Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Frente fria vem à 'galope' e diferença de temperatura é enorme dentre cidades próximas


 

Gente de Opinião

A frente fria, sinalizada há dias por simulações numéricas, avançou com rapidez entre a noite de domingo (16) e a madrugada desta segunda-feira (17) pelo interior da América do Sul impactando imediatamente regiões do Brasil.

O sistema frontal, que às 21 horas (Brasília) de domingo atuava entre o sul da Bolívia e o nordeste de Santa Catarina, já impactando o sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul, horas após já havia chegado ao sul de Rondônia configurando a sexta friagem do ano na Amazônia.

Gente de Opinião

Gente de Opinião

As temperaturas despencaram a tal ponto, que a temperatura máxima do dia foi registrada logo na primeira hora deste segunda-feira e logo após, a queda foi livre e intensa.

Muitos moradores, que ainda não sentiram os efeitos do sistema frontal, estão bem próximos de outros municípios, onde faz muito frio.

No estado do Paraná, por exemplo, às 11 horas (Brasília), a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou apenas 13°C em Maringá e em Londrina, município com apenas 79 quilômetros de distância (em linha reta), dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) do Aeroporto Estadual “Governador José Richa” reportaram 24°C de temperatura, ou seja, mais de 10°C de diferença em menos de 100 quilômetros.

Mato Grosso, enquanto a capital Cuiabá tinha mínima de 13,7°C às 11 horas, Sorriso, município distante (em linha reta) 341 quilômetros, tinha temperatura de 26,3°C. Os dados também são de estações do Inmet.

Em Mato Grosso do Sul, outras estações do Inmet indicaram, no mesmo horário, temperatura de apenas 10,4°C em São Gabriel do Oeste e 24,8°C em Paranaíba. A distância entre os dois pontos de observação do Inmet (em linha reta) é de 358 quilômetros.

Em Rondônia, duas estações do Inmet registraram, no mesmo horário, diferença de temperatura. Enquanto Vilhena tinha apenas 16,3°C, Cacoal, distante 208 quilômetros (em linha reta) estava com 24,9°C.

As simulações numéricas indicam que o ar polar avançará com força pelo Centro-Oeste e partes do Sudeste e do sul da Região Norte nas próximas horas, onde deve esfriar muito também no Acre, Goiás e São Paulo.

Gente de Opinião

(Crédito das imagens: Arquivo/Marco Favero/Agência RBS – Reprodução/Cptec/Inpe - Reprodução/Inmet)

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)