Sábado, 23 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi 04/07/12


Frase do Dia:


“-Meu garoto! -Meu pai papai!” – Num gabinete rondoniense no Senado Federal


 

I-Cachoeira internacional

Os nobres parlamentares da CPI do Cachoeira, perceberam que há muito mais água passando por baixo, por cima e até por fora da ponte e meteram a boca no trombone. Querem que a Interpol entre na parada pois suspeitam que os não menos suspeitos negócios do Cachoeira podem ter ramificações no exterior. Enquanto isso Cachoeira continua preso na Penitenciária da Papuda – pior que Papuda só Urso Branco – e administrando a sua crise familiar. Sua ex-mulher que é advogada, mete a carteirinha no portão e com isso visita Cachoeira com mais freqüência que a atual. A galera jovem chamaria isso de “bafão papudo”!

II-Pobre viúva rica  

A viúva rica, nossa amada, salve, salve “pátria brasilis” é mais que mãe. Lembram-se do enrolado Palocci, aquele da quebra do sigilo bancário do caseiro? Pois é: vai ficar mais rico. A dona de divinas tetas, através de uma tal Comissão de Ética Pública que não mete medo a ninguém decidiu dar mais leitinho e Palocci vai receber seu salário de ministro por ter ficado na quarentena depois que saiu do governo. E quem paga somos nós, o burro de carga, conforme preceitua um tal Código de Conduta da Alta Administração Federal. Palocci vai botar no cofrinho R$ 106.892,60 por quatro meses. Depois dizem que o crime não compensa...

III-Coisas estranhas no céu

Um caça da FAB caprichou no rasante bem no estilo “Top Gun’s” e acabou fazendo mais estragos que passeata de sem terra ou arrastão de pivete no Leblon. Foi vidro quebrado pra todo lado, inclusive no STF e olha que isso nada tem a ver com uma possível represália por conta da Comissão da Verdade. Nada a ver. Nem com o julgamento do mensalão. E como o STF premeditava uma reforma no prédio, os cacos de vidros serviram de senha e vem aí mais um puxadinho judicial. Depois do julgamento do mensalão, lá pelo final do ano o prédio entra em reforma. As vezes me impressiona o que a vontade de comer faz quase se junta com a fome. Tá vendo como são as coisas? Rasante de avião e puxadinho no salão: tudo a ver!

IV-Entre o céu o chão

Tá pensando que é só avião brasileiro que dá problema? Um avião da American Airlines deu um susto em todo mundo hoje de manhã. A turbina do bólido americano pegou fogo em pleno ar e o avião fez um pouso de emergência em Guarulhos. Quando todo mundo encagassado chegou ao saguão deu de cara com a manifestação de brasileiros. Susto em dose dupla, até que os gringos entenderam o “bagúio”: nada a ver manifestação com turbina de avião. É que 10 minutos antes do vôo, uma empresa – essa sim brasileira – cancelou um vôo fretado por pais que queriam se livrar dos filhos durante as férias. Cá pra nós, a treva!!!

V-Pau de arara & avião

O piloto da FAB que apenas com um rasante – morra de inveja Tom Cruise – fez um estrago nos palacetes da Ilha da Fantasia foi afastado do serviço na Aeronáutica. Como nada sabe fazer e sem poder voar é até possível que vá para a Marinha para nada fazer (foi sem querer) e virar um “Araújo” (mistura de aeronauta e marujo. Perdão. Foi mal) Mas o homem tem sorte e vai acabar sendo agraciado com uma medalha do mérito judiciário por ter contribuído para a reforma do STF. No tempo da ditadura militar – essa da Comissão da Verdade – ele ia pro pau de arara e depois pegava um IPM pela proa. Ou seja, “tava fu e mal pago”. Mas quem tem padrinho forte ou nasce virado pra lua acaba no céu. Mesmo fazendo (*)erda.

VI-Jaderson, Waltemiro & baladeira

Achei que o número de candidatos – oito no total – era muito para Porto Velho. Errei. Tem mais um que ficou de fora e de quem somente soube na terça pela manha. O nome é Jaderson Silva, professor e o seu vice é o Valtemiro Rocha. O PSTU que de há muito não participava da eleição, chegou a pensar em lançar a folclórica “bailarina da praça” o que não ocorreu para sorte da Bailarina. Para Zé de Nana, especialista em partidos de esquerda, a entrada do PSTU pode alterar e muito o quadro sucessório na capital. Mas aviso a quem tem e quem não tem telhado de vidro. Se liga na baladeira pois o Jaderson é bom de pontaria.    

 VII-Perdão é em outro departamento

Paradoxal? Não, brasileira! A comissão da Verdade que apura crimes cometidos durante a ditadura militar trabalha mineiramente, mas já tem bons resultados. Torturadores e torturados aparecem na janela maldita que ninguém abria. Torturadores revelam mais do que esperávamos e torturados revelam que mentiras foram engendradas. Pena que isso não vá passar a limpo a odiosa e marota indústria da “bolsa-ditadura” que fez muito picareta rico. Fico com Dilma quando disse que não sente ódio de quem a torturou, mas não perdoa. Perdão foi feito para pedir e o “não” para ser dito. Se o torturador acredita em Deus, peça a Ele.

VIII-Cantilena

O ainda senador Demostenes Torres – quem diria hein? – resolveu fazer aquilo que fizeram antes o grupo (?) musical “É o Tchan” e o “Exaltasamba”. Sabendo que o fim estava p´roximo fizeram uma série de shows pelo país para se de$pedir dos fãs. Demóstenes está fazendo uma série de discursos para os pares. Ontem discursou para vários pares de cadeiras vazias e hoje repetiu a dose. É chato, mas segundo ele explica, é por ordem do seu advogado. Hoje ele foi na veia: “O que aconteceu comigo pode acontecer com outro senador”. Falou a verdade. Basta que qualquer um senador vire moleque de recado de bandido.    

IX-Por falar nisso...

Uma coisa puxa a outra e quando o fio esticou olha quem estava no meio do novelo: os deputados Rubens Otoni (PT-GO), Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), Sandes Júnior (PP-GO), Stepan Nercessian (PPS-RJ), e Jovair Arantes (PTB-GO). Leréia, Rubens Otoni e Sandes Júnior caíram na comissão de sindicância criada pela Corregedoria da Câmara. Pior é que do outro lado do novelo quem estica o fio é um “carne de pescoço” bastante conhecido aqui em Rondônia e Acre: o senador Pedro Taques (PDT-MT) que mais do que muito policial federal conhece as mumunhas do crime organizado. “Se não for para ouvir os deputados, que se torne uma CPI apenas do Senado”, cobra ele que cortou a própria carne com Demóstenes.

X-No answer 

X1-Sim... mas se o Paraguaifor expulso do Mercosul e pular para os braços dos americanos não é pior?

X2-Sim... mas se a transposição for só essa titicazinha aí, como é que as contas do estado vão ficar?

X2-Sim... mas afinal quem errou na tabuada: o TCE, a Câmara de Vereadores, o prefeito ou o MP?   

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 23 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Sábado, 23 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)