Segunda-feira, 12 de setembro de 2022 - 17h47

As
Coleções Biológicas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) -
compostas por um amplo acervo de mamíferos, répteis, peixes, insetos e
plantas - retomaram as visitas guiadas, recebendo alunos de escolas de
ensino fundamental e médio. Além de grupos de estudantes, as visitas
também podem ser realizadas individualmente, ou por grupos de até 60
pessoas, desde que previamente agendada. Para isso é necessário entrar
em contato com o setor responsável e fazer o agendamento com
antecedência, e ele pode ser realizado de duas formas: através do
preenchimento do formulário disponível neste link e no site das Coleções Biológicas; ou por meio do envio de e-mail para colecoesbiologicas@unir.
“O retorno das visitas é muito importante e ao mesmo tempo desafiador, mas sempre é muito gratificante. A recepção dos alunos nos deixa com as ‘baterias renovadas’ para seguir em frente com o programa e com os projetos vinculados”, afirma Maria Aurea, coordenadora do programa e docente da UNIR, acrescentando que é parte do trabalho da Universidade a divulgação e a recepção da comunidade no espaço da instituição.

O objetivo do programa e dos projetos vinculados é contribuir com a divulgação da ciência e tecnologia e promoção da cultura científica, além de proporcionar educação e consciência ambiental na comunidade. “O que buscamos, principalmente, é estreitar laços com a comunidade externa à Universidade, e para isso também realizamos pelo menos cinco exposições anuais fixas, que envolvem 12 alunos de graduação dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas”, conclui Maria Áurea.
Projeto envolve a comunidade – Vinculadas ao Departamento de Biologia (Dbio) e ao Núcleo de Ciências Exatas e da Terra (Ncet), as Coleções Biológicas da UNIR mantém o Programa Coleções Biológicas: ponte para divulgação científica, que tem vinculados os projetos Maleta didática da diversidade da flora e fauna de Rondônia, e Coleções Biológicas Itinerantes. É por meio destas ações que se busca estabelecer uma relação mais próxima entre a Universidade e a comunidade escolar da rede pública e privada, além de instituições de ensino superior privadas, a comunidade da UNIR e a sociedade rondoniense. Isso tudo através de ações de condução de visitas monitoradas às coleções biológicas, desenvolvimento de material educativo e de divulgação científica e das exposições itinerantes em diferentes períodos ou datas comemorativas.

O projeto também visa o apoio a programas de educação ambiental, buscando promover a sensibilização do público em relação às questões ambientais e à preservação da biodiversidade. O acervo das coleções didáticas da UNIR representa fontes permanentes de pesquisa, extensão e ensino, além de suporte para construção e desenvolvimento do conhecimento científico.
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho
Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)