Sábado, 26 de novembro de 2011 - 08h45
Chumbo trocado...
Nos últimos dias o senador Ivo Cassol (PP) e seus adeptos deitaram e rolaram falando da prisão do motorista e agregado da família do governador Confúcio Moura na Operação Termópilas. Revendo os arquivos dos jornais, os peemedebistas lembraram que com Cassol foi muito pior: no seu governo prenderam seu chefe da casa Civil na Operação Dominó.
...Não dói!
É claro que as partes gravaram e documentaram os dois episódios – tanto no governo Cassol como o envolvimento do motorista do governador – e o assunto deverá vir à baila com mais intensidade nas campanhas eleitorais. Afinal hábito dos políticos se enlamearem nas campanhas eleitorais.
Homem-bomba
Proponho ao caro leitor buscar respostas para as seguintes indagações: 1 – Confúcio tem interesse na soltura de Valter Araújo? 2 – Hermínio tem interesse nesta libertação? 3 – Os deputados aliados e adversários teriam interesse que um homem-bomba, com fitas gravadas e documentos para ferrar meio mundo, deixe os porões do presídio? Vai daí...
Uma semana
Vamos a uma semana da Operação da Policia Federal que causou mais uma grande tempestade política em Rondônia desmoralizando lideranças emergentes. Vejam que na vala comum, rolaram despenhadeiro abaixo os deputados estaduais mais votados – Valter Araújo e Zequinha Araújo e até a presidente regional do PT Epifânia Barbosa.
Sónabença
O líder comunitário Sónabenção, que despontou bem nas eleições a Assembléia Legislativa no ano passado vai disputar a prefeitura de Primavera, município encravado na região de Pimenta Bueno. De origem humilde, mas extremamente popular, o ex-ambulante vai ponteando as primeiras sondagens locais.
Poder feminino
As mulheres abrem a jornada 2012 com amplas possibilidades de elegerem o maior numero de prefeitas de todos os tempos em Rondônia. A começar por Porto Velho, com a ex-senadora Fátima Cleide (PT), Glaucioni Néri (PSDC) em Cacoal, Sônia do PT em Jaru, Lucia Tereza em Espigão do Oeste, Milene Mota em Rolim, entre outros nomes.
Em Humaitá
Na primeira rodada de pesquisas para a disputa da prefeitura de Humaitá, concluída no meio de semana, pelo Instituto Previsão, o representante Erivânio Seixas (PSB) saltou na frente. Em seguida aparecem nomes como do atual prefeito Dedei Lobo, o ex-prefeito Roberto Rui, Ronaldo Beleza e Dra. Altanira.
Minhas desculpas
É tanto candidato a prefeito na capital e no interior que às vezes acabo perdendo as anotações. Com isso às vezes até nomes expressivos acabam esquecidos. Durante a semana alguns reclamaram – e com razão – mas em virtude do espaço curto e Rondônia contar com 52 municípios acabei tomando como opção um rodízio para que ninguém seja prejudicado.
É possível educar ou pelo menos ensinar seja lá o que for a uma criança que nem nasceu? Há quem veja isso possível, não em futuro remoto, mas já. Ele não é nenhum maluco: ao contrário, é um dos mais importantes cientistas do planeta: o brasileiro Miguel Nicolelis, 50, não só acredita que é possível começar a educação das crianças antes de nascer como decidiu ele mesmo pôr em prática seus conceitos e quer sensibilizar a presidenta Dilma Rousseff a levar seu experimento a todo o Brasil.
Quem é afinal, o cientista que faz essa revolucionária proposta? Neurocientista nascido em São Paulo, filho da escritora Giselda Laporta Nicolelis, autora de livros infanto-juvenis, Miguel Nicolelis foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista Scientific American e, pela revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
Ainda um desconhecido para a maioria da população, entretanto, é bem provável que a proposta de espalhar pelo Brasil unidades do projeto que ele desenvolve na escola do Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra, no município de Macaíba (RN), também o conduza à popularidade.
O município de Macaíba, como tantos outros do Nordeste, vive uma situação sofrível no tocante à educação em geral. Diante dessa dura realidade, a ousadia do projeto de Nicolelis merece consideração no mínimo por ter se originado em uma das mentes mais brilhantes do mundo.
O experimento é amplo, mas poderia ser resumido rapidamente assim: as mulheres com gravidez de risco são assistidas, as crianças nascidas recebem o atendimento necessário e vão transitar pelas várias etapas da infância e da vida escolar recebendo ensino científico, até que seu preparo intelectual, em nível de pós-graduação, seja colocado a serviço da sua comunidade. A criança é acompanhada antes de nascer até completar sua formação profissional.
O cientista pretende que o modelo já em desenvolvimento na pobre Macaíba seja replicado em outras 12 cidades brasileiras. A intenção foi anunciada em conferência no Teatro Alberto Maranhão, em Natal.
Via Direta
*** O PSD realiza encontro estadual hoje em Ji-Paraná *** Edgar do Boi participa hoje do encerramento do encontro nacional do PSDC em Fortaleza *** O pré-candidato a prefeito do PR em Porto Velho Miguel de Souza busca apoio em outros partidos da aliança para se firmar como o ungido do “Frentão”.