Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

IBAMA: Operação Ouro Verde na divisa RO


Mais de 13 milhões de reais em multas e 18,5 mil metros cúbicos de madeira apreendida. Algo em torno de 10 mil árvores cortadas ilegalmente da Floresta Amazônica, entre as divisas dos estados do Mato Grosso, Amazonas e Rondônia, na região conhecida como Três Fronteiras. É resultado da Operação Ouro Verde II, realizada pelo Ibama em conjunto com a Polícia Civil de Mato Grosso, e divulgados esta manhã pela Coordenação de Fiscalização do Ibama em Cuiabá-MT.
A Polícia Civil de Mato Grosso, dando continuidade à Operação Ouro Verde I (na ocasião foram identificadas grilagens de terras, chacinas e roubo de madeira), conseguiu fechar o cerco, identificando diversos madeireiros do extremo noroeste de MT, que vinham retirando e recebendo enormes quantidades de madeira, completamente ilegal.
Foram identificadas 11 madeireiras com madeira apreendida ou com suas atividades paralisadas pela fiscalização do Ibama. Na maior apreensão realizada, na madeireira Lagoa das Conchas Agroflorestal, foram apreendidos 10.600 metros cúbicos de madeira sem origem, ou seja, ilegais, que não deveriam ter sido retirados da floresta. Tal apreensão resultou em multa de mais de R$ 5 milhões reais.
No total, foram lavrados 27 Autos de Infração pelo órgão e 13 apreensões, resultando num total de R$ 13.142.440,73 aplicados em multas e 18.509 metros cúbicos de madeira apreendida.
Na foto pode-se observar a enorme quantidade de madeira extraída ilegalmente, e depositada no pátio da madeireira Lagoa das Conchas. São aproximados 10.600 metros cúbicos de madeira sem origem.
Objetivo atingido
Para a logística da operação, o Ibama deslocou 22 servidores de seis unidades do órgão no estado, que durante cinco dias tiveram que percorrer quase 3 mil quilômetros de atoleiros e estradas de difícil acesso para levantar todo o dano ambiental verificado na operação. Os servidores do Ibama e policias, tiveram que pernoitar vários dias numa região fortemente marcada pela incidência de malária, enfrentando chuvas e toda espécie de contratempo, na região mais inóspita do Mato Grosso.
A Operação teve apoio do Núcleo de Operações Aéreas do Ibama – NOA, que percorreu toda a região, fazendo inclusive incursões sobre o sul do estado do Amazonas, monitorando áreas e identificando responsáveis por outros três grandes desmatamentos em floresta ainda intocada. Todos estes desmates são maiores que 1000 hectares. O Ibama notificou os proprietários e estima que novas multas sejam ainda lavradas no decorrer deste mês, aumentando ainda mais a eficácia da ação.
Fonte: IBAMA 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)