Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Hermínio, Ribamar e os deputados do bem precisam de apoio da opinião pública


 Hermínio, Ribamar e os deputados do bem precisam de apoio da opinião pública - Gente de Opinião

Bem x Mal

Com o inicio dos trabalhos da Comissão Processante, abriu-se ontem uma guerra entre o bem e o mal na Assembléia Legislativa. São onze deputados do bem, liderados por Hermínio Coelho e Ribamar Araújo, contra 12 deputados do mal, comandados no “exílio” por Valter Araújo e toda a sua tropa de choque.

 

As dificuldades

Mais do que nunca Hermínio, Ribamar e os deputados do bem precisam de apoio da opinião pública. A metade do parlamento estadual é contrária à punição dos deputados infratores e pretende colocar panos quentes na situação. Sem pressão popular, teremos aí a maior pizza de todos os tempos.

 


 

No Congresso

No Congresso Nacional temos um foco de rebelião no PMDB contra o governo Dilma Roussef. Os representantes do partido de Michel Temer acusam o Palácio do Planalto de privilegiar a liberação das emendas para os deputados do PT. Na verdade o contingenciamento de recursos é geral.

 

Eleições 2012

Com as convenções decisivas de julho se aproximando os pré-candidatos a Prefeitura de Porto Velho começam a estreitar relações com sua nominata de vereadores. Dalton di Franco, do PDT, busca unificar a linguagem com a patota que vai disputar as 21 cadeiras na capital.

 

Recadastramento

E com a conclusão do recadastramento biométrico pelo TRE, em Porto Velho, é possível constatar uma significativa redução do eleitorado na capital. Cerca de 30 mil eleitores deixaram de se recadastrar e assim sendo, deixarão de votar nas eleições de outubro.

 

Rumo a Altamira 

A maior parte dos eleitores que não se recadastrou e que participou da epopéia das usinas e que já está voltando para seus estados, se transferiu para Altamira, no Pará, onde se ergue à gigantesca usina hidrelétrica de Belo Monte.

 

A novela

A novela da cassação do deputado federal Natan Donadon se arrasta em recursos no STF. São quase duas décadas de impunidade e a população já está cansada de se perguntar porque que as ações destinadas à moralização da política brasileira são tão demoradas.

 

Pagando o pato

Em alguns trechos da BR 364, o Dnitt começou uma operação tapa-buracos para amenizar a situação, mas é como tapar o sol com uma peneira. Na verdade, o buraco é mais em baixo: são 2 mil carretas do MT transportando soja por dia na rodovia e é Rondônia que esta pagando o pato, bancando os reparos.

 

Em campanha

Com a ex-senadora Fátima Cleide largando na frente, os pré-candidatos a prefeitos do PT – Miriam Saldanha, Cláudio Carvalho, José Neumar – se esfolam na busca de votos dos convencionais para as prévias do próximo dia 25. Mas o que se vê afunilando é uma disputa entre mulheres: Fátima X Miriam Saldanha.

 

Do Cotidiano

 

Gente de OpiniãoO crescimento na
Era Confúcio Moura

A Era Confúcio – o primeiro ano do governo Confúcio Moura – foi fechado com o pé direito em 2011 no plano econômico. O IBGE divulgou hoje o crescimento do Brasil, algo em torno de 2,7 por cento enquanto que o Estado de Rondônia bateu novo recorde nacional, atingindo algo em torno de 7 por cento. Indicativo superior ao índice paranaense, que festeja os 4 por cento, o maior do sul do país.

Com um rebanho bovino ultrapassando 13 milhões de reses – superior a estados como o Paraná e países com o Paraguai – a carne e derivados impulsionou o PIB rondoniense como um foguete, mostrando que tanto os governos anteriores de José Bianco e Ivo Cassol, como o atual, de Confúcio Moura, acertaram ao priorizar a saúde animal. O Idaron tem sido uma das ilhas de eficiência em Rondônia.


Apesar de tudo o que tem acontecido em Rondônia o estado mantém ótimos indicativos econômicos e, mesmo com pouco planejamento, esta preparado para a travessia do ciclo pós usinas que se aproxima. A redução da carga de operários nas usinas do Rio madeira acontecerá pausadamente e deve se arrastar até 2016.Gente de Opinião

É importante lembrar que Rondônia cresceu no primeiro ano da era Confúcio em torno de 7 por cento, um índice maior do que dos outros estados brasileiros e a tendência é que o estado mantenha o ritmo em 2012, com uma previsão de crescimento em torno 6 por cento, ainda brilhando no ranking nacional.

Ressalta-se que mesmo com o contingenciamento de recursos da União a maioria das obras importantes do estado não foram barradas como se esperava. Até a construção da ponte internacional de Guajará Mirim orçada em quase R$ 300 milhões será mantida pelas esferas econômicas do Planalto.

Outro dado importante é que o ano de 2012 começou com aumento de arrecadação. A carne impulsiona nosso PIB. A soja avança, as exportações crescem. O mês de fevereiro, por exemplo, terminou em alta e sinaliza números alvissareiros para o decorrer do ano e se a transposição andar, teremos uma significativa economia para o erário estadual.

Com tudo isso, mais obras de grande magnitude que vão começar como as frentes de trabalho do sistema de água e esgoto, a conclusão dos UPAS nos bairros, mais uma unidade de saúde especialmente para os idosos, o novo hospital infantil, também a Gente de Opiniãocapital vai respirar bons ares para a esfera de saúde.

Para melhorar a autoestima rondoniense, vem aí a inauguração do centro político administrativo Rio Madeira, iniciado e levantado pelo ex-governador Ivo Cassol. Aliás, o ex-governador foi quem idealizou um moderno Centro Cívico para Rondônia, cuja obra concluída por Confúcio vai ser a nossa grande marca da modernidade, um verdadeiro cartão postal rondoniense. Juntos, CPA, as sedes dos tribunais, mais a nova sede da Assembléia Legislativa, emergem na era Confúcio, como um símbolo do desenvolvimento de um estado forjado pelo trabalho.

Enfim, mesmo conscientes que ainda temos gargalos, índices sofríveis na saúde e que a corrupção enlameou Rondônia mais uma vez, precisamos olhar para frente. Temos uma luz ao final do túnel e esta surge forte e com certeza, vai iluminar o governador Confúcio Moura para colocar nosso estado nos trilhos.

 


 

Hermínio, Ribamar e os deputados do bem precisam de apoio da opinião pública - Gente de OpiniãoVia Direta

*** Em alguns estados políticos evangélicos e gays começam a se entender *** Existe até recrutamento de candidatos gays *** Novo celeiro agrícola, a região Vale do Guaporé é um dos campeões de desmatamento em Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)