Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Justiça bate o martelo na disputa pelo mercado de estética entre odontólogos e cirurgiões plásticos


“Conhecemos a face mais do que qualquer outro profissional da saúde”, diz o odontólogo Bruno Miranda - Gente de Opinião
“Conhecemos a face mais do que qualquer outro profissional da saúde”, diz o odontólogo Bruno Miranda

Após dois anos de disputa judicial, finalmente os odontólogos ganharam na Justiça, em definitivo, o direito de atuarem com procedimentos estéticos utilizando a toxina botulínica (botox) e o ácido hialurônico – ambos usados para rejuvenescimento.


Bruno Miranda – odontólogo

A decisão em favor desses profissionais é do juízo titular da 5ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.  O processo foi arquivado. Outros profissionais de saúde, como farmacêuticos e biomédicos, também estão na briga por esse mercado.

A pendenga judicial se arrastava desde 2016, quando os odontólogos foram surpreendidos com a ação ajuizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) reivindicando reserva de mercado desses procedimentos estéticos para os profissionais médicos.“Temos conhecimento comprovado sobre a face e o pescoço, pois passamos cinco anos na faculdade estudando a anatomia dessas duas áreas do corpo humano e depois mais três de pós-graduação”, afirmou o odontólogo Bruno Miranda, que vem atuando em escala ascendente no segmento da estética em sua clínica Cliom.

Ele ressalta, porém, que é preciso se capacitar para atuar com estética. “Não é um cursinho de final de semana que garantirá conhecimento suficiente para desenvolver um trabalho de qualidade”, diz. O profissional cita que, além do mestrado em ortodontia, possui pós-graduação em harmonia facial, além de nove cursos nessa mesma área (harmonia facial).

De acordo com ele, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica queria que os odontólogos continuassem trabalhando com a toxina butolínica e o ácido hialurônico apenas para fins funcionais e não estéticos, como já faziam antes da aprovação da Resolução 176/2016, do Conselho Federal de Odontologia (CEO), que legalizou a atuação dessa categoria na área de estética, batendo de frente com a SBCP.

O Conselho Federal  de Odontologia em Rondônia foi procurado pela jornalista Emília Araújo para se pronunciar sobre a decisão judicial, mas não obteve resposta. O mesmo ocorreu com Conselho de Medicina.

O Conselho Federal  de Odontologia em Rondônia foi procurado pela jornalista Emília Araújo para se pronunciar sobre a decisão judicial, mas não obteve resposta. O mesmo ocorreu com Conselho de Medicina.


http://blogdepontacabeca.com


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento oficial do livro “Contos de Quase Amores”, de Édier William

Lançamento oficial do livro “Contos de Quase Amores”, de Édier William

A literatura rondoniense contemporânea ganha um novo marco com o lançamento oficial do livro Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier W

Juacy Loura Júnior realizou o lançamento de seu livro Igreja, Religião e Política

Juacy Loura Júnior realizou o lançamento de seu livro Igreja, Religião e Política

Ontem, 27/03, foi lançado o livro no intervalo do Congresso fé e posicionamento no colégio cristão. Congresso esse que teve a participação maciça da

Artistas de Rondônia lançam videoclipes em mostra especial no Sesc Cultural, em Porto Velho

Artistas de Rondônia lançam videoclipes em mostra especial no Sesc Cultural, em Porto Velho

A cena musical e audiovisual de Rondônia terá uma noite especial no próximo 28 de março, com a realização de uma mostra de videoclipes musicais no S

Pressões sociais já interromperam os sonhos de 83% das mulheres latinas, revela estudo inédito da Casa Mundo, em parceria com Natura Luna

Pressões sociais já interromperam os sonhos de 83% das mulheres latinas, revela estudo inédito da Casa Mundo, em parceria com Natura Luna

Um estudo sobre o comportamento e o imaginário feminino na América Latina, realizado pela consultoria Casa Mundo Market Intelligence em parceria com

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)