Terça-feira, 29 de novembro de 2011 - 05h05
Homem bomba
Ao meio de tantas especulações a ALE-RO pode decidir hoje a situação do deputado Valter Araújo, o homem bomba, preso na Operação Termópilas. As pressões são grandes de um lado para que continue preso, de outro pela soltura. O resultado seria um enigma se não houvesse quase a unanimidade que ele solto representa perigo para muitos...
Soltando foguetes
O oposicionista Ivo Cassol deve estar soltando foguetes. Os aliados do presidente nacional do PMDB Valdir Raupp estão caindo um a um: de um lado Januário acabou renunciando na Unir, acusado de corrupção. De outro a Polícia Federal pegou José Ribamar no Dnitt. Sem contar com Pimentel que já foi até preso...
Pau no Bianco!
O ex-presidente do Diretório Municipal dos Democratas de Rolim de Moura Ivanor Baldissera esta detonando o presidente Regional José Bianco. Ele afirma que foi destituído do cargo pelo sistema goela abaixo e o partido entregue ao ex-deputado estadual Celso Popó. Não houve eleição e a mudança foi de cima para baixo.
Aderiu ao PSB
Com a perseguição, Baldissera, em visita a este colunista afirmou que acabou deixando o DEM após 20 anos de militância, desde os tempos do PFL. Depois de tantos dissabores, Baldissera ingressou no PSB, de Mauro Nazif, onde espera ser tratado com justiça. Ele confessa ser fã de Bianco – eu também! – mas não podia deixar de denunciar a crocodilagem. Eu também!
Mais opções
O município de Porto Velho assiste na temporada um recorde de lançamento de pré-candidato a prefeito. Entre lideranças mais conhecidas como Lindomar Garçon, Mauro Nazif e Fátima Cleide, também surgem inspetores de quarteirões e aspirantes do baixo clero político local, como o vereador Mário Sérgio, do PMN.
Aniversários
Durante a semana passada o senador Acir Gurgaz (PDT-RO) prestigiou as comemorações alusivas aos aniversários de vários municípios. Ele encerrou a jornada de visitações em Pimenteiras do Oeste, no sábado. Acir tem trabalhado forte para liberação de emendas parlamentares para o municipalismo rondoniense.
BR assassina
A BR-364 vai confirmando sua fama de rodovia da morte. Nos últimos anos foram mais de 13 mil acidentes e quase 1000 vitimas fatais em toda sua extensão, do Acre até a fronteira de Rondônia com o Mato Grosso. No final de semana foram mais de 10 mortes, incluindo uma família e pastores evangélicos. Coisa de louco!
O plebiscito
Mesmo com a cara campanha idealizada pelo mago da propaganda Duda Mendonça dificilmente o estado do Pará vai aprovar em plebiscito o desmembramento dos estados de Carajás e Tapajós em 11 de dezembro. As primeiras pesquisas apontam pela unidade do estado a razão de 60 por cento dos entrevistados.
Do Cotidiano
A certificação ambiental
Hotéis de luxo, em tempos de desperdício, são os que brilham e esbanjam. Em tempos de carência, são os que respeitam o ser humano e a natureza. Hoje, diante da variedade da oferta, o consumidor pode escolher tanto de acordo com seu bolso como com base em seus princípios.
Sentindo o pulso de uma clientela crescentemente preocupada com os desastres ambientais, especialmente após a destrutiva mancha de óleo da British Petroleum no Golfo do México, os empresários do ramo passaram a investir em novas concepções de hospedagem, nas quais o bem-estar do cliente e o respeito ao ambiente são levados igualmente em conta.
Estabelecimentos que levam a sério o “conjunto da obra”, optando por soluções ecologicamente corretas quanto ao tratamento de esgotos, separação do lixo, redução do consumo de água e o aproveitamento de fontes alternativas de energia, como a solar, são mais bem cotados nas avaliações e consultas dos hóspedes.
O Brasil, também nesse campo, ainda permanece atrasado, na medida em que nenhum hotel “tupiniquim” possui certificação ambientalmente correta adquirida no momento de construir os prédios. Segundo a ONG Green Building Council Brasil (GBC), hoje existem só 14 empreendimentos certificados com o Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), selo verde para a construção civil. Mas em processo de certificação já são 150 obras, entre as quais alguns hotéis. Um deles será instalado na zona sul de São Paulo e outros na Região Nordeste.
Além de ações de sustentabilidade, alguns hotéis vêm adotando medidas de integração com a comunidade onde eles estão instalados. Esse é o caso do Paraíso Eco Lodge, em Ribeirão Grande, no Vale do Ribeira. O empreendimento patrocinou um grupo de artesãos da região e promoveu o renascimento de grupos de dança de fandango.
Praticamente todos os funcionários são de Ribeirão Grande, de preferência do bairro mais próximo do hotel. Não destruir e respeitar a natureza é o mínimo, mas não podemos deixar de lado o elemento humano.
O hotel também faz tratamento de esgoto produzido nos chalés que foram construídos com sobras da indústria de laminação de madeira. O estabelecimento tem lareiras apenas decorativas.
Via Direta
*** O secretário de Obras Abelardo Castro Neto tem esperança de ser indicado como candidato a prefeito pelo PMDB em Porto Velho *** No entanto, em Brasília, fala-se em aliança com o PT desde o primeiro turno no ano que vem *** Em Ariquemes Adelino Follador (DEM) busca de alianças para a sucessão municipal.