Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nota do senador Ivo Cassol contra o STICCERO


Após minha denúncia na Tribuna do Senado na última quarta-feira, mostrando ao restante do Brasil os crimes cometidos pela diretoria do STICCERO (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado de Rondônia), eis que me surpreendo com a divulgação de uma “Nota de Repúdio” emitida pela diretoria do referido sindicato contra minha pessoa, dizendo que minhas denúncias são infundadas, me desafiando a “mostrar provas das acusações falaciosas” e acusando-me de faltar com a verdade.

Quanto cinismo e falta de vergonha na cara desta diretoria! Caso o STICCERO ainda não saiba, lembro que as denúncias que divulguei não são minhas, mas sim do Ministério Público do Trabalho do Estado de Rondônia, ocorridas no último pleito eleitoral: pagamento de aluguel de avião para a campanha do então candidato a deputado federal Itamar Ferreira nas eleições de 2010; pagamentos de valores exorbitantes com locação de veículos, papelarias, postos de gasolina, serviços de informática, honorários advocatícios, publicidade e propaganda, viagens e pagamento de diárias a pessoas estranhas ao quadro do STICCERO.

E as irregularidades não param por aí. Segundo investigações do M.P.T., e não minhas, os membros do Sindicato recebiam dinheiro da contribuição sindical em dinheiro vivo de seus associados, não movimentavam em contas bancárias como determina o Ministério do Trabalho e Emprego; os membros da diretoria recebiam pagamentos altíssimos de ajuda de custo por prestação de serviços mensalmente mas os documentos referentes à prestação de serviços não eram contabilizados; nas greves serviam almoço para 1.000 associados e contabilizavam que pagaram para 4.000 pessoas; e por aí vai. Tanto é verdade que a Justiça do Trabalho de Porto Velho afastou os antigos diretores e nomeou um administrador judicial até novas eleições. Será que sou eu (e a Justiça) que estou mentido?

E para esclarecer a população, as acusações que pesam contra os membros do STICCERO e que foram denunciadas na Justiça do Trabalho de Rondônia, agora são investigadas pelo Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado de Rondônia e pela Polícia Civil. Estima-se que mais de R$ 5 milhões foram desviados nos anos de 2010 e 2011 com a apresentação de notas frias, pagamentos irregulares sem a convocação de assembleias e sem prestação de contas dos recursos arrecadados, enfim, praticamente nenhum benefício revertido para o bem dos trabalhadores sindicalizados.

Diante deste volume de acusações, sugiro que seja feita uma investigação minuciosa pelos órgãos responsáveis com a oitiva de testemunhas e juntada de documentos, uma vez que algumas dessas denúncias se encontram em tramitação nesses órgãos e já foram veiculadas diversas vezes na mídia local, mas lamentavelmente até o momento nem a Justiça e nem os órgãos de fiscalização se manifestaram.

Sugiro que sejam ouvidos os associados para saber quais os benefícios oferecidos pelo Sindicato. Sugiro que sejam levantados o valor dos repasses feitos pelos consórcios das Usinas de Jirau e Santo Antonio ao Sindicato, uma vez que o STICCERO não movimenta suas receitas em bancos. Quanto realmente os Consórcios repassaram para o Sindicato? Como são efetuados os repasses das usinas, uma vez que o STICCERO só trabalha com dinheiro vivo? Por que parte do dinheiro arrecadado é depositado em contas de terceiros, como consta na denúncia em tramitação na Justiça do Trabalho?

Finalizando, reafirmo todas as acusações e desafio o STICCERO a provar que eu, a Justiça, o Ministério Público e a Polícia estamos mentindo! Desafio o STICCERO a abrir a sua contabilidade, desafio a mostrar seus extratos bancários e notas fiscais pagas e, principalmente, desafio a mostrar todos estes documentos aos seus associados, que trabalham de sol a sol para recolherem suas contribuições aos cofres da entidade imaginando que seus “honestos” diretores são seus melhores representantes junto à classe patronal.

Ivo Cassol
Senador da República

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)