Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Código Florestal deve levar em conta indígenas e quilombolas


O senador Vicentinho Alves (PR-TO) manifestou nesta quinta-feira (3) sua preocupação com a priorização do agronegócio e a ausência da questão indígena nas discussões sobre o novo Código Florestal. Ele ressaltou que os povos indígenas dependem das nascentes, das matas ciliares e de um cinturão verde nas suas reservas. O senador disse que, ao sobrevoar o Pará e o Mato Grosso, o que se vê preservado das florestas são basicamente as áreas indígenas.

- Nós também temos que ter o cuidado com relação aos nossos quilombolas, que lá nasceram. Nós temos que ouvi-los no debate do Código Florestal, porque também dependem das suas nascentes, dos seus córregos, dos seus rios e das matas ciliares. Os roçados dos povos indígenas e dos quilombolas são completamente diferentes da atividade do agronegócio. Então não podemos tratar esses segmentos de forma igual - alertou.

Vicentinho Alves também anunciou a abertura, no próximo sábado (5), dos Jogos dos Povos Indígenas, na cidade de Porto Nacional, no estado de Tocantins. O senador informou que participarão do evento mais de 1.400 índios do Brasil e de países da América do Sul e da América Central. Os jogos têm a duração de uma semana. O evento contará com a presença do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo; de Direitos Humanos, Maria do Rosário; e da Igualdade Racial, Luiza Bairros, além de representantes dos Ministérios da Cultura, da Saúde e da Justiça.

O parlamentar lamentou a ausência, no evento, do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ele lembrou que, desde 19 de abril, vem falando no Senado sobre a dificuldade de relacionamento do presidente da Funai com os povos indígenas. Para o senador, é inadmissível que o presidente de uma instituição tenha que estar cercado pela Força Nacional para administrá-la.

- Ele tinha que ser cercado pelos povos indígenas, alegres e felizes. Então, algum problema de relacionamento está havendo - disse.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse, em aparte, que seria importante convidar o presidente da Funai para tratar desses assuntos em alguma comissão da Casa. Vicentinho esclareceu que o presidente da entidade não é "muito afeito" a convites e que, na Câmara dos Deputados, foi preciso transformar o convite em convocação para que ele comparecesse.

Fonte: Agência Senado
 

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)