Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sindicatos questionam no TCE suspensão das consignações


Sindicatos questionam no TCE suspensão das consignações - Gente de Opinião

As consignações feitas pelo Governo do Estado, através de empresas terceirizadas, voltam a causar polêmica. Na manhã de hoje, um grupo de sindicalistas representativos do serviço público estadual estiveram no Tribunal de Contas para se obterem uma posição sobre a possível suspensão dos repasses pela Secretaria de Estado da Administração (Sead).

Os sindicalistas se reuniram com o conselheiro Wilber Coimbra e o que se descobriu foi mais um possível esquema de corrupção que está ocorrendo com a anuência do próprio Executivo. Segundo o conselheiro Wilber, o Tribunal de Contas determinou a suspensão das operações da empresa responsável pelas consignações por causa de várias irregularidades.

De acordo com o presidente do Sindafisco, Mauro Roberto, que representou a Comissão de Sindicalistas no Tribunal de Contas, a causadora de todo a celeuma é a própria Sead que nunca regularizou a situação da empresa mineira responsável pelas consignações Zetra Soft. As empresas contratadas pelo Governo para o serviço nunca são escolhidas através de licitação.


 

Sindicatos questionam no TCE suspensão das consignações - Gente de Opinião
05/12/2011
Consignações deixa 13 mil funcionários 'estourados' em RO


27/01/2009
TJ suspende empréstimos consignados em folha de pagamento por 30 dias


10/05/2011
Estado revoga decreto que fazia desconto em folha


13/02/2012 
Léo ladeia: 'Pindura em 110 meses' 

 
 
 

“Desde 2003, empresas de consignações são contratadas pelo Executivo, e como sempre trazendo problemas no que se refere à transparência dos serviços que executam”, disse Mauro. Segundo o sindicalista, o Tribunal já deu prazo para que se fosse realizada a licitação, mas até agora a Sead fez pouco caso com a determinação, levando a Côrte a suspender o funcionamento da Zetra Soft.

Mauro Roberto ainda explicou que o Governo não efetuando os repasse aos sindicatos trará danos irreparáveis às entidades. Os sindicatos correm contra o tempo e tem dez dias para reverter a situação e garantir os repasses. “Se não fizermos o desconto do servidor, não poderemos fazê-lo no mês seguinte porque estaremos ultrapassando a margem de consignação permitida em Lei”, lembra. E declarou: “A Lei Complementar 622/2011, que regulamentou a consignação, não trouxe a transparência devida como sugeriu o Governo”.

O sindicalista Clay Milton Alves, presidente do Simporo (Sindicato dos Motoristas Oficiais Profissionais no Estado de Rondônia) disse que a Lei 622/2011 e todas as situações que estão ocorrendo em torno das consignações são fruto da não discussão da Lei com os sindicatos. “A Assembléia Legislativa simplesmente aprovou sem ouvir a gente. Vamos procurar os deputados para que eles também possam nos dar uma solução para o caso”, avisou.

Os sindicalistas que estiveram na reunião não tiveram dúvidas ao afirmar que cabe ao Governo uma explicação sobre a questão. O Governo do Estado paga um software mensalmente no valor de R$ 1,4 milhão que pode muito bem fazer as consignações, sem a necessidade de contratação de uma empresa terceirizada. O próprio conselheiro Wilber, durante a reunião, advertiu que, o Governo faça uma chamada pública para escolher outras empresas interessadas em prestar, de graça, o serviço das consignações ao Executivo estadual.

Estiveram presentes à reunião representantes do Simporo, Sindafisco (Fiscais), Sintero (Educação), Sintraer, Sindsaúde, Sinsepol, Sinsdet, e Semge.

Os representantes desses sindicato se reuniram no final da manhã de hoje com o conselheiro Wilber Coimbra, com o secretário da Sead, Rui Teixeira, e com o chefe da Casa Civil para chegar a um encaminhamento positivo sobre a situação.

O chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral, que representou o governador na reunião, assumiu a responsabilidade da situação pelo Governo, e que, em conjunto com o Tribunal de Contas e os sindicatos, irão estudar uma saída para a questão das consignações.


Fonte: Marcos Santana

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)