Sexta-feira, 20 de julho de 2012 - 05h05
Em erupção
Como um vulcão, Rondônia começa a entrar em erupção novamente. Depois do recorde nacional de crescimento em 2011, com 7 por cento, o estado esta entrando em parafuso em 2012. A crise se alastra com cortes nos benefícios do funcionalismo e nos municípios, temos uma queda brutal no FPM.
Tempos bicudos
Temos tempos bicudos para o governador e prefeitos no segundo semestre, obrigados a se ajustar as leis de responsabilidade fiscal. Como ninguém esperava uma reviravolta tão grande, os gestores incharam as folhas e agora serão obrigados a demitir comissionados também na ALE e Câmaras Municipais.
Batata assando
Os prefeitos rondonienses que assumirem em janeiro já vão enfrentar um quadro de penúria, bem diferente daquele dos recursos mais fartos, como ocorreu em Porto Velho nos últimos anos. E o bicho tende a pegar na capital com o pós usinas. Não queria voduzar ninguém, mas a batata do próximo prefeito já esta assando.
Emocionado
O ex-prefeito Tomás Correia tomou posse no lugar de Valdir Raupp no Senado e não conteve a emoção. O carcará, que já foi um humilde funcionário do Congresso, deve ter lembrado que saiu da roça aos 17 anos para iniciar seus estudos, para se consagrar como o mais brilhante deputado estadual de Rondônia na década de 80.
As sabatinas
Com olhos voltados ao interior, o Diário abriu as sabatinas com os candidatos a prefeitos dos principais pólos regionais, como Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena O espaço está garantido para o debate de idéias e as propostas campanha. Senhores assessores, liguem agendando as entrevistas.
Os coordenadores
Na capital, o Diário entrevistou 13 candidatos à prefeitura, que no frigir dos ovos, nas convenções municipais se transformaram em nove. Antes do inicio da nova rodada com os candidatos, abrimos espaços pra os coordenadores de campanha. Iniciamos com Mário Medeiros da aliança “A hora é Agora” .
As chuteiras
O ex-governador João Cahula, presidente regional do PPS, decidiu pendurar a chuteiras. A partir de agora, ele não disputa mais cargos eletivos, optando por fazerpolítica nosbastidores, como fazia nos tempos que assessorou Ivo Cassol de prefeito a governador.
Greve de fome
O candidato a prefeito Janderson Silva, do PSTU, é quase um desconhecido da mídia. No entanto, ele tem protagonizado episódios interessantes desde 2005 quando foi um dos lideres do levante contra os corruptos da Assembléia Legislativa. Foi ele que protagonizou a greve de fome em protesto, alvo do noticiário nacional.
Nova rodoviária
Parece que tem vodu contra a nova rodoviária, já licitada. O prefeito Roberto Sobrinho contava inaugurar o novo prédio ao final do seu mandato, mas a presente licitação foi mais uma vez suspensa pelo TCE. A coisa vai ficar para o próximo prefeito.
Em todo o mundo, espalha-se um batalhão de caçadores focalizando suas miras em jovens inteligentes e ambiciosos. Naturalmente ansiosos por se aprimorar e crescer, os jovens procuram engordar seus currículos para ser alcançados pela mira dos headhunters – os caçadores de talentos.
Não importa que precisem abandonar seus lares e a família para estudar ou trabalhar muito longe de casa e em países de culturas bem diferentes: onde houver a oportunidade de estudar o que pretendem e de obter os melhores empregos, é para lá que eles vão.
Abduleziz Ablat, 28 anos, já traçou o rumo que pretende seguir quando terminar seu doutorado, em 2012, em física condensada da matéria, no Instituto de Física de Alta Energia da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim. Ele pretende fazer um pós-doutorado ou se candidatar a uma vaga de pesquisador em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira.
O Brasil tem uma estrutura para realizar pesquisa tão boa quanto à da China e de outros países que eu já visitei e há cientistas brasileiros realizando pesquisa de alto nível em áreas como biotecnologia. Acho que fazer um pós-doutorado em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira será muito importante para a minha carreira científica.
Ablat chegou a essas conclusões ao participar, na Escola São Paulo de Ciência Avançada, do treinamento Novos Desenvolvimentos no Campo da Síncotron, realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP).
Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no âmbito da Escola de Ciência Avançada, o curso, além de contribuir para formação dos participantes em pesquisa avançada em diferentes áreas do conhecimento, atraiu talentos científicos estrangeiros para desenvolver trabalhos de pesquisa no Brasil.
Durante o evento os participantes foram apresentados a oportunidades de apoio oferecidas no Brasil, como Bolsas de Pós-Doutorado e o programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.
Via Direta
*** A fusão entre o PMDB e seis partidos entra em pauta *** a proposta divide os Democratas rondonienses que nunca se bicaram com os peemedebistas *** Prefeitos e vereadores buscam recursos de emendas para seus municípios nos segundo semestre.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri