Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Barco derramou 25 mil litros de combustível no rio Purus/ACRE


 
Manchas de óleo diesel já teriam se dispersado pelo Rio Purus.  Acidente com barco derramou 25 mil litros do combustível


Iberê Thenório
Do Globo Amazônia, em São Paulo  

A mancha de mais de 300 quilômetros de óleo diesel formada pelo derramamento do combustível no Rio Purus já está desaparecendo, segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) do Acre. Em sobrevôo realizado nesta quarta-feira (21), técnicos afirmaram que o óleo já se dissipou na água, e há poucas manchas.

O acidente ocorreu na última sexta-feira (16), em local próximo à cidade de Santa Rosa do Purus, na divisa com o Peru. O óleo seguiu rio abaixo, percorrendo mais de 300 km até local próximo à cidade de Manuel Urbano.

Segundo a Sema, não há risco de que a contaminação atrapalhe a captação de água da cidade, e também não foi detectada a morte de peixes. A assessoria do órgão também informou que não foi necessário utilizar espumas para conter o avanço do óleo, como planejava a equipe técnica enviada ao local na última segunda-feira (20).

O prefeito de Santa Rosa do Purus, José Barbosa da Silva, avalia que o derramamento não atingiu toda a extensão do rio. “As manchas estavam concentradas no meio do leito”, afirma.

 
Energia a óleo

A embarcação que se acidentou estava a serviço da Eletroacre, que fornece o combustível a uma usina de óleo diesel de Santa Rosa do Purus. Segundo relatório divulgado pelo Governo do Acre, a embarcação não tinha autorização para o transporte do material.

O Globo Amazônia entrou em contato com a Eletroacre, que anunciou, por meio de sua assessoria de imprensa, a criação de uma comissão interna para apurar as causas do acidente. A empresa acrescentou que não se pronunciará sobre o caso antes que se chegue a alguma conclusão.

De acordo com Ricardo Xavier, engenheiro da Eletroacre, Santa Rosa do Purus é uma das 11 cidades no estado que utiliza usinas movidas a diesel para gerar energia. Por ano, o estado consome cerca de 38 milhões de combustível na atividade.

Fonte: GLOBO AMAZÔNIA

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)