Sexta-feira, 2 de março de 2012 - 05h40
Prévias petistas
Ontem citei os dois nomes favoritos a disputa das prévias petistas dia 25 deste mês, que são Fátima Cleide e Miriam Saldanha. Ao final das inscrições também foram referendados mais três nomes: José Nilmar, Cláudio Carvalho e Valdeir Braga.
O favoritismo
Neste racha configurado e com o prefeito Roberto Sobrinho lançando dois nomes da sua confiança – Miriam Saldanha e Cláudio Carvalho – quem acaba levando vantagem é a ex-senadora Fátima Cleide que lidera toda aquela ala petista que já foi comandada pelo falecido Eduardo Valverde.
Jogo de estratégia...
Tem dente de coelho nestas prévias. Não dá para entender, por exemplo, o fato do prefeito Sobrinho inscrever dois candidatos do seu grupo fragmentando os votos da sua ala. Só mais na frente será possível entender o jogo de estratégia do alcaide.
....E jogo de cena!
Nos bastidores se sabe que o prefeito Roberto Sobrinho e o presidente nacional do PMDB Valdir Raupp trabalham numa aliança para as eleições na capital. Mesmo assim Raupp anunciou ontem que o partido terá candidatura própria e o nome será escolhido numa pesquisa entre Davi Chiquilito, Abelardinho Castro e Orestes Muniz.
Mais apoio
Se o povo de Rondônia quiser punir os deputados propineiros vai ter que se mobilizar e apoiar o presidente José Hermínio na sua tentativa de moralizar a casa de leis. Hermínio, mesmo ameaçado pelos parentes do fora- da- lei Valter Araújo esta fazendo sua parte, mas sem pressão popular a coisa vai ser catimbada, com certeza. |
Em campanha
Os municípios cortados pela rodovia 364, à estrada as almas, se movimentam em torno de uma campanha pela restauração da estrada do inferno. As Câmaras Municipais de Cacoal, Ariquemes, Itapoá e Jaru já se manifestaram e outras também estão aderindo. A cobrança é enorme.
Pobre de nós!
A penitenciária federal de Porto Velho foi o maior presente de grego já recebido até hoje. Com ela, vieram às celebridades criminais do país e no seu rastro assaltantes de bancos (e haja dinamite nos caixas eletrônicos), traficantes barra pesada, além do esquema mafioso de caça-níqueis. Coisa de louco!
Em Ariquemes
Em Ariquemes, com o deputado estadual Adelino Folador fora das paradas e com o ex-senador Ernandes Amorim e sua filha Daniela barrados pelo projeto ficha limpa, novos nomes vão surgindo para tentar tirar Márcio Raposo (DEM) do poleiro. Entre eles, desponta Vitório China (PDT), empresário e desportista.
Clima de emoção
Ainda num clima de comoção pelo acidente que tirou a vida do prefeito Dirceu Alexandre (PSB), o presidente da Câmara de Vereadores Obadias Brás (PTN) assumiu a prefeitura sw Alto Alegre dos Parecis se comprometendo a dar seqüência às ações ao prefeito que morreu no último final de semana.
Do Cotidiano
A teoria tibetana
Existe uma teoria tibetana da invisibilidade segundo a qual uma pessoa que entrar discretamente em determinado ambiente pode sair dele sem ser lembrada, como se fosse invisível. E se não foi vista por ninguém é porque estava realmente invisível.
Michal Lipson tem suas próprias impressões, inclusive práticas, a respeito da invisibilidade. Filha do astrofísico norte-americano Reuven Opher, professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e coordenador do projeto temático Nova Física no Espaço – Formação e Evolução de Estruturas no Universo, ela viveu no Brasil até os 19 anos, quando saiu para voar mais alto.
Na verdade, saiu para mergulhar nos estudos em fotônica do silício, que há dez anos, quando ela começou, era uma atividade considerada no mínimo perda de tempo. A proposta de substituir os elétrons por fótons (porções minúsculas de luz) no transporte de dados dos processadores de computação não cabia na cabeça dos sábios da época, não tão distante assim.
Michal admite que era uma proposta ousada, mas foi por isso mesmo que, ao insistir nesses estudos, ela conseguiu figurar nas enciclopédias modernas entre os pioneiros nessa área, mesmo ainda bastante jovem, sendo já um dos nomes mais respeitados entre os especialistas que desenvolvem um novo paradigma da arquitetura de hardware.
Esse novo paradigma será o computador com componentes fotônicos, tecnologia que permitirá retomar o ritmo do aumento de velocidade dos processadores e tornar possível a construção de objetos de ficção científica, tais como os mantos de invisibilidade.
Além de herdar a veia científica do pai, Michal é irmã da também astrofísica Merav Opher, professora da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, que investiga a evolução de ondas de choque e camadas não-lineares de plasma associadas ao vento solar.
Michal Lipson fez os dois primeiros anos de graduação em física no Instituto de Física da USP, concluindo o curso em 1992 no Instituto de Tecnologia de Israel (Technion), instituição na qual também fez o mestrado e o doutorado em física.
Via Direta
*** O setor de obras da prefeitura de Porto Velho esta acionando frentes de trabalho para fechar a buraqueira provocada pelas chuvas *** Cassol deve estar adoentado, pois não aterrorizou o governo estadual nas últimas semanas *** As escolas rurais de Ouro Preto estão recebendo ar condicionado.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri