Sexta-feira, 6 de abril de 2012 - 07h51
Jogo bruto
Os principais candidatos da oposição a Prefeitura da capital já acreditam que o PMDB de Confúcio, o PT do prefeito Roberto Sobrinho e o PDT de Acir Gurgacz estarão unidos desde o primeiro turno das eleições de 2012. Sendo assim a definição de cabeça de chapa da aliança será só em julho.
Segundo turno
Na verdade, se a coalizão destes três partidos vai acontecer agora ou depois é só uma questão de tempo. Com certeza, se não acontecer no primeiro turno – todo mundo acredita que será um pleito de dois turnos na capital – na segunda etapa os três partidos estarão pulando cirandinha contra a oposição.
A tendência constatada desde já é a formação de blocos na disputa. Acredita-se que candidaturas isoladas, como a de Miguel de Souza, que deixou o “Frentão” terá dificuldades de se consolidar, mesmo com ele atendendo os requisitos das primeiras pesquisas, que é ficha limpa, empresário, empreendedor, etc.
Os blocos vão se formando. Mauro Nazif, pilotando a coalizão PSB/PC do B e PSOL. Amado Rahal, sustentado pela aliança PP, PTB, PTN, PSDC. No “Frentão”, Hermínio Coelho desponta como o nome da coligação, sendo escoltado pelo PSD de Moreira Mendes, o PSDB de Expedito e o PV de Lindomar Garçon.
Vacas magras
Como ocorre na temporada de chuvas, tanto o governador de plantão como os prefeitos rondonienses são obrigados a vivenciar uma jornada difícil. A economia recua, as rodovias viram crateras e a malha de ruas urbanas vira um caos. É um verdadeiro pesadelo que esta terminando.
Sol chegando
Com o verão chegando, as obras seguem e a popularidade vai sendo recuperada aos poucos. Na capital, por exemplo, o prefeito Roberto Sobrinho começa a inaugurar duas obras por semana a partir de agora. No governo estadual, não é diferente: tem uma penca delas já em fase de conclusão. |
Alguns fatos novos vão surgindo no cenário estadual. Em Ariquemes é a pré-candidatura do petista Val, atual presidente da Câmara de Vereadores. Em Ji-Paraná, o lançamento da esposa do ex-vereador Isaú Fonseca, Amélia Góes Fonseca (PSDB). E por aí vai.
Cada vez mais rachado, o PT realiza suas prévias neste final de semana em Porto Velho. De um lado, o vereador Cláudio Carvalho, apoiado pelo prefeito Roberto Sobrinho, de outro a ex-senadora Fátima Cleide, que lidera a outra metade da legenda. O desafio da sigla é juntar os cacos depois, para o pleito de outubro.
Recebemos ontem na redação, a ex-senadora Fátima Cleide, pré-candidata a prefeita do PT o presidente regional do PSDC Edgar do Boi, o pré-candidato a prefeito do PMDB Edson Duarte, o dirigente regional do PDT Ruy Motta entre tantos. É o Diário da Amazônia já voltado a cobertura das eleições municipais.
O medo que o ser humano tem da morte não tem como ser compensado. Nem pelo esquecimento, que é não pensar no que só virá no fim, porque tudo faz lembrar que sempre haverá um fim. Nem pela ignorância, que é desconhecer as formas de vencer as causas que apressam esse fim. Também no que se refere à morte, o conhecimento e a informação constituem armas capazes de torná-la tão remota quanto possível.
Por desinteresse das autoridades em divulgar, poucos brasileiros têm conhecimento de que há um dia no calendário brasileiro destinado a cuidados que certamente jogariam bem mais para um futuro distante a assustadora e indesejável possibilidade de uma fulminante morte súbita.
O Dia Nacional de Prevenção de Arritmias e Morte Súbita é 12 de novembro, mas nos últimos anos não tem sido devidamente divulgado. As raras atividades desenvolvidas em 2010 ficaram restritas a algumas palestras em cursos de Medicina, não saindo da esfera restrita dos “iniciados”.
Mas para este ano há uma expectativa melhor, pelo menos na capital paranaense. Em Curitiba, atividades para levar à população informações básicas sobre a prevenção da morte súbita foram preparadas com cuidado e a partir de outubro haverá um crescendo na campanha, com o envolvimento de profissionais da medicina e acadêmicos dos cursos da área médica, para chegar ao dia 12 de novembro com um saldo positivo de esclarecimento da população.
Até hoje, mesmo em Curitiba, cidade tida como centro de inovação nos mais diferentes domínios, as atividades de prevenção às arritmias e à morte súbita estavam limitadas às exortações divulgadas na imprensa pelos voluntários da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), que em 12 de novembro, em atividade coordenada com a Sociedade Paranaense de Cardiologia, vão distribuir à população panfletos com informações e orientações sobre os problemas do coração.
Só os casos de morte súbita são responsáveis por cerca de 50% de todas as mortes de causa cardiovascular no mundo. No Brasil, estima-se que 300 mil mortes tenham relação com problemas cardiovasculares todos os anos.
Via Direta
*** Como na Páscoa só decola o coelhinho, desde ontem rola recesso na ALE-RO e Câmaras Municipais do estado *** Neste domingo todas as atenções estarão voltadas para as prévias do PT *** O PSB já trabalha numa forte nominata de candidatos na capital.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri