Quarta-feira, 16 de maio de 2012 - 12h49
Poderosa
Ao emergir da escuridão dos corredores que ligam os gabinetes da Secretaria de Estado da Educação, Isabel Luz, agora ungida ao segundo posto mais relevante da pasta como Adjunta, passará a fazer em público o que sempre fez em privado: mandar e desmandar na Seduc.
Extensão
A poderosa Isabel Luz fazia questão de demonstrar prestígio junto ao governador. E Confúcio Moura fazia questão de reafirmar aos titulares da área que a assessora era uma extensão dos seus olhos e seus ouvidos. Agora seu poder se personaliza e não precisará da titularidade para demarcar o terreno. Júlio Olivar, titular da pasta, continuará com o cargo e os encargos, enquanto a adjunta manda.
Palpiteiro
Com a saúde estadual perecendo na UTI na sua mais aguda crise de todos os tempos, Gilvan Ramos, Secretário de Estado da Saúde, passa o dia dando palpite nas pastas dos seus pares.
UTI
Outro dia Gilvan Ramos chegou a alterar a voz com o titular da Sefaz ao afirmar que da forma como estão governando, Rondônia vai quebrar. Não há setor que Ramos deixe de ramificar os seus palpites. Palpita em tudo e passa pito em quase todos, mas a área da Saúde que é de sua responsabilidade permanece na UTI. E sem um diagnóstico competente que suscite uma melhora.
Entreouvidos
- Governador o que lhe aflige? Indagou Roberto Mangabeira Unger. “A saúde”, respondeu Confúcio Moura. Logo depois emendou: “estou virando um especialista em greve”.
C a c e t e
No mesmo momento em que os dois ‘filósofos’ entabulavam este papo acima descrito, os trabalhadores da saúde em greve tomavam uma sova de um pelotão militar por convocação do Diretor do HB, Jean Negreiros.
Massacre
A sorte dos grevistas é que o pelotão convocado era ligado ao Meio Ambiente. Imagine se fosse a COI. Pelas cenas mostradas nos sites de trabalhadores idosos sangrando, o final poderia ter sido pior. Após o massacre, Negreiros pode permanecer no seu confortável gabinete sem nenhum carro de som estridente que lhe tire a tranquilidade.
Barulho
Corre nos bastidores que o sossego do Diretor do Hospital de Base é questão de tempo e que muito barulho lhe aguarda em breve. A coluna não conseguiu apurar o que de fato está para acontecer naquela unidade hospitalar. Mas intui.
Impensável
Quem conviveu com Confúcio Moura na campanha eleitoral nunca poderia imaginar que por traz daquela pessoa serena, doce e aparentemente intelectualizada escondia um governante que utiliza dos meios mais autoritários para enfrentar crises. Ainda põe uma vinheta por aí se autoproclamando o Governo da Cooperação.
Casa Grande
Ano passado, quando ainda alimentava seu BLOG para dar vazão ao estresse do poder, Moura fez questão de registrar que possuía no DNA seu lado nordestino. Numa pura referência aos métodos usados pelos coronéis da política nordestina aos subjugados da senzala. Deduzimos que tenha sido este lado feudal a justificativa de autorizar a PM baixar o cacete nos barnabés.
Transposição
A bancada federal está empenhada em cobrar agilidade da Advocacia Geral da União (AGU) na análise dos documentos que comprovam que a União repassava os recursos até 1991 para quitação da folha de pagamento dos servidores públicos do Estado e, portanto, emita o parecer da regulamentação.
Ameaça
A pressa da bancada federal visa ainda evitar maiores desgastes diante da ameaça de uma greve convocada pelos sindicatos. Ontem, a pressão junto a AGU começou a render dividendos: os procuradores deram início à análise da papelada.
Pesquisa
Uma nova rodada de pesquisa começa a ser apurada nos municípios a partir da próxima semana para verificar os pré-candidatos a prefeitos e vereadores mais bem colocados. No formulário a ser aplicado na pesquisa verificará também como anda a popularidade dos atuais prefeitos, governador, senadores e deputados federais. O resultado não vai ser divulgado, mas a coluna vai poder ter acesso aos dados e fará alguns comentários.
Degola
Apesar das ameaças feitas nos bastidores, é certo que a Assembleia Legislativa casse o mandato do ainda deputado estadual Valter Araújo. Seguirá aquele ditado: ‘perde-se os anéis e salvam-se os dedos’. Trocando em miúdos: corta a cabeça do Valter e os demais encalacrados com os malfeitos mantêm as suas sobre os ombros.
Requentando
Quem lê estas mal traçadas linhas desde ano retrasado foi avisado antecipadamente o que somente com a ‘Operação Termópilas’ veio à tona: houve ‘mala preta’ na votação da presidência da ALE. Foram mais de 300 mil razões reais que justificaram o voto a Valter Araújo. Aliás, este era o título da coluna. O final desse enredo era previsível!
Ferino
Um dos melhores parlamentares e mais ferino opositor da ditadura que passou pela Assembleia Legislativa de Rondônia, Tomás Correia, gentilmente nos envia a seguinte mensagem: - Veja só prezado Robson, embora em Rondônia a riqueza hídrica seja abundante por estes lados ainda não aportou nenhuma cachoeira. Temos apenas GOTEIRA. A frase do Carcará (era assim que os desafetos tratavam o deputado Tomás Correia) é um primor e comprova a falta de gente da sua cepa no parlamento estadual, onde a ‘goteira’ respinga e suja muitos gabinetes.
Impasse
Médicos convocados para prestar serviço na rede estadual sem concurso e sem contratos temporários estão cobrando seus honorários e a Sesau faz ouvido de mercador. O impasse está provocando acusações e uma ameça de suspensão dos serviços. A solução é fazer um reconhecimento de dívida o que pode acarretar em problemas jurídicos aos ordenadores de despesa.
Surdina
Um graduado petista revelou à coluna que Roberto Sobrinho deverá apoiar em surdina a pré-candidatura de Mauro Nazif que, segundo o mesmo petista, deverá receber também o apoio de Ivo Cassol. Mentira ou verdade, é certo que muita gente que anda por baixo por aí vai querer tirar uma casquinha na popularidade que Nazif desfruta junto aos servidores públicos.
Fonte: Robson Oliveira
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t