Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

UMA EQUIPE DIZ MUITO DO SEU GOVERNANTE


UMA EQUIPE DIZ MUITO DO SEU GOVERNANTE  - Gente de Opinião UMA EQUIPE DIZ MUITO DO SEU GOVERNANTE  - Gente de Opinião

Frase do Dia:

“Existe um mundo melhor,
mas custa caro.”
- Rita Furtado quando da internação do José de Alencar, vice-presidente, num dos mais caros hospitais do país para tratar do câncer.

 
 

UMA EQUIPE DIZ MUITO DO SEU GOVERNANTE  - Gente de Opinião

01-Equipe

Não se pode julgar o governo por sua equipe. A escolha é do mandatário e ele sim é que deve ser julgado. Contudo, uma equipe diz muito do seu governante. Estamos fechando 10 meses de governo e nem mesmo os jornalistas mais experientes ou que cobrem as atividades de governo seriam capazes de listar todos os nomes dos auxiliares diretos do governador Confúcio Moura. Ressalvando-se um ou outro gato pingado, na média a equipe é bastante fraca. Sabemos disso nós e o próprio governador que vem desde o primeiro momento fazendo sucessivas podas no cipoal de secretários criado por ele mesmo. Trocar auxiliares em início de governo não é ruim. Só é um indicativo de que a escolha foi errada. Mas e aí? Fazer o que? Manter ou defenestrar?

UMA EQUIPE DIZ MUITO DO SEU GOVERNANTE  - Gente de Opinião02-Há erros e erros

Para os mais avoados é bom dar uma passada nos primeiros posts do Blog do Confúcio para se ter uma idéia do processo de escolhas dos secretários. Claro que pressões existiram e só o governador sabe da intensidade delas e de quanto cedeu para atender a seus correligionários, amigos, financiadores, ou coisa do tipo e, se isso realmente existiu. Mas o que se viu ao saírem os nomes é que sua vontade prevaleceu. O secretariado era um amontoado de desconhecidos misturados a outros “bem” conhecidos pela longa e peluda cauda. Se sua idéia era mesclar a experiência dos velhos com a ousadia dos novos, tinha tudo para dar errado e logo deu.

Gente de Opinião03-Ousadia tem limites

Não se pode dizer do governador que não é ousado. O exemplo foi quando pôs a boca no tuba e armou um pampeiro na saúde com reflexos até hoje. Possivelmente era o intróito, era o seu mote para que os secretários tocassem segundo sua partitura, mas o que se viu foram músicos medíocres e a banda desafinou. Para ousar é preciso conhecer, além de ter a coragem para quebrar paradigmas. Como ousaria o galinho novo ao lado de uma raposa felpuda? Impossível e as asinhas foram e estão sendo quebradas de uma a uma, salvo honrosas e raras exceções. O certo é que quem ousou até agora, pagou com o cargo sua própria ousadia e o que se vê é...

Gente de Opinião04-Governo velho

Que me perdoem os cassolistas e confucionistas mas, à exceção do estilo pessoal – um berra e o outro escreve – como se parecem os dois governos. Na saúde e na educação até agora, nada de novo. Na saúde o tema é construir leitos e na educação até aqui só sonhos de construção da escola em tempo integral. A parte mais visível do governo Confúcio Moura é a mesma do governo do Cassol: construção. Dez meses após, as obras deixadas por seu antecessor estão a passo de cágado, mas as estradas – manutenção e abertura de novas estão em ritmo frenético e devem continuar, se tudo der certo com o orçamento de 2012, mas aí pode feder carbureto.

Gente de Opinião05-Rosca aluída

Quando a rosca estraga não há “polytape” que ajeite. Depois de dez meses às turras, Executivo e Assembléia tendem a continuar com as escaramuças e principalmente agora mercê da queda de braço que é a votação do orçamento do estado para 2012 e, de olho na fumaça que sobe lá pelas bandas da Arigolândia, o governo pode conseguir tudo, menos refresco. Um aguerrido e determinado político constrói ali com unhas e dentes sua trajetória política, consciente de que seu sucesso depende dos resultados de agora. Confúcio que abdicou da composição da mesa da ALE, até agora não mostrou as cartas, se é que as tem. Rosquear o cano com água jorrando e sem acesso à torneira para interromper o fluxo não é impossível, mas não é nada fácil.      

Gente de Opinião06-Futuro incerto

Alguns temas que já foram objeto das preocupações veiculadas pelo governador no seu blog são pontas de um novelo antigo e bem enrolado. Iperon, Beron e Ceron. E tenho muitos outros exemplos cavilosos com “Ron” no meio ou fim como : Rondopoup, Rongás, Iteron, Idaron ou sem “Ron” como Caerd, Soph, Ceprord e Cagero. A horta é grande, sem previsão de colheita e tem pepino que apodreceu no pé. Para ficarmos em dois casos. Caerd: a água infiltrada na base derrubou o castelo. Iperon: é caso sem jeito. Profissionalizar a gestão e aporte financeiro mesmo que ativos financeiros do governo é a saída para pelo menos tentar salvar a lavoura

Gente de Opinião07-Transposição

O governo de Rondônia acaba de obter o termo que amplia o crédito fiscal da União e com isso o estado além de dez outras unidades poderão contrair juntos até R$ 15,7 bilhões em crédito fiscal. A grana pode não ser muita coisa para os grandes, mas para o primo pobre da federação rica, é como estar com o cartão, cheque especial e nome limpo. O crédito via empréstimos do BNDES, CEF e Banco Mundial servirá para infraestrutura, mobilidade urbana e agroindústria. Um panetone para quem acertar: você acha que depois de um acordo desses o governo federal tem interesse em resolver mais alguma coisa? Uma dica: ano que vem tem eleição, a transposição continua um tema quente e se bem trabalhado pode ajudar a eleger muita gente.

Gente de Opinião08-Brigas?

Ouço dizerem cobras e lagartos do relacionamento do casal Raupp com o governador Confúcio Moura, mas pelo andar da carruagem e pelo que vejo acontecendo em termos de andamento de providências pró-Rondônia em Brasília, me parece que metade da briga é lenda e a outra metade, também. Só para lembrar o velho Ulisses Guimarães mestre de todos nós, em política até a raiva – quando e se existe – é combinada. Brigar ou rejeitar apoio do casal seria tolice do governador, que pode ser acusado de qualquer coisa menos de bobo. Entre o casal Raupp e o governador Confúcio existe muito mais pontos de convergência que de divergência e mais, os três são do mesmo partido e o senador é presidente do PMDB. Não vejo e não de rusgas.  



 

UMA EQUIPE DIZ MUITO DO SEU GOVERNANTE  - Gente de Opinião

09-Cancer 1 x SUS 0

Que sorte tem nosso amado Lula. Pelo menos 58 mil pacientes de câncer ficaram sem fazer radioterapia e 80 mil deixaram de fazer cirurgias de câncer no país do ano passado, diz o TCU. Que afirma ainda que o sistema "não está suficientemente estruturado para assegurar atenção oncológica adequada para toda a população que dela necessita". Na radioterapia a falha é de 34% e em cirurgia 53%. Para a quimioterapia o tempo de espera médio foi de 76 e apenas 35% dos pacientes foram atendidos com 30 dias que é o prazo recomendado pelo Ministério. Na radioterapia, o resultado é bem pior: 113 dias de espera e só 16% atendidos no primeiro mês. Onde está o problema? Na falta de pagamento ou pelos baixos valores pagos pelo ministério. Dureza. Existe um mundo melhor no Sírio, Einstein, etc., mas é caro e portanto inacessível. 

 
 

UMA EQUIPE DIZ MUITO DO SEU GOVERNANTE  - Gente de Opinião

10-3 perguntas cretinas

Se as ONG’s funcionam como atravessadoras do serviço que deveria ser prestado pelo estado e pelo volume de picaretagens que já aconteceram, por que insistir com os tais convênios que só dão dor de cabeça? Lula foi diagnosticado com câncer e vai fazer tratamento. Deus ajude que ele fique bom e não precise, mas considerando o que ele mesmo já falou do SUS, não seria o caso de utilizar-se do serviço para apenas saber como é? Bebê nº 7.000.000.000... No ritmo que estamos indo, vai faltar planeta e aí? Quo vadis? Não precisa responder nada.

 
 

Gente de Opinião Gente de Opinião
Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)