Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Dinheiro das usinas ocultou a fragilidade da arrecadação




Frase do Dia:

 

“O palácio do Planalto dispõe de instrumentos para conter qualquer movimento contrário aos seus interesses. Nomeações, favores, benesses – tudo funciona de acordo com seus objetivos.” Jornalista Carlos Chagas

01-2012 pintando na área

Como no Brasil o novo ano só começa depois do carnaval, desejo a todos e todas como gostam de dizer meus amigos petistas um Feliz Ano Velho. O ruim disso é que o ano começa com o fim do carnaval, mas acaba antes de começar o natal. Se somarmos a dessa folga cultural o que é legal ou assemelhado como recessos forenses e parlamentares, feriados municipais, estaduais, nacionais, ponto facultativo, o dia enforcado entre feriados, as licenças prêmio, maternidade, paternidade, o atestado médico, greves, chuvas, jogo da seleção, e outras, vai longe... O país do carnaval é um país pela metade. Talvez por isso, somente agora é que chegamos ao futuro!

02-Ressaca do carnaval

Evoé Baco! Revendo em slow-motion a lambança na apuração das escolas de samba, pintaram algumas dúvidas que divido com você: Como é possível dar nota para um samba – os músicos sabem disso – que é marcha? Por que o poder público que financia o carnaval não participa da apuração, não fiscaliza e nem indica como e onde deve ser feito? A quem interessa declarar que tal escola é campeã? A campeã passa a receber mais verbas que as outras? Aqui em Porto     Velho existe algum órgão que fiscalize como foi utilizada a verba repassada pelo poder público para blocos, escolas, e afins? Por que a Ala da Baianas não soma pontos se é obrigatória?   

03-Nem tanto ao mar, nem tanto à terra I

Sempre que vejo uma briga grande fico tentado a descobrir qual foi a gota que fez transbordar o copo. Na briga pela aprovação ou não do financiamento, empréstimo ou o nome que se dê ao dinheiro do BNDES há algo que não foi dito nem por um lado e nem pelo outro. Pegadinha se preferirem e tem a ver com a qualidade da arrecadação estadual, que vem num processo de deterioração desde o final do governo Cassol. A entrada de dinheiro das usinas foi tão grande que ocultou a fragilidade da arrecadação e a grana do BNDES é a solução de curtíssimo prazo.

04-Nem tanto ao mar, nem tanto à terra II

Se estou certo, o empréstimo do BNDES dará ao governado Confúcio, o fôlego que vai precisar para passar a borrasca que se anuncia ali na frente, enquanto ajusta a máquina de arrecadação que passou por grandes alterações e, até onde sei, sem avaliações a posteriori. Não digo que a máquina de arrecadar impostos seja uma caixa preta, mas a transparência exige que auditorias sejam feitas e publicadas e, se não por outros motivos, pelo fato de ser dinheiro público. Para quem acha que uso tinta preta, lembro que pressões por aumento batem à porta do palácio. Hoje, a “tchurma” da educação. Ontem, a “tchurma” da segurança. Amanhã, sabe Deus quem.

05-Nem tanto ao mar, nem tanto à terra

Quem casa com a viúva assume os filhos e o Dr. Confúcio sabe disso mas é bom contar como é que encontrou a nova família, se os meninos estavam bem criados, se a casa estava arrumada ou caindo ao pedaços, se havia goteiras, se a cerca estava arrebentada. No programa Via Sat desse sábado o Chefe da Casa Civil Juscelino Amaral passou o rodo e mostrou qual a realidade encontrada pelo governo atual. Por essas e outras é que defendo a tomada de contas especial compulsória no período de transição entre um governo e outro. Depois do leite derramado, as explicações dos que assumiram soam frias e distantes e principalmente quando a Inês é morta.  

06-BR-364 a estrada de matar gente

Um jovem prefeito e o seu motorista são as duas novas vítimas da “estrada de matar gente”, a BR364. Dirceu Alexandre da Silva do PSB, prefeito de Alto Alegre dos Parecis, faleceu no início da noite de sexta-feira num grave acidente na BR-364 nas proximidades de Itapuã do Oeste. Dirceu retornava de viagem a Porto Velho com seu motorista Cirilo Ferreira de Sousa, de 46 anos e que faleceu no local. Dirceu exercia o cargo há menos de dois anos, tendo assumido a vaga no lugar do deputado federal Padre Ton. Tinha 39 anos de idade deixa esposa e 3 filhos.   

07-Caçando encrenca

O governo é contra, a justiça diz que é ilegal, a polícia fecha, os mesmos de sempre reabrem e convenhamos: tem muita gente boa que gosta. Nos últimos dias uma nova operação contra as máquinas caça-níqueis ou bingo eletrônico clandestino. Por trás estaria o crime organizado, os chineses e russos da máfia, etc. Não jogo e sou avesso a jogatina mas, acho estupidez impedir que uma atividade seja proibida apenas porque o crime pode estar por trás dela. Melhor parar o futebol brasileiro, prender cartolas, fechar o congresso, prender quem faz emendas, quem participa de licitação, faz obras, fornece marmitas, vende material para hospital... “Pó Pará!!!”

08-Um pouco mais disso

Se a polícia quiser acabar de vez com o jogo nas máquinas caça níqueis em Porto Velho basta prender o dono das engenhocas. Todos conhecem, sabem ou ouviram dizer, mesmo quem não joga, bem como a justiça e até a própria polícia, que fechar a casa, confiscar máquinas e autuar o gerente tem o mesmo efeito que atrasar o relógio para o sol nascer mais tarde. O problema é que com ou sem o jogo caça níquel, a droga e principalmente o crack, já se instalaram e não me venham dizer que apenas o dinheiro das maquininhas é que financia o tráfico de drogas.    

09-Reciclando

Um cagalhão de metal, lixo espacial de algum foguete ou satélite caiu no Maranhão mas, como acertar lá de cima no alvo é difícil, Sarney escapou. Sem grana e vivendo no sufoco, o Zé Povim  não vai poder reciclar a pelota celestial que vai para estudo. Em São Paulo outro Zé, o Serra, se recicla e é o pré-candidato a prefeito. Quem não se recicla é o TSE que continua permitindo as campanhas antecipadas, desde que feitas por pré-candidatos. E em Porto Velho a Marquise se recicla: recolhe seletivamente o lixo – dia sim outro talvez – e a metade vai no caminhão e a outra metade se espalha no chão. A Prefeitura não fiscaliza e a gente que não se recicla, paga.  

10-Três perguntas cretinas 

Semana decisiva para Valter Araújo que pode ou não se entregar. Alguém pelai quer apostar? Tá bom. Vou refazer a pergunta: Quem manda “de fato” na ALE nesta quadra onde Hermínio é o presidente de direito? Na apuração do desfile das escolas de samba de Porto Velho vão usar computador para evitar a lambança como em Sampa ou resultado vai sair na “mão grande”?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)