Domingo, 3 de junho de 2012 - 07h01
Bruxelas, 3 jun (EFE).- A União Europeia (UE) advertiu neste domingo do risco de a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 não alcançar avanços significativos e apelou para a comunidade internacional para se comprometer com o cumprimento dos objetivos concretos se não quiser que a reunião fracasse.
"Não haverá nenhum valor agregado na Cúpula se atolamos em procedimentos ou ficamos em boas intenções. Todos temos que despertar perante a realidade da situação do mundo e dar passos concretos para enfrentá-la", assinalou em comunicado o comissário europeu do Meio Ambiente, Janez Potocnik.
O responsável do bloco lamentou a falta de progressos nas negociações realizadas em Nova York e pediu "mais esforços" para as do Rio.
"Pedimos um claro compromisso de todas as partes e notavelmente ao país anfitrião, que terá um papel particular para assegurar que a conferência seja um sucesso", assinalou Potocnik.
O comissário defendeu que "o desenvolvimento sustentável e uma economia verde têm um enorme potencial para transformar os desafios ambientais em oportunidades econômicas e para reduzir as desigualdades sociais".
"Mas para passar de potencial a realidade precisamos de uma direção e metas claras", destacou.
"Não só as gerações futuras sofrerão com nossa incapacidade de acertar as ações necessárias para enfrentar o problema dos recursos limitados, do desenvolvimento insustentável e da pobreza em massa", lembrou.
Bruxelas fixou a transição rumo a uma economia ecológica e a erradicação da pobreza como seus dois objetivos principais para a Rio+20.
Fonte: Rádio Jovem Pan com informações da Agência EFE
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro