Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012 - 05h27
Na Bolívia
Acredita-se em Guajará Mirim que Valter “Ali Babá” Araújo e seus sanguessugas estejam entocados na Bolívia. A desconfiança aumentou ao se constatar tantos petebistas na Pérola do Mamoré – passando para o outro lado - durante as Folias de Momo. Coisa de louco!
Um exército
O presidente do Diretório Nacional do PMDB Valdir Raupp promete colocar um exército de 3 mil candidatos a prefeitos no país nas eleições de outubro. O comando peemedebista prevê ainda candidaturas com boas chances em 22 das 27 capitais brasileiras.
A maratona
Para garantir sucesso na empreitada de aumentar a presença do partido nas urnas, Raupp também anunciou uma maratona de visitas para reforçar os candidatos do PMDB. As visitações vão começar a partir do dia 15 de março com encontros do partido em Rio Branco, Macapá, Boa Vista e Manaus.
Corte criticado
A CNBB que lançou a Campanha da Fraternidade na última quarta feira criticou – e com toda razão – os cortes de recursos para o setor de saúde. A entidade lembra que o povo brasileiro tem sido muito penalizado pelo atendimento público e com o contingenciamento anunciado a tendência é piorar.
Os gargalos
O gargalo na construção civil na região sul do país chegou ao ponto das empreiteiras buscarem levas de haitianos no Acre, Rondônia e Amazonas. Em muitas cidades do Sudeste já se busca a mão de obra também nos presídios. Já, em Rondônia a utilização de detentos na construção civil tem sido irrisória.
Eleições 2012
Com o calendário eleitoral avançando e as convenções municipais de junho decisivas para quem vai disputar cargos eletivos nas eleições de outubro, os candidatos começam a se movimentar. No PP, Amado Rahaal já tem maioria para se garantir, assim como Mauro Nazif no PSB e Miguel de Souza no PR.
Com prévias
Já, o PT depende de prévias para definir seu pré-candidato à prefeitura de Porto Velho entre Fátima Cleide, Miriam Saldanha e Cláudio Carvalho. Também no PMDB, a seleção de um nome acontecerá entre Orestes Muniz, Abelardinho Castro e Davi Chiquilito.
A retomada
No Congresso os trabalhos em plenário com votações só serão retomados na terça-feira. Os parlamentares aproveitaram o recesso proporcionado pelo carnaval para visitar as suas bases nos estados. Em Rondônia, a banca toca mais ou menos assim na Assembléia Legislativa e nas Câmaras de Vereadores.
Transporte escolar
Temos o inicio do ano letivo com as greves pipocando e os prefeitos rondonienses também preocupados com os recursos para o transporte escolar. Ocorre que as verbas destinadas pela secretaria de Educação nem sempre são suficientes para cobrir as despesas com o transporte dos alunos na zona rural.
Do Cotidiano
Maravilhas modernas
Surgem às dezenas no mercado aparelhos que um dia foram telefones e hoje servem para muito mais que a simples comunicação interpessoal. Os antigos microcomputadores parecem trambolhos “macro” no confronto com netbooks e tablets. Nas escrivaninhas, a antiga composição micro/monitor/teclado/mouse foi substituída por uma única peça, que em breve tenderá a ser substituída por objetos ainda menores, mais práticos e de melhor qualidade.
Já disponíveis ou ainda em projeto, como ao fazer um passe de mágica, ao clique de algo parecido com uma caneta podem se materializar no espaço teclados e monitores virtuais. Gavetas remotas em uma casa na Amazônia poderão ser abertas e ter documentos esquecidos copiados desde um quarto de hotel em Hong Kong. Não há limites para o gênio humano e as possibilidades para o desenvolvimento da tecnologia.
Mas a rapidez com que as novidades tecnológicas torna obsoletas toda a maquinaria precedente, que vai se acumular na formação de um novo e sério problema a resolver: o lixo eletrônico. Anualmente, mais de 50 milhões de toneladas desse lixo se somam a uma incalculável “montanha” de resíduos.
Em países como Brasil, China, Índia e África do Sul o crescimento desses resíduos disparou nos últimos anos e vai se multiplicar muitas vezes. Se no Brasil a previsão é de um aumento ao redor de 200% no acúmulo de lixo eletrônico nesta década, na China a previsão é de que sua já elevada montanha de lixo dessa espécie venha a crescer ao redor de 500%.
O lixo eletrônico não provém apenas da informática propriamente dita, mas reúne também os velhos televisores, trocados por modelos de tela maior e mais baratos. As vendas de produtos eletrônicos no varejo explodiram com as facilidades de crédito, que além de endividar as famílias perigosamente também criam monturos de lixo eletrônico, para os quais nem as indústrias nem as lojas advertem de forma conveniente e prática.
A ignorância, o descuido, o menosprezo e incapacidade de lidar com o acondicionamento, manejo e destinação do lixo eletrônico são fatores potencialmente perigosos para a saúde além de desperdício, já que esse lixo poderia ser convenientemente reciclado.
Via Direta
*** Se houvesse uma lei em Porto Velho para prender quem faz xixi na rua durante o carnaval, não haveria cela para tanta gente. Coisa de louco! *** As alagações atormentam cidades como P. Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Rolim de Moura *** E para piorar tudo, a malha de estradas vicinais já esta em pandarecos.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri