Sábado, 25 de fevereiro de 2012 - 20h53
Mato Grosso do Sul ficou no ano passado no segundo lugar da lista dos Estados com maior número de apreensões de agrotóxicos ilegais, procedentes basicamente do Paraguai, embora não sejam fabricados no país vizinho. Foram quase dez toneladas, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola (Sindag).
Devido à proximidade com o território paraguaio o contrabando de defensivos agrícola aumenta muito na safra de verão. Produtores rurais e quadrilhas entram com agroquímicos escondidos em carros pequenos ou caminhões fazendo o comércio de produtos para a aplicação nas lavouras de soja. São normalmente herbicidas, inseticidas e fungicidas.
Em MS foram apreendidas 9,9 toneladas de agrotóxicos contrabandeados, em geral de origem chinesa. O preço bem baixo é o principal atrativo para os produtores.
Para ajudar na fiscalização dos agrotóxicos piratas, há Disque-Denúncia (800-940-7030). Até agora já foram mais de 16 mil chamadas.
FONTE: CÍCERO FARIA
CORREIO DO ESTADO
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho
Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)