Sexta-feira, 8 de agosto de 2008 - 14h20
De acordo com o órgão, fraude estava centralizada em empresa fantasma
O Ibama anunciou nesta sexta, dia 8, ter desarticulado um esquema ilegal de fornecimento de Guias Florestais e crédito de produtos na cidade de Medicilândia, no Pará. A operação foi feita em conjunto com a Polícia Federal. Três empresas foram identificadas como participantes da fraude. A multa total foi de R$ 500 mil.
Foram cerca de seis meses de investigações. Segundo o Ibama, a rede seria organizada por uma companhia identificada como F.G. Ferreira, que os investigadores constataram ser fantasma. No local indicado como endereço do estabelecimento, não havia escritórios nem funcionários trabalhando.
Madeireiras recebiam a documentação falsa e repassavam a madeira extraída de forma ilegal para o comércio fora do Pará. Ainda de acordo com o Ibama, intermediários compravam a madeira ilegal e, depois de processá-la nas serrarias, adquiriam as guias para acobertar a origem ilícita do produto.
Foram apreendidos 40 metros cúbicos de madeira nos portos de Vitória do Xingu. Uma parte desse volume, das espécies Jatobá e Ipê, aguardava as guias falsificadas e outra parte já estava com documentos fraudados.
Fonte: Canal Rural
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho
Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)