Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 - 17h05
Os dois jornalistas, Helmut Reuter e Francho Báron, correspondentes de agências de notícias, veículos impressos e de TV estrangeiros com CNN, Televisa do México, El País e outros, vieram a Amazônia a convite da WWF Brasil e lnternacional, que trouxe também o renomado fotógrafo Zig Koch especializado em Amazônia. 
Os meios de comunicação já tinham demonstrado interesse em cobrir assuntos relacionados ao meio ambiente na Amazônia. Entre os principais estão a votação do novo código Florestal, prevista para a semana que vem no Congresso e os impactos das Hidrelétricas na Amazônia.
O trabalho na região começou em Porto Velho, onde deve durar dois dias e em seguida o grupo segue para Manaus, onde ficará mais alguns dias. Na capital de Rondônia o primeiro contato do WWF Brasil foi com a Associação de defesa Etnoambiental Kanindé que tem dado todo o apoio em termos de informações contidas no banco de dados e imagens da entidade. Israel Vale, coordenador da Kanindé e Ivaneide Bandeira, coordenadora de projetos deram uma longa entrevista de 4 horas falando sobre assuntos ligados ao meio ambiente no Estado. Falaram sobre as polêmicas em torno da votação do Código Florestal e sobre os impactos causados pela construção das duas hidrelétricas do Rio Madeira, Jirau e Santo Antônio.
Depois de ter bastante informação os jornalistas foram a campo acompanhados do técnico da Kanindé Leonardo Cruz, coordenador do projeto de índios isolados da instituição. Os jornalistas visitaram as novas vilas de Mutum e Teotônio e viram de perto os impactos do avanço dos lagos formados pelos reservatórios das duas usinas.
No Bairro Cai n água o desmoronamento de barrancos e na antiga estrada do Teotônio foram surpreendidos pela água do lago que invadiu a pista e fez com que o acesso até a Nova Vila Teotônio aumentasse.
Os jornalistas conversaram com moradores, coletaram depoimentos sobre a vida na nova vila. O conteúdo desse material vai poder ser conferido em reportagens especiais em veículos Internacionais do mundo inteiro como New York Times, El Pais, CNN, Televisa etc.
Fonte: Kanindé
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho
Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)