do Estado assume imensas responsabilidades. O mundo com os olhos arregalados contra nós. Reparando queimadas e derrubadas. Nada pode ser como era no passado. E o Governo deve mostrar a sua força na proteção da natureza. Há espaço para todos. Inclusive, para o trabalho nas madeireiras, com manejos floretais sérios aprovados. Com todo mundo legalizado.


Não dá mais para entrar em reservas e tirar madeira clandestinamente. Não dá. Rondônia não é só madeira. A política ambiental é vasta. Tem os rios para proteger. Os licenciamentos para a piscicultura. O zoneamento do Rio Gujaporé. A nova lei da aproximação de zoneamento para legalizar distritos irregulares. Tem muita coisa para fazer. E mais ainda para agir. Por ordem na casa.

Por isto, o desafio é grande. O sufoco é tão grande sobre os ombros da Nanci e do Sales, que teremos que ajudá-la a suportar esta carga tão pesada.

 
Fonte: Blog do Confúcio
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)