Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE e MPC empossam novos dirigentes


Tomaram posse nesta quarta-feira (14) o novo corpo diretivo do Tribunal de Contas (TCE) para o biênio 2012/13 e a procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC), para o mesmo período. A cerimônia foi realizada durante sessão especial no auditório do TCE, com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público Estadual.TCE e MPC empossam novos dirigentes  - Gente de Opinião

Foram empossados o presidente eleito, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello; o vice, conselheiro Paulo Curi Neto; o corregedor, conselheiro Edílson de Sousa Silva; o presidente da 1ª Câmara, conselheiro José Gomes de Melo; o presidente da 2ª Câmara, conselheiro Valdivino Crispim de Souza; o ouvidor, conselheiro Francisco Carvalho da Silva; o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas José Renato da Frota Uchôa (IEP), Conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra; e a procuradora-geral do MPC, Érika Patrícia Saldanha de Oliveira, que assinaram o termo de posse e fizeram o juramento.

Além dos conselheiros e da procuradora-geral, compuseram a mesa a procuradora-geral do Estado, Maria Rejane Sampaio Santos, representando o governador Confúcio Moura; o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, o procurador-geral do Ministério Público Estadual, Héverton de Aguiar; o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho; e o presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola.

Em seu pronunciamento, o novo presidente disse que seu biênio administrativo será pautado pelo controle dos gastos para o bom funcionamento do TCE, sem perder de foco ações enérgicas no combate à corrupção. “Tenho a certeza de que, com o apoio dos meus pares, haveremos de encontrar as melhores soluções para os temas que nos desafiam, entre eles, o de conjugar a necessidade de expansão das atividades deste Tribunal“, afirmou José Euler.

Falou ainda que, para a missão na Presidência da Corte, contará com o dinamismo do seu vice, conselheiro Paulo Curi Neto, e do novo corregedor, conselheiro Edílson de Sousa, enfatizando que o sucesso de sua administração passará, fundamentalmente, pelo apoio, experiência e orientação segura dos demais pares, dos auditores, procuradores do MPC, do corpo técnico e dos servidores “que certamente estão empenhados no propósito de prestação dos melhores serviços ao Estado e à população”.

Ainda durante seu discurso, o recém-empossado presidente externou mencionar sua indignação com os atos de corrupção que deixam Rondônia fragilizada. Para tanto, citou a deflagração da “Operação Termópilas” pela Polícia Federal, em novembro passado. “Esse fato demonstra que devemos estar alerta para a necessidade de atuarmos conjuntamente no combate aos crimes relacionados aos desvios do dinheiro público”.

Em relação à sua administração no TCE, José Euler afirmou que implementará uma moderna política de gestão de pessoas, privilegiando o servidor e possibilitando meios adequados ao desempenho de suas atividades, bem como um projeto de capacitação continuada para os servidores, estendido aos jurisdicionados e parceiros, através do IEP.

Também citou as metas estabelecidas no Plano Estratégico do TCE para o período 2011/15, entre as quais, a redução do tempo de apreciação e julgamento de processos; padronização de procedimentos; promoção de atividades fiscalizatórias, atuando preventiva e pedagogicamente; aperfeiçoamento da estrutura normativa de suporte ao controle; modernização dos canais de interação com a sociedade; ampliação da divulgação da comunicação interna, além da modernização e fortalecimento da estrutura de Tecnologia de Informação (TI), através de investimentos nesse setor.
 

PROCURADORA-GERAL

Reconduzida ao cargo, a procuradora-geral Érika Saldanha, em seu discurso, disse que “é necessário a implementação de ações mais eficientes contra a corrupção e a busca por maior transparência nos atos governamentais”. Nesse sentido, afirmou que, para moralizar a gestão pública, é preciso não só a integração dos órgãos de controle, mas a participação mais ativa do cidadão. “É preciso conclamar a sociedade na construção de um Brasil mais justo”.

Érika Saldanha, ao finalizar sua fala, agradeceu o apoio recebido por parte do quadro de procuradores do MPC em seu primeiro mandato (2010/11) e a confiança depositada em seu nome para dirigir o órgão ministerial nos próximos dois anos (12/13). Também cumprimentou o novo corpo diretivo do TCE, desejando sucesso nas ações a serem desenvolvidas no próximo biênio.

Fonte:  TCE
 

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)