Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012 - 05h44
É como nos idos de Al Capone. Não bastassem as ameaças a atual mesa diretora contra sua cassação, o presidente foragido da ALE Valter Araújo estaria cobrando pedágio de mandato dos parlamentares envolvidos na Operação Termópilas. O contato tem sido feito através de irmãos...
Coisa do Guinnes!
Outro dia eu disse na coluna, que Rondônia era um caso único no país: o único estado onde dois presidentes da Assembléia Legislativa foram presos e o único parlamento do país onde tinha deputado chantageando deputados. |
Recorde ampliado
A ampliação do recorde de prisão de dois presidentes da ALE deve acontecer em Rondônia nas próximas semanas. Ocorre que Marcos Donadon, já condenado em todas as instâncias pode perder o mandato de uma hora para outra. E sem imunidade, seu destino será semelhante ao de Carlão de Oliveira e Valter Araújo.
Batata assando?
Com a leitura do pedido do Poder Judiciário para processar Valter Araújo por quebra de decoro, a ALE-RO deu o primeiro passo ontem para a cassação do seu ex-presidente. Mas não houve ainda acordo de lideranças para a nomeação dos membros da Comissão Processante. Será que???
Cortes das emendas
Deputados federais e senadores estão revoltados com o baita corte nas emendar parlamentares. A poda atingiu todo mundo, numa tesourada de R$ 20,3 bilhões no Orçamento da União. Restou ao Congresso Nacional pagar o pato pelo programa de contingenciamento de recursos.
A unanimidade
O senador Ivo Cassol até que tentou derrubar o projeto do PIDISI. Foi de deputado em deputado pedindo para que rejeitassem a proposta na última quarta-feira. Ao final, quando viu o resultado da aprovação do “Paquinho”, quase caiu de costas: todos os 24 deputados foram favoráveis. Ivo ficou sem chão.
A governabilidade
A proposta do “Pacto da Governabilidade”, formulada por Confúcio Moura, foi aceita pelos deputados estaduais, que em bloco aprovaram o empréstimo do BNDES e o PIDISI, o programa de desenvolvimento regional, o nosso “Paquinho” rondoniense. E a paz voltou a reinar entre Legislativo e Executivo.
Sem turbulências?
O carnaval promete acontecer sem turbulências na política regional. A articulação do governo trabalhou bem em todos os sentidos. Afinal Confúcio deixou de ser bocudo no seu blog, aprovou o PIDISI, esta com ampla maioria no Poder Legislativo e desarmou o “terrorista” Ivo Cassol que já falava até em impeachment do governador.
Com Alianças
O dirigente Carlos Magno anuncia candidaturas próprias do PP ou com alianças nos 52 municípios do estado. Em alguns deles, com cabeça de chapa como são os casos de Vilhena, com Zé Rover – que esta compondo com outras lideranças - e Rolim de Moura com o ex-prefeito César Cassol.
A teoria tibetana
Existe uma teoria tibetana da invisibilidade segundo a qual uma pessoa que entrar discretamente em determinado ambiente pode sair dele sem ser lembrada, como se fosse invisível. E se não foi vista por ninguém é porque estava realmente invisível.
Michal Lipson tem suas próprias impressões, inclusive práticas, a respeito da invisibilidade. Filha do astrofísico norte-americano Reuven Opher, professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e coordenador do projeto temático Nova Física no Espaço – Formação e Evolução de Estruturas no Universo, ela viveu no Brasil até os 19 anos, quando saiu para voar mais alto.
Na verdade, saiu para mergulhar nos estudos em fotônica do silício, que há dez anos, quando ela começou, era uma atividade considerada no mínimo perda de tempo. A proposta de substituir os elétrons por fótons (porções minúsculas de luz) no transporte de dados dos processadores de computação não cabia na cabeça dos sábios da época, não tão distante assim.
Michal admite que era uma proposta ousada, mas foi por isso mesmo que, ao insistir nesses estudos, ela conseguiu figurar nas enciclopédias modernas entre os pioneiros nessa área, mesmo ainda bastante jovem, sendo já um dos nomes mais respeitados entre os especialistas que desenvolvem um novo paradigma da arquitetura de hardware.
Esse novo paradigma será o computador com componentes fotônicos, tecnologia que permitirá retomar o ritmo do aumento de velocidade dos processadores e tornar possível a construção de objetos de ficção científica, tais como os mantos de invisibilidade.
Além de herdar a veia científica do pai, Michal é irmã da também astrofísica Merav Opher, professora da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, que investiga a evolução de ondas de choque e camadas não-lineares de plasma associadas ao vento solar.
Michal Lipson fez os dois primeiros anos de graduação em física no Instituto de Física da USP, concluindo o curso em 1992 no Instituto de Tecnologia de Israel (Technion), instituição na qual também fez o mestrado e o doutorado em física.
Via Direta
*** O deputado Luizinho (PV) confirmou ontem que entra na peleja da prefeitura de Vilhena *** Residindo em Brasília, a ex-senadora Fátima Cleide disputa as prévias do PT aqui em março*** A “Conexão Itapema” surge como um novo escândalo na política rondoniense.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri