Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Madeira bloqueada por moradores no Pará é legal


 
Comunitários retiveram balsas para alertar contra exploração irregular na região
 

A madeira que está em balsas retidas por moradores de comunidades rurais à beira do Rio Arapiuns, no Pará, é totalmente legal, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Pará. Segundo o secretário-adjunto do Meio Ambiente, Miro Canto, “O estado não é irresponsável”, alegou ao comentar de que o material teria sido retirado ilegalmente da floresta.

De acordo com o secretário, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente estiveram no local e verificaram que os cerca de 1.500 metros cúbicos de madeira em toras são originários de áreas de manejo autorizadas pelo governo.

O protesto começou em 12 de outubro. Pelo menos quatro balsas foram interditadas e segundo os moradores, a madeira teria sido extraída ilegalmente.

De acordo com os comunitários, a cada semana mais de cinco balsas carregadas de madeira saem pelo rio sem nenhuma fiscalização.

Os manifestantes vivem em um conjunto de glebas estaduais sob a responsabilidade do Instituto de Terras do Pará (Iterpa). Nos últimos anos, a região, juntamente com outras quatro áreas estaduais vizinhas, vem sendo alvo de debates entre movimentos sociais e o governo sobre a definição formal de repasse de terras públicas.

O protesto tem como objetivo chamar a atenção para o caos fundiário e ambiental que se arrasta há anos na região. Os manifestantes pediram a presença das autoridades para impedir a exploração ilegal e desmatamento dentro da área. 

Fonte: Jovem Pan

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)