Sábado, 9 de junho de 2012 - 07h07
Acredita-se que o próximo escândalo rondoniense seja proveniente da máfia do saneamento básico. Os mafiosos desembarcaram em Rondônia e já estão passando agrado$ a prefeitos e vereadores para a privatização do sistema. O canto da sereia já tinge meia dúzia de cidades.
A BR- 319, que liga Porto Velho á Manaus recebeu mais um duro golpe da União. O repasse de R$ 90 milhões para sua recuperação foi suspenso. A estrada sofre campanha dos ambientalistas e o governo federal quer evitar confusão na Rio +20, a conferencia das Nações Unidas.
O PP acabou se entendendo em suas entranhas, prevalecendo o nome do empresário Ivan Rocha como seu pré-candidato a prefeito de Porto Velho com as bênçãos do cacique Cassol. O ex-diretor do hospital de base Amado Rahhal acabou desistindo da sua pretensão e Odacir Soares foi preterido pela cúpula partidária.
Convenção do PDT
Já, o PDT de Dalton di Franco deve marcar sua convenção para 28 ou 29 deste mês, conforme o que ficou acertado entre o presidente regional Acir Gurgaz e o pré-candidato do socialismo moreno na última quinta-feira. A sigla comemora a ascensão do candidato nas últimas semanas.
Para viabilizar
Já, o pré-candidato do PSD, deputado estadual Hermínio Coelho, presidente da Assembléia Legislativa, tem um desafio pela frente: sem espaço na TV, procura viabilizar sua candidatura com alianças com os Democratas de José Bianco ou com os tucanos de Mariana Carvalho.
Sem alianças
Enquanto os pequenos partidos vão se formando ao lado de Fátima Cleide (PT) e José Augusto (PMDB), e no caso das siglas nanicas ao lado de Mário Sérgio (PMN), o representante do PR Miguel de Souza ainda não conseguiu firmar alianças. Mauro Nazif, um candidato de ponta, também patina nos acordos.
Vai diminuindo
No afunilamento da campanha o número de candidatos vai diminuindo. Nos últimos dias além de Amado Rahaal e Odacir Soares no PP caírem fora, as projeções mostram Edson Duarte e Walni Cavalheiro já fora da disputa. Garçom já escalado como vice de José Augusto, deve ser a próxima baixa.
Coisas travadas
A grande verdade é que as coisas estão travadas no que tange as alianças na capital. Os entendimentos seguem, mas não avançam. Falei com alguns pré-candidatos e eles apenas enrolam, não conseguem afirmar com certeza como ficarão suas coalizões e alguns já estão ameaçados de disputar a eleição com chapa puro sangue.
Pesos pesados
A próxima disputa a ALE, em 2014, promete pesos pesados. Um dos nomes propalados é o do ex-governador, e atual prefeito de Ji-Paraná, José Bianco. Em 82 ele foi o mais votado do estado e proporcionalmente seu recorde não foi batido ate hoje: quase 7 por cento dos votos do estado época. Seriam quase 70 mil votos nos dias de hoje.
O setor de aviação contribui com 2% das emissões totais de gases de efeito estufa no planeta. Com o aumento das viagens aéreas em um mundo globalizado, a Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata, na sigla em inglês) determinou que até 2050 essas emissões se reduzam à metade, tendo como ponto de partida a contagem de CO2 emitida em 2005, além de se tornar neutro carbono até 2020.
Para atingir essas metas de controle de emissões, em meio a um cenário de forte expansão do transporte aéreo em todo o mundo, uma das alternativas que estão sendo avaliadas pelo setor é a utilização de biocombustíveis.
Nessa perspectiva, eles poderiam ser misturados ao querosene na proporção de até 50% sem a necessidade de realizar modificações nas turbinas da atual frota de aeronaves e no sistema de distribuição do combustível aeronáutico. Entretanto, ainda não se chegou ao desenvolvimento de um biocombustível que seja produzido em escala comercial e a um custo competitivo.
A Embraer aceitou o desafio de chegar ao cumprimento da metade estabelecida pela Iata, iniciando estudos para avaliar novos biocombustíveis destinados especificamente para aviação. A pesquisa integra projeto conjunto com a Fapesp e Boeing, que prevê a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento desses combustíveis especiais.
O projeto de pesquisa faz parte de um acordo entre as instituições, assinado em outubro de 2011, e integra o Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (Bioen), que reúne mais de 300 cientistas brasileiros, sendo a maioria atuantes em universidades e instituições de pesquisa no Estado de São Paulo, além de 60 pesquisadores de diversos outros países.
A parceria entre a Embraer, a Fapesp e a Boeing começou com um estudo sobre os principais desafios científicos, tecnológicos, sociais e econômicos para o desenvolvimento e adoção de biocombustível pelo setor de aviação comercial e executiva no Brasil. Esse trabalho está sendo desenvolvido por uma série de oito workshops serão realizados ao longo deste 2012 para coleta de dados com pesquisadores, integrantes da cadeia de produção de biocombustíveis, além de representantes do setor de aviação e do governo.
Via Direta
*** O senador Acir Gurgacz (PDT-R) cumpriu agenda no Cone Sul e Vale do Jamari nos últimos dias *** Já, o deputado federal Mauro Nazif se reuniu com a turma do PSB em Vilhena ontem *** E hoje é o grande dia da Caravana da Transposição rumo à Brasília.
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