Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

CRM realiza Workshop para médicos, psicólogos e acadêmicos


O Conselho Regional de Medicina de Rondônia realiza, nos próximos dias 3 e 4, o Workshop sobre Comunicação de Más Notícias - desafios na prática dos profissionais da saúde. O curso terá carga horária de 14 horas e terá como palestrante o professor Franklin Santana Santos, geriatra, doutor em ciências pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMUSP), pós-doutor em psicogeriatria pelo Instituto Karolinska, da Suécia; formação complementar em Saúde e Espiritualidade pela Duke University e Bioética pela FMUSP.

O ‘Workshop sobre Comunicação de Más Notícias - desafios na prática dos profissionais da saúde’ será aberto na sexta-feira, dia 3, às 18 horas, com palestra inaugural e segue até as 22 horas. No sábado, dia 4, o curso terá intensa programação, começando às 8 horas e vai até as 18 horas, com intervalo para almoço. As palestras serão ministradas no auditório do Conselho Regional de Medicina, à Avenida dos Imigrantes, nº 3.414, bairro Liberdade.

Realçando a importância da atualização sobre procedimentos médicos, a presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, médica Maria do Carmo Wanssa, conceitua o curso como da maior importância à atualização dos profissionais da medicina de Rondônia. “Com este curso, estamos cumprindo mais uma etapa do nosso programa de Educação Médica Continuada, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, objetivando oferecer aos médicos e, principalmente, aos futuros médicos (estudantes de medicina) um aprendizado necessário e útil no convívio diário com o paciente, o que não se aprende na formação acadêmica. “Noticiar diagnóstico grave, mau prognóstico da doença, ou a morte não é tarefa fácil e necessita-se de um suporte de aprendizado”, observa Maria do Carmo.

Ele destaca ainda a parceria com o Conselho Federal de Medicina para a realização do programa de Educação Médica Continuada, que traz para os médicos de Rondônia totalmente gratuitos. São cursos necessários à atualização médica, com a participação de grandes especialistas. “Só devemos agradecer por termos no Conselho Federal um representante como o Hiran Gallo, conhecedor da problemática da saúde em Rondônia e dedicado à melhoria das condições necessárias para que os médicos possam desenvolver com segurança o seu ofício, que é o de salvar vidas”, reitera a dirigente do Cremero.

Coordenador das pós-graduações em Tanatologia e Cuidados Paliativos pelo Instituto de Saúde e Educação Pinus Longæva/Unisanta, o doutor Franklin Santana Santos vai abordar temas como Noções Básicas da Comunicação; Linguagem Verbal e não Verbal; Emoções e Comunicação; Barreiras na Comunicação; Morte; Luto e Comunicação; Bioética e Comunicação; Protocolos (SPIKES, EVE, CONES); e Estratégias Facilitadoras.

Workshop sobre Comunicação de Más Notícias - Desafios na prática dos profissionais da saúde é um curso destinado aos médicos, psicólogos e aos acadêmicos de medicina e psicologia, a partir do 5º e 6º anos.

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)