Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 20/04/12



TEATRO

Jória ganha pela 3ª vez prêmio nacional

Com uma adaptação da obra de Nelson Rodrigues, “Álbum de Família”, apresentada pelo grupo “Anômade Cia. de Teatro”, a diretora teatral Jória Baptista de Lima venceu pela terceira vez uma disputa nacional, agora o prêmio Funarte, este ano dedicado ao centenário de nascimento de Nelson.
O prêmio “Funarte – Nelson Rodrigues, 100 anos do anjo pornográfico”, é mais um na lista da consagrada diretora Jória Lima que em 2009 venceu na categoria Dramaturgia Funarte com a peça “Filhas da Mata”, escolhida em seguida para o projeto “Palco Giratório/2010”, do SESC, apresentado em todo o país. Neste ano de 2012 a peça “Filhas da Mata” foi selecionada para representar o Brasil, ainda este mês, no Festival Internacional de Teatro, em São Paulo.

Em 2011, sob a direção de Jória Lima, outra peça rondoniense ganhou o prêmio Funarte Artes na Rua/2011, com o projeto “Cabaret, paródia do amor romântico”, que será apresentado em julho na EFMM como parte das comemorações do centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Jória Lima, eleita 1ª Conselheira de Cultura de Porto Velho, diz que a premiação, pela terceira vez, “mostra que temos um teatro forte em nosso Estado” e atribui os prêmios que vem recebendo “ao trabalho de toda uma equipe de atores, técnicos e pessoal de apoio.

Funcionária do Tribunal de Contas do Estado, Jória Lima contribui sempre com projetos de desenvolvimento da arte dramática em diferentes órgãos de Porto Velho, e diz estar orgulhosa de poder contribuir com a elevação do nome de Rondônia no cenário nacional.

“Entendo – frisou – que podemos oferecer mais resultados, inclusive usando o teatro como forma de educar e oferecer uma oportunidade de vida melhor aos nossos jovens. Tenho a certeza de que a maturidade intelectual e espiritual de uma comunidade se mede também por sua cultura e pela sua capacidade de assimilação do entorno cultural”;

Para a diretora três vezes premiada Jória Lima, “esse reconhecimento nacional é um sinal claro do amadurecimento não só do artista rondoniense, mas, também, do povo que nos prestigia, ainda que necessitemos de melhor apoio para podermos alcançar, tenho certeza, resultados ainda mais expressivos e que mostrarão ao país que aqui também temos cultura e gente capaz de produzi-la”.


Hoje chega a Porto Velho a Caravana do Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi de São Paulo.

**********
No inicio deste ano, durante reunião entre o secretário da Secel com os dirigentes de escolas de samba e blocos de Porto Velho, o vice governador de Rondônia Ailton Gurgacz surpreendeu os presentes, ao chegar e convidar o secretário Chicão para acompanhá-lo numa viagem a São Paulo onde iria atender convite da direção da escola de Samba Tucuruvi “que esta querendo contar a história de Rondônia no carnaval de 2013”.

*********
A viagem que estava marcada para aqueles dias, não aconteceu, mas, a negociação continuou.

 


**********
Quem sabe até influenciada pelo assessor do Diretor do Detran Thiago que desfile nas escolas de samba de São Paulo.



*********
Bom! Para encurtar a conversa, nesta sexta feira dia 20, desembarca no aeroporto Governador Jorge Teixeira em Porto Velho uma caravana da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi de São Paulo cujo objetivo, é convencer o vice governador, o secretário de cultura e o próprio governador Confúcio Moura de que o enredo sobre a história de Rondônia dá Samba!

 


********
Thiago passou a manhã na Secel justamente no gabinete do Chicão tratando da programação e da recepção aos sambistas da Tucuruvi.

*********

Entre os dirigentes da escola que tem como símbolo um Gafanhoto, vem o carnavalesco, puxador de samba enredo entre outros.



*********

Segundo nossas fontes, a troupe da escola paulista vai se apresentar hoje a noite com a Fina Flor do Samba no Pioneiros Pub a partir das 20h00 com Ernesto Melo como anfitrião.

**********

Amanhã, a roda de samba vai ser na tenda do Tigre quando o pessoal da escola de samba Asfaltão vai receber os sambistas da Tucuruvi para mostrar como é que se faz samba em Porto Velho.

**********

Sabedores da recepção aos sambistas da escola de samba de São Paulo, os compositores de samba enredo das escolas de samba de Porto Velho, vão conversar com quem de direito, no sentido de participarem da composição do samba enredo da Tucuruvi para o carnaval de 2013.
 


**********
É uma ótima idéia que deve ser abraçada pelos responsáveis pela vinda dos paulistas a Porto Velho, afinal de contas, temos ótimos compositores de samba enredo.

 


*********
Quero apenas lembrar, que Em 1997, a Grande Rio apresentou um samba sobre a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, com muito luxo e criatividade nas alegorias e fantasias, a escola mostrou o delírio dos trabalhadores que morreram de febre amarela e malária na construção da ferrovia. No carro “Outros Perigos” uma serpente sobre trilhos de neon causou impacto.

***********

O negócio foi tão sério que:



*********
Mestre Maurício, um dos diretores da bateria da Grande Rio, bastante emocionado, sentiu-se mal no início do desfile e veio a falecer. A escola encerrou o desfile de forma dramática. Seu último folião atravessou a área que delimita o fim do Sambódromo a menos de 30 segundos do tempo permitido. Por pouco, a Grande Rio não estourou o seu tempo, o que acarretaria perda de pontos.



**********
Mas o samba enredo foi o melhor do ano e até hoje, é um dos mais cantados nas rodas de samba de todo o Brasil.



**********

Naquele tempo, o governo estadual negou que tivesse destinado algum recurso para escola de samba carioca porém, hoje sabemos que a grana não foi pouca.
 


*********
Não queremos dizer com isso, que somos contra o investimento do governo na divulgação da história de Rondônia como enredo de uma escola de samba, ainda mais quando essa escola de samba tem o porte da Tucuruvi.



**********
Tenho certeza que será uma grande jogada de marketing se o governo estadual concordar em apoiar a escola Acadêmicos do Tucuruvi.



**********

Já pensou o povo de São Paulo cantando um samba de Silvio, Bainha e Ernesto e as Pastoras do Asfaltão fazendo parte da gravação oficial!



**********

Vamos nessa. Ninguém é chinês mas, todos podemos passar a gostar de “Gafanhoto”!



**********
Por falar em samba, meu amigo Beto Cezar e convidados está se apresentando aos sábados, na Feijoada do Vila Rica



**********
E neste sábado acontece a Feijoada da Berta Zuleika com a rainha da bateria de uma escola de samba de São Paulo. Será que é a Rainha da Bateria da Tucuruvi?



*********

Em tempo de ensaio de dança de Quadrilha, bom mesmo é perder energia sambando.

 


*********
No próximo sábado dia 28 acontece a primeira feijoada da mais nova escola de samba de Porto Velho Acadêmicos da Zona Leste.



**********
Aliás, a Acadêmicos da Zona Leste é uma dissidência entre membros da escola de samba Os Diplomatas.

 


**********
Só tem sambista de ponta na Verde e Rosa; Walber do Bandolim, Paulinho Cachaça, Silfarney e o compositor Sandro Sarará que é o presidente. Todos esses faziam parte da direção da escola Os Diplomatas.

*********

Segundo o Sarará a escola vem pra derrubar muita gente grande!
 


*********

To dizendo, que mesmo em tempo de folclore, em Porto Velho o samba não para.



*********

Dayan Saldanha comunica.

********

Serve o presente para comunicá-los que não mais ocupo a titularidade da pasta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Guajará-Mirim - SEMCET.


**********
Valeu vereador!
 
 


CULTURA


Caravana da diversidade e da cidadania
 

Lenha na Fogueira 20/04/12 - Gente de Opinião

A Manutenção dos Pontos de Cultura
é um dos objetivos da nova secretaria do MinC

Com o objetivo de apresentar as propostas e refletir sobre caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural da nova Secretaria – resultado da fusão das Secretarias de Cidadania Cultual (SCC) e Identidade e Diversidade (SID) do Ministério da Cultura. A secretária Márcia Rollemberg do Ministério da Cultura acompanhada do representante do MinC na região Norte Décio, cumpriu vasta programação em Porto Velho nos dias 18 e 19.

Durante encontro com representantes dos segmentos culturais que militam em Porto Velho, na noite da última quarta feira 18, no Teatro Banzeiros, Márcia fez explanação sobre o que o Ministério e em especial, sua Secretaria realizou e está realizando no campo da Cidadania e da Diversidade Cultural, além de falar sobre as prioridades do MInC na gestão da ministra Ana de Holanda; ”A idéia do Brasil Criativo é trabalhar a dimensão econômica mas, antes de tudo, a dimensão da diversidade de tudo que representa como ativo do desenvolvimento e de como que a cultura se coloca nesse patamar”.

Lembrando que recentemente a região Norte e em especial as cidades da Amazônia, foram agraciadas com a disponibilidade de recursos via empresa Vale do Rio Doce. “A maneira de como serão distribuidos os valores disponibilizados pela Vale, será divulgada durante a Conferencia dos Gestores Culturais que vai acontecer aqui em Porto Velho no dia 31 de maio”. Bastante preocupada com a manutenção do Programa Cultura Viva, ficou feliz ao saber que em Rondônia existem três Pontos de Cultura que tratam da Diversidade Indígena. “O Programa Cultura Viva é o marco em termo de abordagem cultural”,

Na manhã de ontem 19, Márcia Rollemberg após visitar a sede de algumas entidades culturais em Porto Velho, embarcou para o município de Cacoal, onde participa das festividades em comemoração a Semana do Índio.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)