Domingo, 3 de novembro de 2013 - 07h57
Técnicos do Centro de Estudos Rioterra, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) iniciaram esta semana, sob a coordenação do pesquisador da Universidade Federal do Paraná, Dr. Carlos Roberto Sanquetta, representante do Brasil para questões florestais junto ao IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas/ONU), os trabalhos de monitoramento da estocagem de carbono nos experimentos de
recuperação de áreas implantadas pelo CES Rioterra executora do projeto Semeando Sustentabilidade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.
A ação é inédita no estado e visa gerar dados para uma lacuna existente nas pesquisas sobre recuperação de áreas alteradas na Amazônia: saber o quanto estas áreas estão contribuindo para o processo de retirada de carbono da atmosfera e, consequentemente, em que medida podem ser usadas para manutenção do “equilíbrio” climático do planeta.
Nesta primeira etapa da pesquisa foram realizadas discussões conceituais para a compreensão e nivelamento de métodos a serem aplicados nas medições. Os técnicos também foram a campo para visitar áreas experimentais nos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim e implantar parcelas que serão usadas no inventário.
Segundo Sanquetta, a realização do inventário de carbono para este tipo de atividade é complexo, pois depende de muitas variáveis, inclusive de estudos preliminares sobre o tipo de manejo aplicado anteriormente nas áreas e conhecimento de todos os processos envolvidos na etapa de implantação dos experimentos de recuperação, para citarmos alguns. Estas informações são fundamentais para os critérios levados em conta para definir o que entrará nos cálculos, completou.
Além das pesquisas, as atividades serviram para aproximar outros projetos que atuam na linha de fixação de carbono em Rondônia, como o “Viveiro Cidadão”, desenvolvido pela Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé na região de Rolim de Moura.
Novas atividades estão previstas para o início de 2014, inclusive um seminário que será realizado em Porto Velho e contará com a participação de entidades de várias partes da Amazônia que atuam no desenvolvimento de ações e pesquisas ligadas ao tema.
Fonte: Solano Ferreira
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho
Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)