Sábado, 18 de abril de 2009 - 17h12
A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente considera preocupante a existência de decretos legislativos e Mps que desconstituem os avanços da política ambiental
Bruno Calixto
A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva criticou hoje (17) os decretos legislativos e Medidas Provisórias (MP) que, segundo ela, desconstituem os avanços da política ambiental. Marina falou durante reunião do Fórum Amazônia Sustentável que acontece neste momento em São Paulo.
A senadora ressaltou que o plano do governo federal contra o desmatamento, o recente esforço de governos estaduais, como os do Pará, Mato Grosso e Acre na criação de planos estaduais, e a pressão da sociedade civil levou o país a um processo virtuoso na área ambiental. No entanto, a ministra acredita que existe um "movimento contrário", com o objetivo de desconstruir esse esforço.
"Existem 18 decretos legislativos para revogar as ações dos ministérios e a legislação ambiental. Uma delas para revogar o próprio plano de controle do desmatamento e das mudanças climáticas", critica Marina.
A senadora também criticou a ações do governo federal, e considerou um paradoxo a existência de várias Medidas Provisórias que tentam desconstituir o esforço no setor ambiental. "Ter aprovado uma MP sobre o Fundo Soberano, para dizer que não se tem a necessidade de licenciamento de estradas, por exemplo, é algo que eu não consigo entender", critica, se referindo a medida que dispensa o licenciamento de rodovias e facilita a implementação da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).
A senadora cobra da população e da sociedade uma posição forte, que sustente politicamente as ações na área ambiental. "É a sociedade que sustenta as políticas de sustentabilidade. São esforços que têm um custo político, mas que vão dar frutos".
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho
Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)