Quinta-feira, 12 de abril de 2012 - 14h55
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho visitou na manhã desta quinta-feira, 12, a obra do Terminal Hidroviário do Porto do Cai N’água, que está sendo construído às margens do rio Madeira. Participaram também da inspeção o secretário Israel Xavier, da secretaria municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre); a secretária adjunta da Sempre, Silvana Cavol, o coordenador municipal de Fiscalização de Obras, da Sempre, Valmir Queiroz; e o diretor de Administração de Terminais, Gabriel Bruxel, da secretaria municipal de Transporte e Trânsito (Semtran).
Roberto Sobrinho adiantou que o projeto do terminal hidroviário foi elaborado com a intenção de valorizar o local e também, chamar a atenção da população e dos turistas para o rio Madeira, o “berço” de Porto Velho. Por ser um local de grande valor histórico para a cidade, o prefeito adiantou que e a construção do Porto do Cai N’água, junto com as obras do Complexo Turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e do Parque das Águas, visam resgatar e revitalizar a área. “Temos que fazer a cidade se virar para frente do Madeira. Hoje ela está de costas para o rio. Por isso estamos realizando várias obras nessa região. Depois que elas forem todas entregues à população, tenho certeza de que vamos atrair a atenção dos turistas e a população passará a ter mais uma área de lazer, onde as famílias poderão reunir-se e, é claro, um local melhor adequado para viajar de barco”, disse.
Toda a estrutura naval do terminal hidroviário foi construída em Manaus (AM) e foi transportada pelo rio até Porto Velho. O projeto foi elaborado pelo Exército e a obra está orçada em cerca de R$ 15 milhões, recursos oriundos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a contrapartida da prefeitura.
A plataforma do Terminal Hidroviário do Cai N’água, depois de concluída, terá uma estrutura naval de 60 metros de largura por 20 de comprimento que pesa cerca de 750 toneladas.
Ela terá ainda dois flutuantes para embarque e desembarque de passageiros e mercadorias e duas passarelas metálicas de 120 metros de extensão que farão a ligação com a margem, e por onde passarão veículos e passageiros.
O complexo do porto terá uma área de 500 metros quadrados, com sala de espera, guichês para venda de bilhetes, acesso às pessoas portadoras de necessidades especiais, ambiente climatizado, boxes para comércio, segurança 24 horas, banheiros, fraldário, praça de alimentação e postos de fiscalização da Polícia Federal, Polícia Militar, Receita Federal, Marinha, Vigilância Sanitária, Ibama, guarda-volumes, setor administrativo, quatro boxes de atendimento externo e estacionamento. A previsão do secretário Israel Xavier é de que até julho o terminal seja inaugurado.
Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç
Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do
Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre
Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta
A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco