Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Após dois meses de seca, chuva retorna ao interior de Rondônia



Uma frente-fria conseguiu vencer o bloqueio atmosférico e a chuva retornou timidamente ao interior do Estado. Em algumas cidades não chovia há quase 80 dias.

Daniel Panobianco – O milagre não avistado desde o final de maio aconteceu neste domingo. Chuva e com direito a rajadas de vento e trovoadas foi avistada em pelo menos, 10 municípios de Rondônia, alguns com registro de precipitação apenas na zona rural, mas mesmo assim, comemorado por todos.

Uma frente-fria, que embora de fraca intensidade, conseguiu avançar para norte quebrando de uma vez com o bloqueio atmosférico – área com ventos de circulação anticiclônica, no sentido anti-horário em altos níveis (12 mil metros) da atmosfera – e levando instabilidade aos Estados de Mato Grosso e Rondônia, além de São Paulo e Goiás.

Em Rondônia, a chuva chegou no período da tarde ao oeste do Estado, região de Costa Marques. Mas foi no período da noite, que as nuvens cresceram no sul, oeste e alguns pontos do centro provocando pancadas isoladas, refrescando o calor e amenizando a secura do ar.

Em Vilhena, dados de METAR indicaram trovoada entre as 18 e 20 horas, com rajadas de vento de 28 km/h. No município de Alto Alegre dos Parecis, a chuva foi mais intensa, totalizando 25 milímetros, segundo o hidroestimador de precipitação do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Entre Parecis e Nova Brasilândia d' Oeste, também houve registro de chuva, embora apenas em pontos localizados de algumas propriedades rurais.

A última chuva significativa registrada em Rondônia tinha sido a do dia 31 de maio, quando uma frente-fria atingiu o Estado. Em Porto Velho, a seca continua em alguns bairros, embora tenha chovido no último dia 22 de julho nas imediações do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira.

Previsões do CPTEC/INPE indicam o retorno da instabilidade ao Estado ainda esta semana, com chuvas mais abrangentes.

Dados: REDEMET – CPTEC/INPE
Fonte: De olho no tempo

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tecnologia e Natureza: estudo brasileiro utiliza sensores de baixo custo para monitorar purificação do ar por plantas

Tecnologia e Natureza: estudo brasileiro utiliza sensores de baixo custo para monitorar purificação do ar por plantas

Um novo estudo publicado no capítulo "Eletrônica Educacional: Uso de sensores para estudo do monitoramento de purificação do ar por plantas" revela

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)