Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

O poder não é para qualquer um


O poder não é para qualquer um  - Gente de Opinião
 
DINHEIRO FÁCIL, IMPUNIDADE, FASCÍNIO:
 
 O PODER NÃO É PARA QUALQUER UM
 
 
Valter Araújo era uma das maiores promessas da nossa política. Saiu da função de um simples motorista para se tornar vereador. E depois deputado, aliás, o mais votado da história das eleições para o parlamento. Parou por aí a ascensão meteórica de um político ainda jovem, mas que poderia ser considerado, há pouco mais de um ano, um virtual candidato ao Governo e, quem sabe o que mais? O que houve, então, para que ele saísse da política pela porta dos fundos e, ao invés de consagrado,O poder não é para qualquer um  - Gente de Opinião entrasse para a história execrado, como o primeiro deputado rondoniense cassado? Certamente há muitas explicações. O fascínio do poder, depois das raízes pobres. A facilidade de se ter acesso a muito dinheiro. Acerteza da impunidade, do “já que os outros fizeram e nada lhes aconteceu, posso fazer também que nada me acontecerá”; os puxa sacos e falsos amigos, que ao invés de incentivar o crescimento pelo lado certo, ajudam a corromper e encontrar facilidades na corrupção e na sacanagem, tudo isso influiu, sem dúvida. Mas a verdadeira essência da culpa é do próprio Valter. Ele poderia ter escolhido. E escolheu. Enveredou pelo caminho mais fácil que o poder oferece: dinheiro, muitodinheiro. Fácil, embora sujo. E deu no que deu.
 
Enquanto a cultura dos homens públicos do Brasil – e em outros países, porque essas sacanagens não acontecem só por aqui, embora sejamos um dos poucos a não punir ninguém – for do se aproveitar para sugar tudo o que der, rapidamente e sair da política o mais rico possível, não haverá conserto. Porque o fascínio do poder e do dinheiro, que encantam tanto os Valter Araújo que inundam a vida pública brasileira; as facilidades para encher os bolsos e esquecer seus compromissos com o povo e a abundante impunidade, não são coisas fáceis para se suportar. O poder não é para qualquer um.
 
 
 
 
ESTÁ MELHORANDO
 
Mesmo que a chuva não tenha parado totalmente, registre-se o intenso trabalho realizado pela Prefeitura da Capital para recuperar as ruas da cidade. Na zona leste, a parceria é com o Dnit, que está cumprindo sua promessa de recuperar artérias destruídas, quando houve o fechamento da BR e por ali começaram a passar os pesados caminhões. Em todas as regiões da cidade, a operação tapa-buracos já mostra resultados concretos. Há ainda muito o que fazer, até porque o inverno deste ano foi dos mais rigorosos. Mas que está melhorando, isso está!
 
 
 
NATIMORTA
 
Lamentável o que está acontecendo com a natimorta CPI do Cachoeira. Já se previa as mutretagens e a proteção a muitos políticos e autoridades, todos enrolados até o pescoço. O pior de tudo é tentar fazer o brasileiro acreditar que os envolvidos seriam realmente ao menos denunciados, porque punidos, já seria pedir demais. Ou seja, todo esse estardalhaço para punir o próprio Cachoeira e seu amicíssimo Demóstenes Torres. Para isso, não precisavam fazer tanto barulho e, pior ainda, nos fazer de novo de idiotas.
 
 
 
MAL PELA RAIZ
 
O senador Ivo Cassol quer cortar pela raiz, literalmente, a ação dos pedófilos. Projeto seu, prevê a castração química dos condenados por este crime. É claro que não vai passar no Congresso, porque a grande maioria por lá só aprova leis em benefício dos bandidos. Sensacional o argumento do relator do projeto de Cassol, o senadorAloysio Nunes: “os criminosos têm direito à sua integridade física”. Como sempre, nem Aloysio nem outro parlamentar lembrou das vítimas. Cassol tem feito a sua parte, pelo menos. Não defende bandido.
 
 
 
SONHO DISTANTE
 
O secretário de Educação, Júlio Olivar, sonhou, em entrevista ao radialista Arimar de Sá, que até o final de 2014, o salário dos professores estará na faixa dos 3 mil reais. Terá que crescer muito, porque hoje está bem abaixo disso, mesmo com o reajuste de 14,5% já concedido no governo Confúcio Moura. A educação rondoniense tem 20 mil servidores, distribuídos em 416 escolas.O setor, vital para o desenvolvimento de qualquer sociedade, precisa muito mais valorização. Ainda não o é.
 
 
 
CUIDADO REDOBRADO
 
Que ninguém se engane! As coisas na prática, em termos de economia, não condizem com os discursos otimistas. O dólar disparou, ajudando as exportações, mas causando estragos em todos os outros setores. O consumo está caindo desde o início do ano. A crise internacional não nos deixa ao largo, como alardeia nosso governo. É bom ficar bem atento, para que não se entre em fria. A hora é de bom senso na hora de gastar. O mundo está com sérios problemas econômicos. E nós, por aqui, não vamos ficar de fora.
 
 
 
CACHOEIRA?
 
Entre as 545 obras públicas no Brasil, em que o TCU descobriu irregularidades no ano passado, adivinhem qual é a única da região norte? Claro, só poderia ser ela, a BR 364, em Rondônia. Na obra, foram detectados superfaturamento e sobrepreço. Os dados são relativos ao ano passado, quando o projeto de revitalização da principal rodovia dos rondonienses recém começava no que o governo chama de “projeto de revitalização”. Como o TCU não deu maiores detalhes, fica no ar a suspeita: será que a Delta de Carlinhos Cachoeira andou despejando suas águas por aqui?
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Estamos mesmo 300% preparados para enfrentar a crise mundial, como disse a Presidente Dilma ou estará nossa comandante exageradamente otimista?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)