Quinta-feira, 1 de dezembro de 2011 - 05h21
A contaminação
Tem toda razão os deputados estaduais Adelino Follador e Lourival Amorim que afirmaram que a mesa diretora da Assembléia Legislativa esta toda contaminada e que para moralizar a coisa seria necessário eleger um novo comando. Afinal, com exceção de José Hermínio, o restante dos componentes esta com a ficha suja.
A salvaguarda
No entanto, também deve ser respeitada a posição do presidente que assumiu, deputado José Herminio, o único que tem a salvaguarda de honradez da extinta mesa e cujos atos tem agradado o funcionalismo e a opinião publica, como a extinção do “aquário”, aquelas vidraças criadas para separar o plenário das galerias.
Boas cartas
A disputa para uma nova composição na mesa já rola nos bastidores da Casa de Leis. Teremos imbróglio jurídico para resolver, se teremos ou não a eleição de uma nova mesa diretora ou a manutenção de José Hermínio na presidência e a eleição dos cargos vagos. Ele não tem respaldo da maioria.
Choque de Titãs
O choque entre o presidente da ALE José Hermínio (PSD) e o governador Confúcio Moura (PMDB) era favas contadas. Confúcio não apóia a continuidade de Hermínio na presidência daquela Casa de Leis. Interesses díspares provocaram o embate que já causa grande reboliço de Praia do Tamanduá a Planalto São Luis.
Canto do cisne
Como o governador não apóia a permanência de José Hermínio no comando da ALE, o ex-petista reagiu com uma metralhadora giratória denunciando o que taxou de esquemas de corrupção. Com todos os holofotes para si, Hermínio faz a festa e empina sua postulação a prefeitura. Ora ataca Sobrinho, ora Confúcio.
A terceirização
A terceirização dos serviços de saúde através das Organizações Sociais –OSs se transformou numa tendência nos estados que buscam mais eficiência em gestão, sobretudo na área de saúde. Confúcio esta tentando seguir o que os outros estados estão fazendo, como no Paraná. Lá o mesmo projeto esta em votação.
A comprovação
Em Rondônia está mais do que provado que as Irmãs Marcelinas são mais honestas, mais eficientes e tem mais de 1000 por cento de produtividade que o serviço público em termos de saúde. Com um real elas fazem o que o governo estadual precisa de uns 100. Por conseguinte, desde que a terceirização seja feita com instituições sérias e decentes, quem vai ganhar é a população.
Pulando cirandinha
Depois de semear a corrupção e encher o bolso com rapinagens o deputado estadual Valter Araújo acabou fazendo companhia às celebridades criminais do tráfico de drogas e do crime organizado no Presídio Federal de Porto Velho. É o segundo prisioneiro ilustre de Rondônia lá hospedado. O primeiro foi o megatraficante Max Dorado.
Do Cotidiano
O maná da floresta
Vai um x-caboquinho para acompanhar um suco de tucumã? X-caboquinho é o nome popular de um conhecido sanduíche amazônico, também feito com o tucumã. A receita tradicional do x-caboquinho reúne queijo de coalho e lascas de tucumã, facilmente encontrável em lanchonetes e feiras livres em toda a região.
Como se vê pelo exemplo do sanduíche e do suco à base de tucumã, esse fruto amazônico permite as mais diversas aplicações no campo da culinária: sorvetes, doces e compotas. Com a polpa, pode-se ainda preparar um vinho de características muito especiais.
Como várias outras plantas da riquíssima biodiversidade amazônica, o tucumã é festejado simultaneamente por suas grandes qualidades nutritivas e pelas várias opções que permite para além da culinária.
Logo que se iniciaram os estudos em torno das melhores opções para a produção de biodiesel, uma das primeiras conclusões definidas foi que as plantas mais recomendáveis são as espécies perenes, como a macaúba, o pequi, o pinhão-manso e o tucumã.
Até ser reconhecido como excelente matéria-prima para a produção de biodiesel, o tucumã regalava os animais da floresta e, para os seres humanos, combinava com praticamente tudo o que se imaginasse na forma de alimentos.
Além de fornecer fibras, linhas, palhas e madeira para usos no artesanato, cestaria e construção, seus pequenos frutos esverdeados, de polpa alaranjada, são uma grande fonte de betacaroteno, como a pupunha, o dendê e outros coquinhos amarelos.
O betacaroteno é um antioxidante, ou seja, inibe radicais livres. É muito associado à cenoura, que fornece 4,7 miligramas de betacaroteno a cada 100 gramas, mas o tucumã apresenta o triplo do teor da cenoura, além de 90 vezes mais que a polpa do abacate.
O tucumã, assim, mostra que tende a ser um grande apoio nas terapias contra o envelhecimento. Essa “fonte da juventude” encontrada na biodiversidade amazônica fornece 52 mil unidades de vitamina A em cada cem gramas de polpa.
Registrada na ciência com o nome de Astrocaryum aculeatum, tucumã para os índios, essa palmeira que alcança grandes alturas, entre dez e vinte metros, é nativa da Colômbia ao Brasil, onde ocorre especialmente nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia.
Via Direta
*** Num clima de turbulências a ALE-RO começa a discutir o orçamento 2012 *** Os jacarés que andaram abocanhando animais domésticos e até pernas de crianças e pescadores no Lago do Cuniã se transformaram em couro para bolsa de madame *** E ainda tem bombas de efeito retardado para estourar na classe política...