Terça-feira, 6 de dezembro de 2011 - 15h03
Saída
Alguns Secretários de Estado já sabem que vão desocupar a moita e começam a antecipar as saídas pedindo exoneração antes que saibam pelo Blog do Confúcio, assim evitam o vexame a que outros foram submetidos pelo governador.
Craque
O suplente de senador (e boa praça) Tomás Guilherme Correia foi convidado para ser o novo 'capitão' do time do primeiro escalão governamental que o Moura pretende anunciar. Apesar da pressão dos peemedebistas para que retorne ao campo da política, Tomás resiste em aceitar a convocação. Habilidoso, técnico e competente, daria mais coesão a um time que hoje é composto em sua maioria de pernas de pau. Por enquanto, o passe do craque está indisponível.
Livre
Ao governador Tomás Correia explicou que não está nos planos familiares seu retorno a Porto Velho. Agradeceu a convocação e lembrou que, após o susto com a saúde no ano passado, decidiu mudar radicalmente de vida ao fugir do estresse e do sedentarismo. Atualmente aproveita os momentos livres pra viajar com a família. “Para colaborar com o governo não preciso de cargos”, revelou à coluna Tomás Correia.
Satisfeita
Quem também agradeceu ao convite para assumir a titularidade foi à secretária-adjunta da Educação, ex-prefeita Sueli Aragão. Convidada, declinou e disse que está satisfeita com as funções que atualmente exerce.
Reforma
A SEOSP vai ser fundida ao DER. A SEPLAN incorporará as funções hoje exercidas por Vicente Cambuquira na estrutura do Palácio. O novo DER robustecido permanecerá com Lucio Mosquini na titularidade e na SEPLAN haverá troca de secretário. Em outras áreas haverá incorporações e extinções.
Surdo
Ontem, na sede estadual do PMDB, a maioria dos filiados ao partido saiu ainda mais apreensiva com a reunião convocada para discutir a crise do governo com o próprio governador. Alguns presentes informaram à coluna que a convicção majoritária é de que Confúcio Moura fez ouvidos moucos às críticas e sugestões do partido. As vozes consanguíneas vão continuar ecoando aos seus ouvidos.
Transposição
O corpo mole com que o Ministério do Planejamento vem tratando o processo para concluir a transposição dos servidores públicos estaduais para os quadros da União já foi detectado pelos membros da bancada federal. Nos próximos dias os parlamentares e sindicalistas vão voltar a pressionar para que os trabalhos caminhem de forma mais rápida. Nada, em Brasília, anda sem pressão.
Cotado
O deputado federal Rubens Moreira Mendes (PSD) é o mais cotado para substituir no próximo ano a deputada federal Marinha Raupp (PMDB) na coordenação da bancada federal de Rondônia no Congresso Nacional. Milton Capixaba (PTB) tem emitido sinais de que também ambiciona a indicação.
Mal-humorado
Não bastasse a quebra de confiança, o assessor especial do governador, Rômulo da Silva Lopes, tratava o chefe do Executivo estadual de forma pejorativa de 'o Velho'. Pelo menos é o que supostamente consta em gravações capturadas pela “Operação Termópilas”. Em outras ligações relatava que o 'Velho' havia acordado de humor alterado. A coluna não conseguiu apurar como anda o humor do governador após o episódio, mas intui que não tenha melhorado.
Iguais
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia é um dos cargos mais disputados e ambicionados pela maioria dos empossados em cada legislatura. A cada quatro anos verificamos a forma como se dá a eleição dos membros da Mesa (pelas conversas de bastidores nada republicanos) e, logo depois, o resultado dessas relações. Nos últimos quinze anos nenhum presidente daquele Poder concluiu o mandato sem problemas sérios. Exceto Donadon, todos os demais foram barrados nas urnas. Com o atual não vai ser diferente.
Urucubaca
O atual prédio onde funciona o Poder Legislativo de Rondônia já serviu de hospital público. Os mais antigos lembram que era alto o número dos que faleciam por falta de um funcionamento condizente com o que almejava a população. Hoje, assim como antigamente, aquele prédio continua a registrar cenas macabras com índices altos de óbitos. Com uma única diferença: antes se morria por falta de uma política de assistência pública de qualidade. Hoje a urucubaca é por suicídio político.
Mudança
Preocupados com a macabra instalada nas entranhas do prédio da atual Assembleia Legislativa, parlamentares começam a temer as novas instalações depois que foram detectados problemas na construção. Dizem que o novo endereço foi cemitério de cabeça de jumento: razão pela qual o terreno tem dado sinais de rejeitar a construção para acolher os novos inquilinos. Resta saber se haverá mudança, pelo menos, de hábitos dos futuros membros daquela Casa. Isso na hipótese da estrutura do prédio não ruir antes da sua inauguração.
Obscuridade
Paira sobre a eleição da Mesa Diretora da ALE, que redundou na condução de Valter Araújo à presidência, muitas lacunas a serem preenchidas. Na época surgiram muitos boatos sobre a forma pela qual a maioria dos deputados estaduais optou pela liderança de Valter Araújo. Nada restou comprovado, mas a obscuridade permaneceu.
Confinamento
Eis que surge a informação de que o grupo de deputados liderados por Valter Araújo teria ficado confinado num Resort de luxo em Manaus (AM), incomunicáveis, dias antes da eleição da nova Mesa Diretora. Os relatos sobre a suposta hospedagem são impublicáveis. Por falta de material probatório, lógico!
Greve
Mesmo declarada ilegal o movimento paredista da Polícia Militar preocupa a população que assiste desprotegida o aumento da violência e deveria preocupar as autoridades que assiste inerte os insurretos irem às ruas. Independente da legalidade é preciso que o governo encontre uma saída para mais esta crise.
Sem rumo
Uma polícia com salários aviltados, sem condições de trabalho e sem controle é tudo de pior que pode acometer um governo que perdeu o rumo.
Promessas
O Executivo estadual havia feitos promessas aos policiais ao acenar com uma melhoria salarial. Dentro das possibilidades financeira do estado seria bom pagar a promessa, especialmente no período natalino. Sem adentrar ao mérito da questão: aumento salarial não é gasto, é investimento.
Procura-se
Perdido com uma saúde derrubando a popularidade do seu governo e corroendo as entranhas da administração, Confúcio Moura está desesperado em busca de um nome para tentar conter a crise da Sesau. Teimoso que é, deu carta branca para que Batista fizesse e desfizesse. Foi avisado, fez ouvido de mercador. Agora, procura um técnico com capacidade para cuidar da área e evitar que o governo vá a óbito.
Precatórios
Corre na boca miúda que um novo escândalo deverá emergir atingindo vários setores da sociedade. Trata-se de um caso envolvendo um precatório milionário. A coluna ouviu os ruídos sobre os fatos que permeiam este suposto escândalo e está checando para comentar na coluna com mais propriedade. O que ouvimos informalmente é de arrepiar.
Aberto
Cada dia que passa um pretenso candidato a candidato a prefeito de Porto velho é abatido por envolvimento em malfeitos. Desse jeito vai faltar nome para se habilitar na disputa. Quando o alvo não é o candidato, é o partido. Verdade seja dita: as eleições da capital estão se tornando uma incógnita, inclusive para quem é acostumado a analisar as probabilidades e palpitar.
Confraternização
Na próxima semana duas confraternizações entre os profissionais do jornalismo estão marcadas. A primeira, segunda-feira (12), a 14ª edição do tradicional jantar oferecido à imprensa pelo senador Valdir Raupp na casa de chope Public Haus. A segunda, sexta-feira (16), o rega-bofe organizado pelos veículos eletrônicos no clube campestre da OAB-RO. Ambas as confraternizações já fazem parte do calendário natalino.
|
Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t
Vencido o pleito é hora de Leo Moraes desfazer o palanque
VIRADAEmbora a maioria dos analistas políticos não acreditasse numa virada espetacular de Leo Moraes sobre Mariana Carvalho, esta coluna cravou aind