Sábado, 9 de junho de 2012 - 12h30
Já está em vigor a parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental/SEDAM e o Centro de Estudos Rioterra para a co-gestão do Parque Estadual de Cumbiara, em Rondônia. O termo foi assinado no último dia 6 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente. A assessoria técnica proporcionará planejamento que indique melhor aproveitamento dos recursos naturais da unidade.
A co-gestão, estabelecida pela Lei 9.985/00, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação e regulamentada pela Lei 4573/04, tem como objetivo implementar o Plano de Manejo de Uso Múltiplo da unidade para que esta cumpra as funções sociais, ambientais econômicas e culturais para as quais foi criada a partir do compartilhamento de responsabilidades entre a sociedade civil e o órgão gestor do estado.
A parceria prevê a participação do Centro de Estudos Rioterra nas atividades de organização social, fomento a pesquisa científica e educação ambiental junto a comunidade, implementação de atividades de turismo ecológico na unidade que envolva os moradores do entorno e apoio técnico voltado ao monitoramento da unidade.
Essa nova perspectiva de trabalho permitirá ao governo concentrar-se nas funções estritamente estatais essenciais à gestão das unidades de conservação, como formulação de políticas públicas para o setor, monitoramento e fiscalização. “Estamos no governo da cooperação. Esta é uma forma de compartilhar a responsabilidade pelas áreas protegidas e aproveitar a capacidade técnica de entidades não governamentais ligadas ao meio ambiente”, observou a Secretária Nanci Rodrigues.
“Além de ser uma importante conquista social, espera-se que a atuação conjunta possibilite melhoras para preservação da biodiversidade do País e que possamos avançar sobre políticas voltadas às áreas protegidas que se traduzam em benefícios econômicos às comunidades amazônicas”, disse Fabiana B. Gomes, presidenta da Rioterra.
Fonte: Solano Ferreira
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro