Sexta-feira, 9 de dezembro de 2011 - 06h33
O Homem Bomba
Com o deputado estadual Valter Araújo, o homem Bomba, colocado em liberdade, a grande pergunta que se faz é qual será seu comportamento fora das grades? Continuará com tanta sede ao pote? Saiu com desejos de vingança? A prisão teria lhe proporcionado boas reflexões - e o bom senso que faltou nos últimos meses?
Bom cabrito
Nos idos de 2006 quando o então presidente Carlão de Oliveira acabou preso pela Operação Dominó, ele voltou a cena com muita prudência e caldo de galinha. E tem se comportado assim até hoje e para consumo externo, se dedicando à pecuária. E foi bom cabrito, não berrou. Se quisesse poderia envolver meio mundo na coisa.
No comando
Com a posse de Sônia Cordeiro entronizada na presidência regional do PT rondoniense, o partido de Lula busca novos rumos para a temporada de 2012. Feita a correção de rumos e o afastamento de Epifânia, o partido reforça com isso a candidatura dela em Jaru, onde saltou na frente na disputa da prefeitura local.
Foi legitimado
Respaldado pela Constituição e pelo regimento interno, mais um bom jogo de estratégia perante a maioria dos deputados e o funcionalismo e sem enfrentar contestação do governador Confúcio Moura e da base aliada, o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho) foi legitimado no comando da ALE.
Planos alterados
Se Hermínio cumprir todo o restante do seu mandato na presidência da Casa de Leis, poderá até mudar seus planos com relação à disputa da prefeitura de Porto Velho no ano que vem, que era sua intenção, anteriormente. Uma coisa é certa, com Hermínio no poder, que Confúcio e Roberto Sobrinho prepararem suas couraças: haja chibatadas!
Tomando conta
Com o governador Confúcio Moura ainda fragilizado pelos acontecimentos, o PMDB se aproveita para tomar conta da administração estadual. Até agora o subchefe da Casa Civil, Edvaldo Soares, que teria recebido propinas, sequer foi molestado no cargo, sob proteção do seu partido.
Atordoado
Constato um certo atordoamento no Palácio Presidente Vargas. Se o esquema de saúde estava corrompido e já desbaratado, demitiu-se o adjunto José Batista, mas foi mantido o titular da pasta Orlando Ramires, agora na posição de adjunto. Agora se pratica moralidade pela metade?
A coalizão
Entende-se que a gestão Cooperação é um governo de coalizão e que se deva respeitar as posições dos partidos integrantes. No entanto, é difícil de acreditar que o titular da saúde não sabia do que estava ocorrendo naquela pasta. Será, então que ele era apenas um laranja? Ora, se era laranja também precisa ser punido.
Do Cotidiano
A fonte da juventude
Vai um x-caboquinho para acompanhar um suco de tucumã? X-caboquinho é o nome popular de um conhecido sanduíche amazônico, também feito com o tucumã. A receita tradicional do x-caboquinho reúne queijo de coalho e lascas de tucumã, facilmente encontrável em lanchonetes e feiras livres em toda a região.
Como se vê pelo exemplo do sanduíche e do suco à base de tucumã, esse fruto amazônico permite as mais diversas aplicações no campo da culinária: sorvetes, doces e compotas. Com a polpa, pode-se ainda preparar um vinho de características muito especiais.
Como várias outras plantas da riquíssima biodiversidade amazônica, o tucumã é festejado simultaneamente por suas grandes qualidades nutritivas.
Logo que se iniciaram os estudos em torno das melhores opções para a produção de biodiesel, uma das primeiras conclusões definidas foi que as plantas mais recomendáveis são as espécies perenes, como a macaúba, o pequi, o pinhão-manso e o tucumã.
Até ser reconhecido como excelente matéria-prima para a produção de biodiesel, o tucumã regalava os animais da floresta e, para os seres humanos, combinava com praticamente tudo o que se imaginasse na forma de alimentos.
Além de fornecer fibras, linhas, palhas e madeira para usos no artesanato, cestaria e construção, seus pequenos frutos esverdeados, de polpa alaranjada, são uma grande fonte de betacaroteno, como a pupunha, o dendê e outros coquinhos amarelos.
O betacaroteno é um antioxidante, ou seja, inibe radicais livres. É muito associado à cenoura, que fornece 4,7 miligramas de betacaroteno a cada 100 gramas, mas o tucumã apresenta o triplo do teor da cenoura, além de 90 vezes mais que a polpa do abacate. A concentração é ainda maior no óleo.
O tucumã, assim, mostra que tende a ser um grande apoio nas terapias contra o envelhecimento. Essa “fonte da juventude” encontrada na biodiversidade amazônica fornece 52 mil unidades de vitamina A em cada cem gramas de polpa.
Registrada na ciência com o nome de Astrocaryum aculeatum, tucumã para os índios, essa palmeira que alcança grandes alturas, entre dez e vinte metros, é nativa da Colômbia ao Brasil, onde ocorre especialmente nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia.
Via Direta
*** Os prefeitos rondonienses cobram mais recursos para a saúde em Brasília *** Ao meio de tanta noticia ruim, finalmente saiu à ordem de serviço para a retomada da rede de abastecimento de água na capital *** A discussão e votação do projeto de terceirização da saúde volta a plenário na próxima terça-feira.